Pre­fei­tu­ra lan­ça pro­gra­ma pa­ra in­cen­ti­var a eco­no­mia cri­a­ti­va

Correio da Bahia - - Economia -

EM­PRE­EN­DE­DO­RIS­MO A pre­fei­tu­ra de Sal­va­dor e o Se­brae lan­ça­ram on­tem o Pro­gra­ma Sal­va­dor Ca­pi­tal Cri­a­ti­va, na se­de da Fá­bri­ca Cul­tu­ral, em Ita­pa­gi­pe, on­de já fun­ci­o­na uma ONG que atua na pro­fis­si­o­na­li­za­ção de ar­te­são. Até o fi­nal do ano, a ação vai ofer­tar 185 va­gas em cur­sos e ofi­ci­nas de ca­pa­ci­ta­ção em­pre­sa­ri­al e tec­no­ló­gi­ca gra­tui­tos pa­ra em­pre­en­de­do­res. O ob­je­ti­vo é pro­mo­ver o de­sen­vol­vi­men­to da eco­no­mia cri­a­ti­va lo­cal por meio da ca­pa­ci­ta­ção e do fo­men­to da cul­tu­ra nas re­giões al­can­ça­das pe­lo pro­je­to. A par­tir de de­zem­bro, dia 7, o Pro­gra­ma Sal­va­dor Ca­pi­tal Cri­a­ti­va se­rá am­pli­a­do, che­gan­do ao Cen­tro His­tó­ri­co. Em ja­nei­ro de 2017, a re­gião de Ita­pa­gi­pe re­ce­be­rá 270 no­vas va­gas e a ação se­rá im­plan­ta­da em ou­tros bair­ros.

A ar­te­sã Ye­da Mat­tos, 76, faz par­te da Fá­bri­ca Cul­tu­ral há três anos e es­ta­va pre­sen­te no lan­ça­men­to da ação. Pa­ra ela, o pro­gra­ma vai in­cen­ti­var a cul­tu­ra lo­cal e me­lho­rar a eco­no­mia de to­da ci­da­de. “É mui­to im­por­tan­te ter es­ses cur­sos e eu vou par­ti­ci­par por­que sempre tem uma coi­sa que vo­cê não apren­deu ou po­de me­lho­rar”, dis­se. “Es­ses cur­sos abrem a vi­são, dão uma aber­tu­ra mui­to gran­de aos ar­te­sãos, en­si­nam co­mo com­prar e co­mo ven­der. Tem gen­te que sa­be pro­du­zir, mas não sa­be ven­der”, com­ple­ta. O pro­gra­ma te­rá iní­cio no dia 16 de no­vem­bro, na se­de da Fá­bri­ca Cul­tu­ral com a ofi­ci­na Co­mo Cons­truir uma Lo­ja, de acor­do com Martha Scho­e­ler, co­or­de­na­do­ra de eco­no­mia cri­a­ti­va da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de De­sen­vol­vi­men­to, Tra­ba­lho e Em­pre­go (Se­des). “A eco­no­mia cri­a­ti­va é um gran­de ve­tor de de­sen­vol­vi­men­to em mui­tos paí­ses, mas é al­go bas­tan­te es­pe­cí­fi­co no que tan­ge aos ta­len­tos e às iden­ti­da­des do lo­cal, de ca­da re­gião e de ca­da ci­da­de”, fa­lou, ex­pli­can­do que a me­to­do­lo­gia do pro­gra­ma pre­vê iden­ti­fi­car a vo­ca­ção cri­a­ti­va de ca­da bair­ro de Sal­va­dor.

Ao to­do, se­gun­do Martha,

455 va­gas de ca­pa­ci­ta­ção pa­ra em­pre­en­de­do­res se­rão ofer­ta­das até mar­ço de 2017. O Pro­gra­ma Sal­va­dor Ca­pi­tal Cri­a­ti­va in­te­gra a po­lí­ti­ca mu­ni­ci­pal de eco­no­mia cri­a­ti­va, que se­rá lan­ça­da pe­lo pre­fei­to ACM Ne­to na pró­xi­ma se­ma­na e vai abran­ger 11 se­to­res: ar­te­sa­na­to, mo­da, gas­tro­no­mia, tec­no­lo­gia da in­for­ma­ção e co­mu­ni­ca­ção, edi­to­ra­ção, ar­qui­te­tu­ra, de­sign, mú­si­ca, ci­ne­ma, pro­du­ção au­di­o­vi­su­al e pu­bli­ci­da­de. As ins­cri­ções po­dem ser fei­tas pe­lo e-mail pro­du­cao@fa­bri­ca­cul­tu­ral.org.br.

On­de Se­de da Fá­bri­ca Cul­tu­ral, na Rua Arthur Ber­nar­des, n° 63, no Bon­fim

Pú­bli­co Em­pre­en­de­do­res, ar­te­sãos e de­mais in­te­res­sa­dos

Cus­to gra­tui­to

Ins­cri­ções Se­gun­da e quin­ta-fei­ra, das 9h às 15h, na se­de da Fá­bri­ca Cul­tu­ral, lo­ca­li­za­da na Rua Arthur Ber­nar­des, n° 63, no Bon­fim. Ou pe­lo e-mail pro­du­cao@fa­bri­ca­cul­tu­ral.org.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.