Evo­luir é pre­ci­so

Correio da Bahia - - Vida - Mi­ro Pal­ma mi­ro.pal­ma@re­de­bahia.com.br

Pri­mei­ra téc­ni­ca a co­man­dar a se­le­ção bra­si­lei­ra fe­mi­ni­na do Bra­sil, Emily Li­ma, 36 anos, foi apre­sen­ta­da ofi­ci­al­men­te on­tem pe­la Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fu­te­bol (CBF).

E, lo­go na pri­mei­ra en­tre­vis­ta, a co­man­dan­te dei­xou cla­ro qual seu ob­je­ti­vo à fren­te do Bra­sil. “Ve­nho com a mis­são de fa­zer tu­do di­fe­ren­te do que vi­vi du­ran­te 25 anos no fu­te­bol. Vou tra­zer o de me­lhor e mais mo­der­no pra CBF. Te­nho que pro­por um es­que­ma de jo­go bas­tan­te ofen­si­vo. Eu gos­to mui­to do jo­go apoi­a­do, de apro­xi­ma­ção”, dis­se ela, que re­ve­lou bus­car mui­tas in­for­ma­ções no fu­te­bol da Eu­ro­pa pa­ra se atu­a­li­zar.

No mês pas­sa­do, Emily con­cluiu o cur­so Li­cen­ça B da CBF. Além de co­man­dar as equi­pes sub-15 e sub-17, ela es­ta­va no São Jo­sé-SP, um dos me­lho­res ti­mes do Bra­sil no fu­te­bol fe­mi­ni­no, e foi vi­ce-cam­peã da Co­pa do Bra­sil re­cen­te­men­te, per­den­do o tí­tu­lo pa­ra o Au­dax/Co­rinthi­ans.

O pri­mei­ro com­pro­mis­so da téc­ni­ca pe­lo ti­me ver­de e ama­re­lo se­rá o Tor­neio In­ter­na­ci­o­nal de Ma­naus, que co­me­ça no dia 7 de de­zem­bro, em Ma­naus. O Bra­sil bus­ca­rá o hep­ta­cam­pe­o­na­to da com­pe­ti­ção e Emily não se as­sus­ta com a res­pon­sa­bi­li­da­de.

“Vai ser o meu mai­or de­sa­fio, por ser a pri­mei­ra com­pe­ti­ção. Te­nho que ter mui­ta cal­ma com to­da a mi­nha co­mis­são téc­ni­ca, não ir com mui­ta se­de. É a com­pe­ti­ção mais im­por­tan­te, por ser a nos­sa pri­mei­ra. To­dos aqui den­tro es­tão me dan­do apoio, me ori­en­tan­do”, re­ve­lou, con­fi­an­te.

RE­NO­VA­ÇÃO

Emily fa­lou ain­da so­bre o fa­to iné­di­to de uma mu­lher trei­nar a se­le­ção prin­ci­pal fe­mi­ni­na. Ela fez ques­tão de man­dar um re­ca­do pa­ra os pre­con­cei­tu­o­sos. “Não acre­di­to que o fu­te­bol mu­de com mu­lher ou sem mu­lher. Acho que a gen­te tem que es­tar ca­pa­ci­ta­do ao car­go que es­tá sen­do pro­pos­to pra nós”, afir­mou.

Ser mu­lher, se­gun­do ela, só aju­da­rá ain­da mais na re­la­ção com as jo­ga­do­ras. “Vou usar um pou­co de psi­co­lo­gia com as me­ni­nas, por­que elas têm um pou­co mais de aber­tu­ra com ou­tra mu­lher. Sen­tia is­so co­mo jo­ga­do­ra. Acho que a úni­ca mu­dan­ça se­ria fo­ra do cam­po mes­mo”.

De­pois do quar­to lu­gar nos Jo­gos Olím­pi­cos do Rio de Ja­nei­ro, a ten­dên­cia é acon­te­cer uma re­no­va­ção no ti­me. Ape­sar dis­so, Emily Li­ma não dis­pen­sa con­tar com jo­ga­do­ras mais ex­pe­ri­en­tes co­mo Mar­ta e Cris­ti­a­ne, por exem­plo.

“Ain­da acre­di­to que Mar­ta (30 anos) vai con­ti­nu­ar nes­se pró­xi­mo ci­clo olím­pi­co e Cris­ti­a­ne (31 anos) tam­bém. Eu ain­da apos­ta­ria que a For­mi­ga tam­bém, por­que eu co­me­cei a jo­gar com ela há 20 anos e ela jo­ga do mes­mo jei­to. Mas, in­fe­liz­men­te, ela já vai es­tar com 42 anos na pró­xi­ma Olim­pía­da”. A bai­a­na For­mi­ga, ca­so não mu­de de ideia, re­ve­lou que se apo­sen­ta­rá jus­ta­men­te no Tor­neio de Ma­naus.

Ad­mi­ra­do­ra do tra­ba­lho de Ti­te, da equi­pe mas­cu­li­na do Bra­sil, Emily pre­ten­de pe­gar uns con­se­lhos com o téc­ni­co. “Es­pe­ro que acon­te­ça, vai en­gran­de­cer o meu tra­ba­lho”. A bra­si­lei­ra Mar­ta vol­tou a ser in­di­ca­da ao prê­mio de me­lhor jo­ga­do­ra do mun­do da Fi­fa. Além de­la, ou­tros no­ve no­mes in­te­gram a lis­ta. Mar­ta com­ple­ta 13 anos se­gui­dos sen­do in­di­ca­da ao prê­mio.

Prin­ci­pal jo­ga­do­ra da se­le­ção, Mar­ta foi a me­lhor do mun­do em cin­co tem­po­ra­das se­gui­das, de 2006 a 2010.

Pa­ra es­co­lher a ven­ce­do­ra, a Fi­fa vai abrir par­te do pro­ces­so pa­ra vo­ta­ção do pú­bli­co. O vo­to po­de­rá ser re­gis­tra­do de for­ma on­li­ne a par­tir de ho­je. Da lis­ta ini­ci­al, três no­mes se­rão es­co­lhi­dos pa­ra a pre­mi­a­ção, em ja­nei­ro.

Além de Mar­ta, a lis­ta tem Dze­ni­fer Ma­roz­san, Me­la­nie Beh­rin­ger e Sa­ra Da­e­britz (Ale­ma­nha); Ca­mil­le Abily e Aman­di­ne Henry (Fran­ça); Car­li Lloyd (Es­ta­dos Uni­dos); Sa­ki Ku­ma­gai (Ja­pão); Ch­ris­ti­ne Sin­clair (Ca­na­dá); e Lot­ta Sche­lin (Sué­cia).

Emily Li­ma che­ga com ob­je­ti­vo de mo­der­ni­zar a equi­pe fe­mi­ni­na

Emily Li­ma, 36 anos, es­tre­a­rá no co­man­do da se­le­ção fe­mi­ni­na no pró­xi­mo mês, no Tor­neio de Ma­naus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.