Do­nald Trump en­fren­ta on­da de ma­ni­fes­ta­ções nos Es­ta­dos Uni­dos

Correio da Bahia - - Brasil Mundo -

O MURO PER­SIS­TE Nu­ma amos­tra de que a di­vi­são na so­ci­e­da­de ame­ri­ca­na per­sis­te, a on­da de pro­tes­tos ini­ci­a­da na quar­ta-fei­ra con­tra a elei­ção do re­pu­bli­ca­no Do­nald Trump pa­ra pre­si­den­tre dos Es­ta­dos Uni­dos vai con­ti­nu­ar ho­je em di­ver­sas re­giões do país. As ma­ni­fes­ta­ço­es, que têm o le­ma “Trump não é meu pre­si­den­te”, es­tão sen­do con­vo­ca­das por di­ver­sos gru­pos nas re­des so­ci­ais pa­ra as mai­o­res ci­da­des do país. A vi­o­lên­cia e o van­da­lis­mo têm cres­ci­do nes­ses atos. Au­to­ri­da­des em Por­tland, Ore­gon dis­se­ram on­tem que fi­ze­ram 26 pri­sões de­pois que pro­tes­tos na noi­te de an­te­on­tem se trans­for­ma­ram em um mo­tim. A po­lí­cia de Los An­ge­les fez 185 pri­sões an­te­on­tem, e, em Oa­kland, al­guns ma­ni­fes­tan­tes ati­ra­ram ob­je­tos na po­lí­cia.

O pre­si­den­te elei­to fez du­as de­cla­ra­ções em seu per­fil no Twit­ter so­bre as ma­ni­fes­ta­ções. Na pri­mei­ra, an­te­on­tem, dis­se que “ma­ni­fes­tan­tes pro­fis­si­o­nais, in­flu­en­ci­a­dos pe­la im­pren­sa, es­tão pro­tes­tan­do. Mui­to in­jus­to!”. Já na ma­nhã de on­tem, bai­xou o tom e dis­se que ama “o fa­to de pe­que­nos gru­pos de ma­ni­fes­tan­tes que de­mons­tram pai­xão por nos­so país. Nós to­dos va­mos nos unir e ficar or­gu­lho­sos”.

Do­nald Trump fez uma cam­pa­nha ba­se­a­da em um dis­cur­so ra­cis­ta e xe­nó­fo­bo (con­tra imi­gran­tes), sim­bo­li­za­do pe­la pro­pos­ta de ex­pul­são de imi­gran­tes ile­gais e cons­tru­ção de um muro na fron­tei­ra com o Mé­xi­co, prin­ci­pal por­ta de en­tra­da de imi­gran­tes ile­gais nos EUA. Te­ve me­nos vo­to que sua con­cor­ren­te Hil­lary Clin­ton, mas co­mo ven­ceu nos es­ta­dos com mai­or nú­me­ro de de­le­ga­dos, aca­bou vi­to­ri­o­so. As re­gras elei­to­rais ame­ri­ca­nas pre­ve­em que são os de­le­ga­dos que ele­gem o pre­si­den­te, e não o vo­to po­pu­lar.

Trump, que ado­tou um tom con­ci­li­a­dor em seus dis­cur­sos pú­bli­cos, lan­çou um si­te ofi­ci­al pa­ra o pe­río­do de tran­si­ção de po­der. Ne­le, a cons­tru­ção de um muro na fron­tei­ra dos Es­ta­dos Uni­dos com o Mé­xi­co é a pri­mei­ra das dez pro­mes­sas lis­ta­das pa­ra a imi­gra­ção.

En­tre os ou­tros pon­tos ci­ta­dos no web­si­te es­tão me­di­das de “to­le­rân­cia ze­ro pa­ra imi­gran­tes cri­mi­no­sos” e um sis­te­ma bi­o­mé­tri­co de ras­tre­a­men­to de vis­tos de en­tra­da e saí­da no país.

Ato no Co­lo­ra­do reu­niu cen­te­nas de pes­so­as que não acei­tam as pro­pos­tas do fu­tu­ro pre­si­den­te do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.