No ca­mi­nho cer­to

Correio da Bahia - - Esporte - Mi­ro Pal­ma, com agên­ci­as mi­ro.pal­ma@re­de­bahia.com.br

Caratê ga­ran­te ao Bra­sil a pri­mei­ra me­da­lha do ci­clo olím­pi­co

O Bra­sil já tem ga­ran­ti­da a sua pri­mei­ra me­da­lha em Cam­pe­o­na­tos Mun­di­ais de caratê adul­tos no ci­clo olím­pi­co que vai cul­mi­nar com os Jo­gos de Tó­quio, em 2020.

Va­lé­ria Ku­mi­za­ki es­tá na fi­nal da ca­te­go­ria até 55kg do pri­mei­ro Mun­di­al de Caratê des­de a in­clu­são da mo­da­li­da­de no pro­gra­ma olím­pi­co e vai bri­gar pe­lo ou­ro ama­nhã, em Linz, na Áus­tria. Além dis­so, Vi­ni­cius Fi­guei­ra dis­pu­ta­rá o bron­ze no pe­so até 67kg.

No Mun­di­al de Caratê, di­fe­ren­te do de judô, por exem­plo, to­das as lu­tas das fa­ses eli­mi­na­tó­ri­as do ku­mi­tê (lu­ta de con­fron­to fí­si­co) acon­te­cem no mes­mo dia. As­sim, os con­fron­tos de on­tem fo­ram de­ci­si­vos pa­ra os atle­tas que so- nham re­pre­sen­tar o Bra­sil nos Jo­gos de Tó­quio.

Va­lé­ria Ku­mi­za­ki, vi­ce-lí­der do ran­king mun­di­al, con­fir­mou o fa­vo­ri­tis­mo ga­nhan­do cin­co lu­tas em sequên­cia pa­ra avan­çar à fi­nal con­tra Emi­lie Thouy. No mas­cu­li­no, des­ta­que pa­ra Vi­ni­cius Fi­guei­ra, lí­der do ran­king na ca­te­go­ria até 67kg. Ele caiu di­an­te de Jor­dan Tho­mas, da In­gla­ter­ra, em uma re­e­di­ção da dis­pu­ta do bron­ze do Mun­di­al de 2014, e vol­tou na re­pes­ca­gem. Lá, ga­nhou qua­tro con­fron­tos em sequên­cia pa­ra che­gar à dis­pu­ta do ter­cei­ro lu­gar da ca­te­go­ria até 67kg con­tra An­dres Ma­de­ra, da Ve­ne­zu­e­la.

BAI­A­NOS ELI­MI­NA­DOS

Os dois bai­a­nos da se­le­ção bra­si­lei­ra aca­ba­ram eli­mi­na­dos. Wil­li­a­mes Sou­za (atle­ta do Vi­tó­ria), no ka­ta, e Mil­ton Me­ne­zes, no Ku­mi­tê até 75kg, não con­se­gui­ram al­can­çar a fa­se fi­nal. Sou­za foi eli­mi­na­do pe­lo mar­ro­qui­no Moham­med Han­ni por 5-0. Já Me­ne­zes caiu na es­treia pa­ra o aus­tría­co Ste­fan Po­korny por 2-0. Am­bos lu­ta­ram na úl­ti­ma quar­ta. Três atle­tas do le­van­ta­men­to de pe­so do Ca­za­quis­tão ti­ve­ram re­ti­ra­das su­as me­da­lhas de ou­ro con­quis­ta­das nos Jo­gos Olím­pi­cos de Lon­dres, em 2012, de­pois de a re­a­ná­li­se dos seus exa­mes an­ti­do­ping de­tec­ta­rem a pre­sen­ça de es­te­roi­des.

As pe­sis­tas ca­za­ques es­tão em um no­vo gru­po de atle­tas san­ci­o­na­dos pe­lo Co­mi­tê Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (COI) on­tem. Zul­fia Tchin­chan­lo, Maia Ma­ne­za e Sve­tla­na Po­do­be­do­va per­de­ram as me­da­lhas de ou­ro que ha­vi­am fa­tu­ra­do nas di­vi­sões até 53kg, até 63kg e até 75kg, res­pec­ti­va­men­te. To­das tes­ta­ram po­si­ti­vo pa­ra o es­te­roi­de es­ta­no­zo­lol.

Tam­bém on­tem, Ma­ri­na Sh­ker­man­ko­va, da Bi­e­lor­rús­sia, per­deu sua me­da­lha de bron­ze na ca­te­go­ria até 69kg. Ou­tro dois atle­tas do le­van­ta­men­to de pe­so do país, além de um rus­so do lan­ça­men­to de mar­te­lo e ou­tro do sal­to com va­ra fo­ram des­clas­si­fi­ca­dos.

Bra­si­lei­ra Va­lé­ria Ku­mi­za­ki vai em bus­ca do tí­tu­lo mun­di­al de caratê

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.