Pro­ta­go­nis­mo ne­gro é te­ma de en­con­tro

Correio da Bahia - - Vida - Ma­rí­lia Mo­rei­ra ma­ri­lia.sil­va@re­de­bahia.com.br

O Mês da Cons­ci­ên­cia Ne­gra em Sal­va­dor se­rá aber­to com o En­con­tro & Afri­ca­ni­da­des, even­to que dis­cu­te o pro­ta­go­nis­mo ne­gro. Hoje, às 20h, a noi­te se­rá de fes­ta na Pra­ça Te­re­za Ba­tis­ta, no Pe­lou­ri­nho, com shows da rap­per pau­lis­ta MC Soffia, do gru­po de funk ca­ri­o­ca Dre­am Te­am do Pas­si­nho e do co­le­ti­vo de DJs bai­a­nas Ove­lhas Ne­gras.

Ama­nhã, o dia se­rá de de­ba­te no Candyall Gu­et­to Squa­re. A pro­gra­ma­ção co­me­ça às 10h, com a me­sa #NaRo­da Mu­lhe­res ARTi­vis­tas em 3 Ge­ra­ções. O en­con­tro reú­ne as can­to­ras Ju­li­a­na Ri­bei­ro, Tás­sia Reis, Lel­lê­zi­nha e MC Soffia. Na oca­sião, ain­da se­rá lan­ça­do o li­vro Ne­gra Nua, da po­e­ta Mel Du­ar­te e acon­te­cem uma fei­ra em­pre­en­de­do­ra com 18 ex­po­si­to­res e uma fes­ta de en­cer­ra­men­to.

A ren­da ob­ti­da com a bi­lhe­te­ria do show se­rá re­ver­ti­da­pa­ra o De­sa­ba­fo So­ci­al, or­ga­ni­za­ção cri­a­da em Sal­va­dor, em 2011, e que lu­ta pe­la educação e pe­los di­rei­tos hu­ma­nos.

Para Hil­ti­nho, do Dre­am Te­am do Pas­si­nho, par­ti­ci­par de um even­to com es­sa mis­são con­diz com o tra­ba­lho que o gru­po vem es­ta­be­le­cen­do. “O que o Afri­ca­ni­da­des pro­por­ci­o­na faz mui­to par­te do nos­so dia a dia e vem com­ple­men­tar nos­sa agen­da. Além de le­var ale­gria e ener­gia, prin­ci­pal­men­te para jo­vens e cri­an­ças, a gen­te tam­bém qu­er tra­tar de ques­tões re­ais, nos­sas, que têm a ver com o lu­gar de on­de a gen­te vem, o que a gen­te é, ques­tões que es­tão li­ga­das à nos­sa ne­gri­tu­de”, opi­na.

ES­TÉ­TI­CA

Além da co­re­o­gra­fia e da mú­si­ca, o Dre­am Te­am do Pas­si­nho é co­nhe­ci­do tam­bém pe­lo fi­gu­ri­no, sem­pre mui­to co­lo­ri­do e cheio de aces­só­ri­os. “A gen­te sem­pre se pre­o­cu­pou com o vi­su­al e que­ría­mos res­ga­tar um afri­can sty­le, com es­sa coi­sa das co­res e das ba­tas, mas sem per­der o es­pí­ri­to de rua, que é de on­de a gen­te vem, do bai­le, da fa­ve­la”, con­ta.

Para Lel­lê­zi­nha, que vai par­ti­ci­par do de­ba­te ao la­do de ou­tras mu­lhe­res ar­tis­tas e ati­vis­tas de di­fe­ren­tes ge­ra­ções, a dis­cus­são es­té­ti­ca es­tá im­bri­ca­da na ques­tão do em­po­de­ra­men­to ne­gro e, so­bre­tu­do, fe­mi­ni­no. “Eu pas­sa­va quí­mi­ca no ca­be­lo des­de mui­to no­va, por con­ta da­que­la cul­tu­ra de que ca­be­lo crespo e ca­che­a­do não era bom. Te­ve um dia que eu can­sei e de­ci­di dei­xar meu ca­be­lo na mo­ral, re­al. Hoje, re­pre­sen­to vá­ri­as li­nhas de co­més­ti­cos vol­ta­das para ca­be­los ca­che­a­dos”, con­ta.

O En­con­tro & Afri­ca­ni­da­des con­ta com apoio do COR­REIO, que as­si­na o loun­ge Afro Fashi­on Day e pro­mo­ve um ba­te-pa­po com MC Soffia, ama­nhã, às 11h, no Es­pa­ço Con­cei­to Ba­zar, no 2º pi­so do Shop­ping da Bahia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.