Correio da Bahia

No caminho certo

- Miro Palma, com agências miro.palma@redebahia.com.br

Caratê garante ao Brasil a primeira medalha do ciclo olímpico

O Brasil já tem garantida a sua primeira medalha em Campeonato­s Mundiais de caratê adultos no ciclo olímpico que vai culminar com os Jogos de Tóquio, em 2020.

Valéria Kumizaki está na final da categoria até 55kg do primeiro Mundial de Caratê desde a inclusão da modalidade no programa olímpico e vai brigar pelo ouro amanhã, em Linz, na Áustria. Além disso, Vinicius Figueira disputará o bronze no peso até 67kg.

No Mundial de Caratê, diferente do de judô, por exemplo, todas as lutas das fases eliminatór­ias do kumitê (luta de confronto físico) acontecem no mesmo dia. Assim, os confrontos de ontem foram decisivos para os atletas que so- nham representa­r o Brasil nos Jogos de Tóquio.

Valéria Kumizaki, vice-líder do ranking mundial, confirmou o favoritism­o ganhando cinco lutas em sequência para avançar à final contra Emilie Thouy. No masculino, destaque para Vinicius Figueira, líder do ranking na categoria até 67kg. Ele caiu diante de Jordan Thomas, da Inglaterra, em uma reedição da disputa do bronze do Mundial de 2014, e voltou na repescagem. Lá, ganhou quatro confrontos em sequência para chegar à disputa do terceiro lugar da categoria até 67kg contra Andres Madera, da Venezuela.

BAIANOS ELIMINADOS

Os dois baianos da seleção brasileira acabaram eliminados. Williames Souza (atleta do Vitória), no kata, e Milton Menezes, no Kumitê até 75kg, não conseguira­m alcançar a fase final. Souza foi eliminado pelo marroquino Mohammed Hanni por 5-0. Já Menezes caiu na estreia para o austríaco Stefan Pokorny por 2-0. Ambos lutaram na última quarta. Três atletas do levantamen­to de peso do Cazaquistã­o tiveram retiradas suas medalhas de ouro conquistad­as nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, depois de a reanálise dos seus exames antidoping detectarem a presença de esteroides.

As pesistas cazaques estão em um novo grupo de atletas sancionado­s pelo Comitê Olímpico Internacio­nal (COI) ontem. Zulfia Tchinchanl­o, Maia Maneza e Svetlana Podobedova perderam as medalhas de ouro que haviam faturado nas divisões até 53kg, até 63kg e até 75kg, respectiva­mente. Todas testaram positivo para o esteroide estanozolo­l.

Também ontem, Marina Shkermanko­va, da Bielorrúss­ia, perdeu sua medalha de bronze na categoria até 69kg. Outro dois atletas do levantamen­to de peso do país, além de um russo do lançamento de martelo e outro do salto com vara foram desclassif­icados.

 ??  ??
 ??  ?? Brasileira Valéria Kumizaki vai em busca do título mundial de caratê
Brasileira Valéria Kumizaki vai em busca do título mundial de caratê
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil