A tri­lha de um país

Correio da Bahia - - Mais - Ha­ga­me­non Bri­to, do Rio ha­ga­me­non.bri­to@re­de­bahia.com.br

Jor­na­lis­ta lis­ta e con­tex­tu­a­li­za 101 mú­si­cas que mar­ca­ram o Bra­sil

Pau­lis­ta de nas­ci­men­to e ca­ri­o­ca de co­ra­ção, Nelson Mot­ta, 72 anos, é jor­na­lis­ta, le­tris­ta de mais de 300 can­ções, es­cri­tor, pro­du­tor de dis­cos (Elis Re­gi­na, Gal Cos­ta, Ma­ri­sa Mon­te, Da­ni­e­la Mer­cury) e au­tor dos su­ces­sos te­a­trais Tim Maia - Va­le Tu­do, Elis - A Mu­si­cal e S’im­bo­ra, O Mu­si­cal – A His­tó­ria de Wil­son Si­mo­nal . Em 1966, ga­nhou o 1º Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal da Can­ção com Sa­vei­ros, com Do­ri Caym­mi. Um dos ato­res im­por­tan­tes da cul­tu­ra pop bra­si­lei­ra nas úl­ti­mas cin­co dé­ca­das, o jor­na­lis­ta, pro­du­tor, com­po­si­tor e es­cri­tor pau­lis­ta-ca­ri­o­ca Nelson Mot­ta, 72 anos, lan­ça o li­vro 101 Can­ções Que To­ca­ram o Bra­sil (Es­ta­ção Bra­sil/Sex­tan­te | R$ 59,90 | 224 pá­gi­nas), com a co­la­bo­ra­ção de Antô­nio Car­los Mi­guel.

São 101 com­po­si­ções que, de acor­do com o le­tris­ta de hits co­mo Dan­cin’ Days (em par­ce­ria com Ru­ben Bar­ra), Co­mo Uma On­da (com Lu­lu San­tos) e Coi­sas do Bra­sil (com Gui­lher­me Aran­tes), se des­ta­ca­ram no riquís­si­mo uni­ver­so mu­si­cal do Bra­sil.

A play­list, com cu­ri­o­si­da­des e que con­tex­tu­a­li­za o mo­men­to em que ca­da can­ção foi lan­ça­da, é na­tu­ral­men­te eclé­ti­ca vai do fre­vo à bos­sa no­va, do sam­ba ao rock, do pop à axé mu­sic (Meia Lua In­tei­ra, de Car­li­nhos Brown).

Tem mú­si­ca de No­el Ro­sa, Car­to­la, Ary Bar­ro­so, Pi­xin­gui­nha, Do­ri­val Caym­mi, Ca­e­ta­no Ve­lo­so, Gil­ber­to Gil, Chi­co Bu­ar­que, Roberto Car­los, Pau­li­nho da Vi­o­la, Ri­ta Lee, Tim Maia, Raul Sei­xas, Renato Rus­so, Ca­zu­za e mui­to mais.

Para con­ver­sar so­bre o li­vro e sua tra­je­tó­ria, Nel­si­nho Mot­ta nos re­ce­beu em seu apar­ta­men­to, em Ipa­ne­ma, no Rio, on­de vi­ve com o ga­to Max, cer­ca­do de uma hon­rá­vel me­mo­ra­bi­lia pop. No pró­xi­mo dia 16, aliás, ele vai re­ce­ber um prê­mio es­pe­ci­al do Grammy La­ti­no, em Las Ve­gas.

O jor­na­lis­ta, pro­du­tor e com­po­si­tor Nelson Mot­ta, 72 anos, e o ga­to Max, 8, em seu apar­ta­men­to em Ipa­ne­ma, no Rio, on­de ele nos re­ce­beu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.