No­va pro­va de con­fu­são

Correio da Bahia - - Mais - Mariana Sa­les com Agên­ci­as mariana.sa­les@re­de­bahia.com.br CO­LA­BO­RA­RAM JOÃO BERTONIE E RENATA DREWS, DA 11ª TUR­MA DO COR­REIO DE FU­TU­RO

A mu­dan­ça dos di­as das pro­vas do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) em 42 lo­cais de pro­va na Bahia tem afe­ta­do a ro­ti­na dos ves­ti­bu­lan­dos. No es­ta­do, as no­vas da­tas - 4 e 5 de de­zem­bro - coin­ci­dem com os di­as de pro­va de dois ves­ti­bu­la­res, o que pre­o­cu­pa os es­tu­dan­tes. O adi­a­men­to da pro­va tam­bém le­vou um pro­cu­ra­dor do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, no Ce­a­rá, a pe­dir o can­ce­la­men­to das pro­vas do Enem nes­te fi­nal de se­ma­na. O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) vai recorrer.

As no­vas da­tas pa­ra apli­ca­ção das pro­vas, que se­ri­am re­a­li­za­das nos lo­cais on­de há ocu­pa­ção de es­tu­dan­tes, nos di­as 3 e 4 de de­zem­bro, coin­ci­dem com os ves­ti­bu­la­res da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al do Su­do­es­te da Bahia (Uesb) e as pro­vas pa­ra o cur­so de Me­di­ci­na da Uni­ver­si­da­de Sal­va­dor (Uni­facs). Ao to­do, mais de 29 mil bai­a­nos fo­ram afe­ta­dos pe­la de­ci­são do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais (Inep) de trans­fe­rir par­te dos tes­tes.

Foi após re­ce­ber uma men­sa­gem de uma ami­ga pe­las re­des so­ci­ais que a es­tu­dan­te Li­li­an Lima fi­cou sa­ben­do que o ca­len­dá­rio de pro­vas de vestibular que ti­nha or­ga­ni­za­do te­ria de so­frer mudanças. “Sou­be da mu­dan­ça qu­an­do es­ta­va che­gan­do em ca­sa, às 11h da noi­te. Fui cor­ren­do olhar o meu lo­cal de pro­vas no sis­te­ma do Enem e vi que mi­nha da­ta es­ta­va di­fe­ren­te. Fi­quei de­ses­pe­ra­da por­que cai no dia do vestibular da Uesb”, con­ta.

AVI­SO

Os ins­cri­tos pre­ju­di­ca­dos pe­la mu­dan­ça fo­ram avi­sa­dos por men­sa­gens via SMS, por e-mail e tam­bém na Pá­gi­na do Par­ti­ci­pan­te que es­ta­ri­am dis­pen­sa­dos do exa­me. A no­tí­cia pre­o­cu­pou es­tu­dan­tes em to­do o país.

“Eu fa­ria a pro­va no Pa­vi­lhão de Au­las Reitor Fe­li­pe Ser­pa da Uf­ba. In­clu­si­ve, es­ta­va na au­la qu­an­do re­ce­bi a no­tí­cia. Is­so é ruim por­que aca­ba atra­pa­lhan­do to­da uma ro­ti­na de es­tu­dos que foi or­ga­ni­za­da. Sem di­zer que, por se­rem pro­vas di­fe­ren­tes, não se­rão iguais pa­ra to­dos”, ava­lia o es­tu­dan­te Dou­glas Amo­rim.

É exa­ta­men­te por fe­rir o prin­cí­pio da iso­no­mia, que de­fen­de que to­dos de­vem ter os mes­mo di­rei­tos, que o pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Os­car Cos­ta Filho, do MPF no Ce­a­rá, pe­diu a sus­pen­são das pro­vas que se­rão re­a­li­za­das nes­te fi­nal de se­ma­na. Ele ar­gu­men­ta que o adi­a­men­to da pro­va pa­ra mais de 190 mil can­di­da­tos, com da­tas e te­mas di­fe­ren­tes da re­da­ção não ofe­re­ce um am­bi­en­te igual pa­ra a re­a­li­za­ção do exa­me pa­ra to­dos os ins­cri­tos.

