Pos­to re­for­ma­do vai be­ne­fi­ci­ar 20 mil pes­so­as

Correio da Bahia - - Mais - COLABOROU THI­A­GO FREIRE

to que já tem um mo­de­lo de ges­tão im­plan­ta­do, des­de re­ló­gio de pon­to até agen­da mé­di­ca. De­pois vai ser im­plan­ta­do gra­da­ti­va­men­te em ou­tros dis­tri­tos”, ex­pli­cou.

Ain­da se­gun­do o se­cre­tá­rio, al­gu­mas áre­as da ci­da­de ain­da não têm si­nal de in­ter­net, o que di­fi­cul­ta a in­for­ma­ti­za­ção dos ser­vi­ços. A ex­pec­ta­ti­va é de que em cer­ca de seis me­ses to­do o dis­tri­to te­nha o pron­tuá­rio ele­trô­ni­co, as­sim co­mo acon­te­ceu com o pon­to bi­o­mé­tri­co pa­ra os fun­ci­o­ná­ri­os.

ACOM­PA­NHA­MEN­TO

O no­vo sis­te­ma vai per­mi­tir que se­ja cons­ta­ta­do quan­do uma grá­vi­da fal­tar a uma con­sul­ta pré-na­tal, por exem­plo. “Va­mos ter um equi­pa­men­to no con­sul­tó­rio do mé­di­co e ou­tro no con­sul­tó­rio da en­fer­mei­ra, e is­so per­mi­te que se a pa­ci­en­te não vi­er na con­sul­ta de pré-na­tal da­que­le mês, por exem­plo, pos­sa ser cha­ma­da, ou ir até ela”, de­ta­lhou.

Pa­ra o pre­fei­to ACM Neto, a ini­ci­a­ti­va mos­tra um ca­mi­nho de mo­der­ni­da­de na saú­de mu­ni­ci­pal. “É um si­nal do que pre­ten­de­mos pa­ra o fu­tu­ro pa­ra a re­de de nos­sa ci­da­de. Com is­so, além de in­ten­si­fi­car e mo­der­ni­zar o ser­vi­ço pa­ra fa­ci­li­tar a vi­da do pro­fis­si­o­nal e so­bre­tu­do do pa­ci­en­te, nos ajuda a or­ga­ni­zar melhor a re­de, a ter um ca­das­tro mais efi­ci­en­te”, afir­mou o pre­fei­to du­ran­te o ato de en­tre­ga da no­va uni­da­de.

MAIS IN­TE­GRA­ÇÃO

Ou­tro exem­plo de fer­ra­men­ta que au­xi­lia na qua­li­da­de das in­for­ma­ções so­bre os pa­ci­en­tes já co­me­çou a ser im­plan­tan­do na re­de de saú­de, que é o sis­te­ma de va­ci­nas da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal da Saú­de.

A en­fer­mei­ra Tai­a­ne Araú­jo, que tra­ba­lha na USF da Fe­de­ra­ção, ex­pli­ca co­mo fun­ci­o­na e quais as van­ta­gens. “Se vo­cê to­mar uma va­ci­na em qual­quer pos­to, e ti­ver o Car­tão SUS, as in­for­ma­ções já fi­cam no sis­te­ma. É co­mo se fos­se um car­tão de va­ci­na on­li­ne. É óti­mo por­que mui­tas ve­zes tem gen­te que per­de o car­tão fí­si­co e não lem­bra mais as va­ci­nas que to­mou”, ex­pli­cou. A USF da Fe­de­ra­ção, en­tre­gue on­tem pe­lo pre­fei­to ACM Neto, pas­sou por uma re­for­ma que du­rou dois me­ses e pro­por­ci­o­nou uma am­pli­a­ção do aten­di­men­to. A uni­da­de con­ta ago­ra com qua­tro con­sul­tó­ri­os odon­to­ló­gi­cos, oi­to con­sul­tó­ri­os mé­di­cos (sen­do dois pa­ra aten­di­men­to gi­ne­co­ló­gi­co), sa­las de va­ci­na, de pro­ce­di­men­to e de cu­ra­ti­vos. A ca­pa­ci­da­de é de 300 aten­di­men­tos por dia e cer­ca de 20 mil pes­so­as es­tão ca­das­tra­das na Es­tra­té­gia de Saú­de da Fa­mí­lia.

Se­gun­do a ge­ren­te da uni­da­de, Ro­ber­ta Bul­los, a am­pli­a­ção da es­tru­tu­ra pos­si­bi­li­ta que as equi­pes de aten­di­men­to se­jam com­ple­tas. “An­tes não tí­nha­mos con­sul­tó­ri­os odon­to­ló­gi­cos su­fi­ci­en­tes pa­ra ter equi­pes com­ple­tas de USF”, ex­pli­cou. Ao to­do, são 59 pro­fis­si­o­nais que atu­am no pos­to, in­cluin­do os agen­tes co­mu­ni­tá­ri­os, res­pon­sá­veis por fa­zer vi­si­tas do­mi­ci­li­a­res aos pa­ci­en­tes.

Co­mo é uma USF, a uni­da­de aten­de, pri­o­ri­ta­ri­a­men­te, os mo­ra­do­res da Fe­de­ra­ção, mas tam­bém aten­de de­man­das ex­ter­nas, co­mo va­ci­nas e cu­ra­ti­vos. Com a inau­gu­ra­ção des­sa uni­da­de, o dis­tri­to Bar­ra/Rio Ver­me­lho tem to­dos os pos­tos re­for­ma­dos. A pre­vi­são é que até o fi­nal do ano, ou­tras qua­tro uni­da­des se­jam entregues pe­la pre­fei­tu­ra.

Uni­da­de de Saú­de da Fa­mí­lia (USF), na Fe­de­ra­ção, tem ca­pa­ci­da­de de aten­der até 300 pa­ci­en­tes por dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.