Em no­me da tra­di­ção

Correio da Bahia - - Mais - Pris­ci­la Na­ti­vi­da­de pris­ci­la.oli­vei­ra@re­de­bahia.com.br

Mais de mil va­quei­ros e cavaleiros acom­pa­nha­dos de 500 ani­mais de vá­ri­as ci­da­des do in­te­ri­or do es­ta­do es­tão acam­pa­dos des­de on­tem à tar­de, em fren­te à As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, no CAB, pa­ra par­ti­ci­par de uma ses­são es­pe­ci­al, às 9h de ho­je, con­tra uma de­ci­são do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) que proí­be as vaquejadas (ver pá­gi­na ao la­do). O en­con­tro vai de­ba­ter as­sun­tos li­ga­dos à pra­ti­ca de es­por­tes eques­tres co­mo a va­que­ja­da e a ca­val­ga­da, em de­fe­sa da ma­nu­ten­ção das ati­vi­da­des es­por­ti­vas e cul­tu­rais.

On­tem, o gru­po saiu em ca­val­ga­da pe­la Ave­ni­da Pa­ra­le­la, após dei­xa­rem o Par­que de Ex­po­si­ções por vol­ta das 14h, em di­re­ção à As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, on­de foi re­a­li­za­da ain­da uma Mis­sa do Va­quei­ro.

“A pro­pos­ta é mos­trar pa­ra as au­to­ri­da­des a im­por­tân­cia de se man­ter a va­que­ja­da, tan­to por cau­sa de uma ques­tão cul­tu­ral do Nor­des­te, quan­to por con­ta do de­sen­vol­vi­men­to econô­mi­co e ofer­ta de em­pre­gos que o se­tor é ca­paz de ge­rar”, afir­mou o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Bai­a­na de Va­que­ja­da (ABV), Val­mir Ve­lo­so. “É pos­sí­vel pro­mo­ver o equi­lí­brio en­tre a va­que­ja­da e o bem-es­tar do ani­mal”, acres­cen­tou.

A Ses­são Es­pe­ci­al vai dis­cu­tir os im­pac­tos ge­ra­dos pe­la de­ci­são do STF. Na Bahia, a lei que re­gu­la­men­ta a prá­ti­ca já foi san­ci­o­na­da pe­lo go­ver­na­dor Rui Cos­ta, mas os or­ga­ni­za­do­res es­pe­ram am­pli­ar a re­gu­la­men­ta­ção pa­ra to­dos os es­por­tes eques­tres.

“O jul­ga­men­to do STF foi ba­se­a­do em pro­vas de 2013. A va­que­ja­da mo­der­na de ho­je proí­be o uso do chi­co­te, es­po­ras e ain­da pre­vê o uso de ra­bo ar­ti­fi­ci­al. A ca­ma de pis­ta da va­que­ja­da de­ve ter, no mí­ni­mo, 50 cm de areia pa­ra amor­te­cer tan­to a que­da do ani­mal

Gru­po pro­tes­tou con­tra de­ci­são que ve­tou es­por­te com ani­mais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.