App da­rá des­con­tos de 40% em mul­tas

Correio da Bahia - - Mais -

Tran­si­tar em fai­xa ex­clu­si­va para ôni­bus (8,42%) Fo­ram 61.226 mul­tas re­fe­ren­tes a es­ta in­fra­ção. O De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to (De­na­tran) lança hoje o apli­ca­ti­vo Sis­te­ma de No­ti­fi­ca­ção Ele­trô­ni­ca (SNE). Por meio de­le, os mo­to­ris­tas ca­das­tra­dos re­ce­be­rão as no­ti­fi­ca­ções em tem­po re­al e tam­bém te­rão a opor­tu­ni­da­de de pa­gar as mul­tas com des­con­to de até 40%.

Se­gun­do in­for­ma­ções do ór­gão, nes­te pri­mei­ro mo­men­to, ape­nas dois es­ta­dos ade­ri­ram ao apli­ca­ti­vo: Mi­nas Ge­rais e San­ta Ca­ta­ri­na. No en­tan­to, tan­to o De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Trân­si­to da Bahia (De­tran-BA), quan­to a Su­pe­rin­ten­dên­cia de Trân­si­to de Sal­va­dor (Tran­sal­va­dor) con­fir­ma­ram in­te­res­se em ade­rir ao sis­te­ma.

Ao COR­REIO, o De­tran-BA dis­se que já so­li­ci­tou a ade­são jun­to ao De­na­tran. A Tran­sal­va­dor afir­mou que es­tá aguar­dan­do as in­for­ma­ções re­la­ti­vas à ade­são que o De­tran-BA de­ve dis­po­ni­bi­li­zar ao mu­ni­cí­pio.

De acor­do com o Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, ao qual o De­na­tran es­tá su­bor­di­na­do, a ade­são dos de­par­ta­men­tos es­ta­du­ais de trân­si­to é vo­lun­tá­ria e, por is­so, não tem pra­zo para ini­ci­ar. Para que os mo­to­ris­tas pos­sam bai­xar o apli­ca­ti­vo e re­ce­ber o des­con­to nas mul­tas, ca­da De­tran pre­ci­sa pro­cu­rar o Ser­pro, que é o res­pon­sá­vel pe­lo sis­te­ma, e pe­dir a ade­são.

Com o ob­je­ti­vo de mo­der­ni­zar e agi­li­zar o pro­ces­so de no­ti­fi­ca­ção, que atu­al­men­te é fei­to por meio de cartas, quem ins­ta­lar o app e se ca­das­trar fa­rá par­te do no­vo Sis­te­ma de No­ti­fi­ca­ção Ele­trô­ni­ca (SNE) de mul­tas, re­gu­la­men­ta­do pe­lo Con­se­lho Na­ci­o­nal de Trân­si­to (Con­tran) em se­tem­bro. Com is­so, o ci­da­dão não re­ce­be­rá mais a carta de no­ti­fi­ca­ção da in­fra­ção e nem a mul­ta pe­los Cor­rei­os, via carta.

O sis­te­ma não fa­rá tam­bém no­ti­fi­ca­ções por e-mail ou SMS no ce­lu­lar, co­mo pre­vis­to an­te­ri­or­men­te na Re­so­lu­ção 622 do Con­tran. Para con­se­guir o des­con­to, o mo­to­ris­ta não po­de­rá apre­sen­tar de­fe­sa pré­via nem re­cur­so, re­co­nhe­cen­do o co­me­ti­men­to da in­fra­ção. O app es­ta­rá dis­po­ní­vel para os sis­te­mas ope­ra­ci­o­nais An­droid e iOS e po­de­rá ser bai­xa­do na Go­o­gle Play e na Ap­ple Store.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.