Opo­si­ção que­bra do­mí­nio de 20 anos do PT em Con­quis­ta

Correio da Bahia - - Mais - Jai­ro Cos­ta Jú­ni­or jai­ro.ju­ni­or@re­de­bahia.com.br

De­pois de 20 anos sob o co­man­do do PT, Vi­tó­ria da Con­quis­ta, no Su­do­es­te do es­ta­do, te­rá um pre­fei­to da opo­si­ção pe­los pró­xi­mos qua­tro anos. Por 95.710 con­tra 70.513, um to­tal de 57,58% dos vo­tos vá­li­dos, o can­di­da­to do PMDB, Her­zem Gus­mão, venceu a dis­pu­ta de se­gun­do tur­no con­tra o de­pu­ta­do es­ta­du­al Zé Rai­mun­do (PT) no ter­cei­ro mai­or co­lé­gio elei­to­ral da Bahia.

Com is­so, a ali­an­ça de par­ti­dos li­de­ra­da pe­lo DEM pas­sa a con­tro­lar ago­ra os qua­tro mu­ni­cí­pi­os mais po­pu­lo­sos do es­ta­do. Lis­ta que in­clui ain­da a ca­pi­tal, Fei­ra de San­ta­na e Ca­ma­ça­ri, que se­rão co­man­da­das a par­tir de 2017, res­pec­ti­va­men­te, pe­los de­mo­cra­tas ACM Ne­to e Zé Ro­nal­do, re­e­lei­tos para um se­gun­do mandato, e Antô­nio Eli­nal­do, que co­man­da­rá pe­la pri­mei­ra vez o mai­or mu­ni­cí­pio da Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Sal­va­dor.

Jun­tas, as qua­tro ci­da­des con­cen­tram um uni­ver­so de 2.734.467 mi­lhões de elei­to­res, o que equi­va­le a cer­ca de 25% do nú­me­ro de pes­so­as ap­tas a vo­tar es­te ano em to­do o es­ta­do - 10.570.085, se­gun­do da­dos mais atu­a­li­za­dos do Tri­bu­nal re­gi­o­nal Elei­to­ral. Des­ta, du­as es­ta­vam so­bre con­tro­le da ba­se ali­a­da ao go­ver­no Rui Cos­ta: Ca­ma­ça­ri e Con­quis­ta.

Após a vi­tó­ria, Her­zem, que al­can­çou 47,82% dos vo­tos no pri­mei­ro tur­no e qua­se venceu a dis­pu­ta de 2 de ou­tu­bro, con­ce­deu en­tre­vis­ta para agra­de­cer aos elei­to­res pe­la vi­tó­ria. Na oca­sião, as­si­na­lou que pre­ten­de im­plan­tar um “go­ver­no de paz”, sem re­ta­li­a­ções aos ad­ver­sá­ri­os pe­tis­tas. Para ho­je, o pe­e­me­de­bis­ta agen­dou uma co­le­ti­va para de­ta­lhar o for­ma­to da tran­si­ção com a equi­pe do atu­al pre­fei­to, Gui­lher­me Me­ne­zes (PT).

A der­ro­ta em Con­quis­ta não foi a úni­ca do PT no se­gun­do tur­no. To­dos os se­te can­di­da­tos do par­ti­do que du­e­la­ram on­tem fo­ram ba­ti­dos por seus ad­ver­sá­ri­os. Quem qua­se es­ca­pou da es­ta­tís­ti­ca foi o can­di­da­to pe­tis­ta em San­ta Ma­ria, no Rio Gran­de do Sul, ven­ci­do por me­nos de 1% de di­fe­ren­ça na vo­ta­ção.

O re­sul­ta­do con­fir­ma o pi­or re­tros­pec­to da si­gla nas ur­nas des­de 2004, quan­do o par­ti­do ele­geu 411 pre­fei­tos após a si­gla che­gar à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. Dos 992 can­di­da­tos a pre­fei­to que o par­ti­do co­lo­cou em dis­pu­ta nes­te ano, ape­nas 254 fo­ram elei­tos.

RIO E BH

Além de Con­quis­ta, úni­ca da Bahia que foi às ur­nas on­tem, ou­tras 54 ci­da­des ti­ve­ram se­gun­do tur­no, sen­do 18 de­las ca­pi­tais. No Rio de Ja­nei­ro, o se­na­dor Mar­ce­lo Cri­vel­la (PRB), foi elei­to para co­man­dar a ca­pi­tal flu­mi­nen­se com 59,4% dos vo­tos vá­li­dos, qua­se 10 pon­tos aci­ma do seu ad­ver­sá­rio, o de­pu­ta­do es­ta­du­al Mar­ce­lo Frei­xo (Psol).

Em Belo Ho­ri­zon­te, Ale­xan­dre Ka­lil (PHS), ini­ci­al­men­te con­si­de­ra­do aza­rão, der­ro­tou por 52,98% dos vo­tos vá­li­dos o can­di­da­to tu­ca­no João Lei­te, apoi­a­do pe­lo se­na­dor mi­nei­ro Aé­cio Neves (PSDB). O re­sul­ta­do re­pre­sen­ta uma der­ro­ta po­lí­ti­ca para Aé­cio, que bus­ca es­pa­ço para uma se­gun­da can­di­da­tu­ra à Pre­si­dên­cia.

Ali­a­dos do DEM con­so­li­dam po­der so­bre as mai­o­res ci­da­des bai­a­nas

OU­TRAS CA­PI­TAIS

Em Por­to Ale­gre, o tu­ca­no Nelson Mar­che­zan Jú­ni­or venceu a dis­pu­ta na ca­pi­tal gaú­cha com 60,5% dos vo­tos, con­tra 39,5% de Se­bas­tião Me­lo (PMDB). No Sul, a gran­de sur­pre­sa foi Flo­ri­a­nó­po­lis, San­ta Ca­ta­ri­na, on­de An­ge­la Amin (PP) li­de­ra­va com mais de 90% das ur­nas apu­ra­das quan­do foi ul­tra­pas­sa­da por Ge­an Lou­rei­ro (PMDB), elei­to com pou­co mais de mil vo­tos de di­fe­ren­ça.

Em Re­ci­fe, Ge­ral­do Jú­lio (PSB) der­ro­tou João Paulo (PT) e foi re­e­lei­to para co­man­dar a ca­pi­tal per­nam­bu­ca­na. Já em For­ta­le­za, o tam­bém pre­fei­to Roberto Cláu­dio (PDT), apoi­a­dos pe­los ir­mãos Ci­ro e Cid Go­mes venceu a dis­pu­ta con­tra Ca­pi­tão Wag­ner (PR). Ve­ja mais re­sul­ta­dos ao la­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.