Vi­da

Correio da Bahia - - Mais - Ro­ber­to.mi­dlej@re­de­bahia.com.br

Na Pra­ça Tho­mé de Sou­za, nu­ma ru­e­la en­tre a Pre­fei­tu­ra e a Igre­ja da Mi­se­ri­cór­dia, há uma can­ce­la e uma gra­de que, pa­ra uns, po­dem ser uma bar­rei­ra.

Mas qual­quer ci­da­dão que pas­se por ali po­de abri-los e, ao ul­tra­pas­sá-los, es­ta­rá ten­do aces­so a uma es­pé­cie de por­tal que dá aces­so ao la­do B da cultura so­te­ro­po­li­ta­na.

Lo­go de­pois do por­tão es­tá a Ocu­pa­ção Co­aty, que, des­de abril, tem pro­mo­vi­do uma sé­rie de even­tos cul­tu­rais que fo­gem da rotina da ci­da­de. Ar­tis­tas plás­ti­cos me­nos ba­da­la­dos, per­for­mers, po­e­tas e gru­pos te­a­trais al­ter­na­ti­vos têm se apre­sen­ta­do no es­pa­ço que foi pro­je­ta­do pe­la ar­qui­te­ta Li­na Bo Bar­di (1914-1992) na dé­ca­da de 1980 e per­ten­ce à pre­fei­tu­ra mu­ni­ci­pal.

Os even­tos têm acon­te­ci­do num con­jun­to de ca­sas na La­dei­ra da Mi­se­ri­cór­dia e tam­bém no mi­ran­te que pro­por­ci­o­na uma be­lís­si­ma vis­ta pa­ra a Ci­da­de Bai­xa.

DI­VER­SI­DA­DE

O lo­cal es­tá se­di­an­do even­tos co­mo o Do­mi­ni­ca­os (per­for­man­ces li­te­rá­ri­as e mu­si­cais), fes­tas com o Ja­bu­ti­ca­ba Sound Sys­tem e a ba­ta­lha de po­e­sia Slam Lo­nan, que tem no­va ses­são ho­je. Atu­al­men­te, es­tá em car­taz uma ocu­pa­ção ar­tís­ti­ca com obras de dez ar­tis­tas. Tu­do gra­tui­to.

“Ori­gi­nal­men­te, Li­na con­ce­beu es­se es­pa­ço pa­ra o uso po­pu­lar. Em uma das ca­sas, fun­ci­o­na­ria o res­tau­ran­te Co­aty, que se­ria ad­mi­nis­tra­do pe­la po­pu­la­ção lo­cal e aten­de­ria as pes­so­as da co­mu­ni­da­de. Mas o pro­je­to não foi con­cluí­do”, con­ta o ar­tis­ta plás­ti­co bai­a­no João­zi­to, 50 anos.

Du­ran­te al­guns anos, o res­tau­ran­te Zan­zi­bar fun­ci­o­nou ali, mas na mai­or par­te do

O es­pa­ço Co­aty foi pro­je­ta­do por Li­na Bo Bar­di na dé­ca­da de 1980, quan­do a italiana re­a­li­zou ou­tras obras em Salvador co­mo a Ca­sa do Be­nin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.