Uma bar­rei­ra rom­pi­da

Correio da Bahia - - Vida - Fer­nan­da Va­re­la fer­nan­da.va­re­la@re­de­bahia.com.br

Pe­la pri­mei­ra vez na his­tó­ria, uma mu­lher vai co­man­dar a se­le­ção bra­si­lei­ra fe­mi­ni­na de fu­te­bol. On­tem, a CBF anun­ci­ou Emily Li­ma, 36 anos, pa­ra as­su­mir a va­ga dei­xa­da por Va­dão. Ela es­ta­va no co­man­do do São José-SP.

An­tes de Emily, se­te téc­ni­cos ho­mens pas­sa­ram pe­lo co­man­do da se­le­ção fe­mi­ni­na: Zé Duarte, Re­nê Si­mões, Fer­nan­do Pires, Ade­mar Fon­se­ca, Wil­si­nho Oliveira, Pau­lo Gonçalves e, por úl­ti­mo, Va­dão, que es­ta­va no

2014.

À frente da se­le­ção, Va­dão, que foi in­di­ca­do on­tem pe­la Fifa co­mo um dos dez fi­na­lis­tas ao prê­mio de me­lhor téc­ni­co de fu­te­bol fe­mi­ni­no de 2016, con­quis­tou uma me­da­lha de ou­ro no Pan de To­ron­to, em 2015, e o tí­tu­lo da Co­pa Amé­ri­ca fe­mi­ni­na 2014, no Equa­dor. Na Co­pa do Mun­do de 2015, no Ca­na­dá, caiu nas oi­ta­vas de fi­nal. No Rio-2016, as me­ni­nas fi­ca­ram em 4ª lu­gar. Es­sa não é a pri­mei­ra vez que a téc­ni­ca mar­ca seu no­me em um fei­to iné­di­to no fu­te­bol. Em 2013, Emily se tor­nou a pri­mei­ra téc­ni­ca mu­lher a tra­ba­lhar na CBF. Na épo­ca, ela as­su­miu o ti­me sub-17.

Emily é ex-jo­ga­do­ra de fu­te­bol. Co­me­çou a car­rei­ra no Sa­ad, de São Pau­lo, um dos pre­cur­so­res do fu­te­bol fe­mi­ni­no

car­go

des­de no Bra­sil. Jogou por cin­co anos na Es­pa­nha. Em 2009, por cau­sa de uma sé­rie de le­sões so­fri­das, en­cer­rou a car­rei­ra co­mo atle­ta na Itália.

Já a car­rei­ra fo­ra das qua­tro li­nhas co­me­çou em Por­tu­gal, co­mo au­xi­li­ar téc­ni­ca. Em 2012, Emily co­man­dou o Ju­ven­tus, de São Pau­lo, e, em se­gui­da, as­su­miu o São Ca­e­ta­no do Sul. Por fim, foi con­tra­ta­da pe­lo São José.

PRI­MEI­ROS PAS­SOS

A es­treia de Emily Li­ma pe­la se­le­ção fe­mi­ni­na se­rá no Tor­neio In­ter­na­ci­o­nal de Ma­naus, no dia 7 de de­zem­bro, con­tra a Cos­ta Ri­ca. No dia 11, o Bra­sil en­fren­ta a Rús­sia, e no dia 14, a Itália.

Em en­tre­vis­ta con­ce­di­da à Fo­lha de S. Pau­lo no fim de ou­tu­bro, an­tes de se tor­nar téc­ni­ca da se­le­ção fe­mi­ni­na, Emily co­men­tou so­bre o ma­chis­mo no fu­te­bol. “Uma mu­lher di­ri­gir um ti­me soa co­mo al­go es­tra­nho, mas a ten­dên­cia é que es­ta si­tu­a­ção mu­de. Acre­di­to que a Fifa vai exi­gir is­so e a CBF te­rá que mu­dar. Nos­so país é pre­con­cei­tu­o­so em re­la­ção à mu­lher em qual­quer área. O ho­mem não pre­ci­sa pro­var que é ca­paz de ser téc­ni­co, a gen­te pre­ci­sa a ca­da dia”, de­cla­rou.

Ela ten­ta­va o fei­to iné­di­to de ser a pri­mei­ra téc­ni­ca mu­lher a con­quis­tar um tí­tu­lo de Co­pa do Bra­sil, com­pe­ti­ção que sur­giu em 2007. A fi­nal acon­te­ceu há seis di­as e o tí­tu­lo fi­cou com o Au­dax/Co­rinthi­ans, que ven­ceu o São José por 3x1.

Ela co­men­tou ain­da que é fã de Ti­te, téc­ni­co da Se­le­ção mas­cu­li­na. “Eu me es­pe­lho mui­to no Ti­te. Pro­cu­ro ví­de­os de­le no YouTu­be ex­pli­can­do so­bre tá­ti­ca”, re­ve­lou.

No mês pas­sa­do, a no­va téc­ni­ca da se­le­ção ver­de e ama­re­la par­ti­ci­pou do cur­so de Li­cen­ça B, da CBF, que ser­ve pa­ra trei­na­do­res da ba­se. Emily, in­clu­si­ve, su­ge­re que a CBF dis­po­ni­bi­li­ze bol­sas pa­ra ex-jo­ga­do­ras.

Pe­la pri­mei­ra vez na his­tó­ria, mu­lher as­su­me co­man­do da se­le­ção fe­mi­ni­na

AGRADECIMENTO

Em no­ta, a CBF agra­de­ceu Va­dão “pe­lo tra­ba­lho e de­di­ca­ção nes­tes dois anos e meio em prol do fu­te­bol fe­mi­ni­no”.

O trei­na­dor afir­mou que já es­pe­ra­va pe­lo des­li­ga­men­to. “Eu já sa­bia. Meu com­pro­mis­so era até a Olim­pía­da. O pre­si­den­te pe­diu pa­ra per­ma­ne­cer mais um pou­co. Che­gou ago­ra e ele en­ten­deu de fa­zer a tro­ca, no ca­so Emily, pa­ra que ela já tra­ba­lhas­se no tor­neio. Não foi fei­to na­da es­con­di­do”, fri­sou.

Aos 36 anos, Emily Li­ma con­quis­ta es­pa­ço até en­tão des­bra­va­do ape­nas por ho­mens e se tor­na a pri­mei­ra mu­lher a trei­nar a se­le­ção bra­si­lei­ra; es­treia se­rá no dia 7 de de­zem­bro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.