Um no­vo Trump,

Correio da Bahia - - Front Page - FLÁVIO OLI­VEI­RA E AGÊNCIAS

DOR

Do la­do ven­ci­do, Hil­lary Clin­ton, em dis­cur­so a apoi­a­do­res, afir­mou: “Eu sei o quão de­sa­pon­ta­dos vo­cês se sen­tem. É do­lo­ro­so e vai ser por mui­to tem­po. Nós vi­mos que a nos­sa na­ção es­tá mais di­vi­di­da do que pen­sá­va­mos”. Mas, tam­bém bus­can­do um tom con­ci­li­a­dor, com­ple­tou: “Na noi­te pas­sa­da, eu cum­pri­men­tei Do­nald Trump e me ofe­re­ci pa­ra tra­ba­lhar com ele em no­me do nos­so país. Es­pe­ro que ele se­ja um pre­si­den­te de su­ces­so”.

A de­mo­cra­ta pe­diu que seus elei­to­res te­nham uma “ca­be­ça aber­ta” pa­ra o no­vo pre­si­den­te: “Do­nald Trump vai ser nos­so pre­si­den­te. Nós de­ve­mos a ele uma ‘ca­be­ça aber­ta’ e uma chan­ce pa­ra li­de­rar. Nos­sa de­mo­cra­cia cons­ti­tu­ci­o­nal ga­ran­te a trans­fe­rên­cia de po­der em paz. Nós va­lo­ri­za­mos is­so”.

Em uma men­sa­gem de que seu par­ti­do es­ta­rá na opo­si­ção vi­gi­an­do o cum­pri­men­to da Cons­ti­tui­ção do país, que ga­ran­te a to­dos - não im­por­ta o se­xo, a cor da pe­le ou a re­li­gião - a igual­da­de de tra­ta­men­to pe­ran­te a lei. “Eu gos­ta­ria que vo­cês se lem­bras­sem que a nos­sa cam­pa­nha nun­ca foi so­bre uma pes­soa, ou uma elei­ção, era so­bre o país que nós ama­mos, so­bre cons­truir uma Amé­ri­ca que tem es­pe­ran­ça, que é in­clu­si­va”, afir­mou.

Hil­lary agra­de­ceu à fa­mí­lia e ao apoio do pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma e fa­lou que a res­pon­sa­bi­li­da­de dos de­mo­cra­tas ago­ra é, co­mo ci­da­dãos, “con­ti­nu­ar a cons­truir uma Amé­ri­ca mais jus­ta”.

O pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma tam­bém pe­diu uni­da­de no país. Ele pa­ra­be­ni­zou Do­nald Trump e o con­vi­dou pa­ra um en­con­tro ho­je na Ca­sa Bran­ca. E afir­mou que ins­truiu sua equi­pe a ga­ran­tir uma tran­si­ção de su­ces­so pa­ra o re­pu­bli­ca­no. Oba­ma lem­brou que “não é se­gre­do” que ele e Trump têm di­fe­ren­ças sig­ni­fi­ca­ti­vas, mas que o que o país pre­ci­sa ago­ra é de um sen­so de uni­da­de, in­clu­são e res­pei­to pe­las ins­ti­tui­ções.

“Não so­mos pri­mei­ro de­mo­cra­tas ou pri­mei­ro re­pu­bli­ca­nos. So­mos pri­mei­ro ame­ri­ca­nos. To­dos que­re­mos o que é me­lhor”, dis­cur­sou. Oba­ma lem­brou su­as re­a­li­za­ções no car­go e afir­mou que sua equi­pe dei­xou um país me­lhor e mais for­te do que oi­to anos atrás.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.