DIS­TIN­ÇÃO

Segundo Cos­ta Filho, a di­fe­ren­ça en­tre os con­teú­dos pre­ju­di­ca a igual­da­de en­tre os con­cor­ren­tes. “As pro­vas ob­je­ti­vas se­guem a TRI, o que equi­li­bra as chan­ces. Mas as re­da­ções não. Is­so pre­ju­di­ca­ria os can­di­da­tos. Lo­go a Re­da­ção que, mui­tas ve­zes, de­ci­de a clas­si­fi­ca­ção”, pon­de­ra.

Por cau­sa da ur­gên­cia, a ação de­ve­rá ser jul­ga­da até sex­ta-fei­ra, véspera do iní­cio da seleção. O juiz Ricardo Cu­nha Por­to, da 8ª Va­ra da Jus­ti­ça Fe­de­ral, no Ce­a­rá, vai ana­li­sar o pe­di­do. Ca­so o re­sul­ta­do se­ja po­si­ti­vo, vai va­ler pa­ra to­do o Bra­sil. Ain­da on­tem, o MEC aci­o­nou a Ad­vo­ca­cia-Ge­ral da União (AGU) pa­ra der­ru­bar na Jus­ti­ça a ação ci­vil pú­bli­ca ajui­za­da pe­lo MPF do Ce­a­rá (ver ao la­do).

Pro­cu­ra­dor do MPF pe­de a sus­pen­são das pro­vas do Enem

MES­MA DA­TA

A Uesb tem pro­vas agen­da­das pa­ra os di­as 4 e 5 de­zem­bro. Em no­ta, a uni­ver­si­da­de dis­se que di­vul­ga­rá, em bre­ve, as me­di­das pa­ra so­lu­ci­o­nar a ques­tão. “Com es­sa de­ci­são, a da­ta do Enem coin­ci­de com a do vestibular Uesb 2017, agen­da­do pa­ra os di­as 4 e 5 de de­zem­bro, as­sim, a Co­mis­são Per­ma­nen­te do Vestibular (Co­pe­ve), em bre­ve, di­vul­ga­rá as me­di­das ado­ta­das pa­ra so­lu­ci­o­nar a ques­tão”.

A Uni­facs tam­bém já ha­via anun­ci­a­do o vestibular de Me­di­ci­na pa­ra o dia 4 de de­zem­bro. Pro­cu­ra­da pe­lo COR­REIO, a ins­ti­tui­ção in­for­mou que es­tá ana­li­san­do a si­tu­a­ção, mas que até en­tão não tem uma po­si­ção so­bre a re­a­li­za­ção da pro­va no dia pre­vi­a­men­te acor­da­do. De acor­do com a as­ses­so­ria, is­to se­rá de­fi­ni­do até ama­nhã.

Além da Uesb e da Uni­facs, as no­vas da­tas tam­bém coin­ci­dem com os ves­ti­bu­la­res de ou­tras ins­ti­tui­ções fo­ra da Bahia. É o ca­so da Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca (PUC) do Rio Gran­de do Sul, com pro­vas nos di­as 3 e 4 de de­zem­bro, e da PUC de São Pau­lo, no dia 4.

PA­NO­RA­MA

A lis­ta di­vul­ga­da pe­lo Inep, res­pon­sá­vel pe­lo Enem, apre­sen­tou no to­tal 304 lo­cais em que a apli­ca­ção da pro­va foi can­ce­la­da em fun­ção do mo­vi­men­to de ocu­pa­ções das es­co­las. Ain­da não es­tá de­fi­ni­do se a pro­va se­rá apli­ca­da nes­ses mes­mos lo­cais. Em ca­so de dú­vi­da, os can­di­da­tos po­dem en­trar em con­ta­to com o Inep pe­lo: 0800 616161.

UFRB te­rá a apli­ca­ção das pro­vas adi­a­da por con­ta da ocu­pa­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.