Um Trump man­so é so­nho de per­de­do­res

Correio da Bahia - - Mais -

Sa­ben­do-se que pou­cas pes­so­as pre­vi­ram a vi­tó­ria de Do­nald Trump na elei­ção ame­ri­ca­na, é bem mais di­fí­cil pre­ver o que ele po­de­rá fa­zer no go­ver­no. Nu­ma ho­ra des­sas, o me­lhor ne­gó­cio é pres­tar aten­ção no re­la­to de um jor­na­lis­ta que su­jou os sa­pa­tos ten­tan­do res­pon­der a es­sa per­gun­ta. O re­pór­ter Evan Os­nos foi à lu­ta e en­tre­vis­tou dú­zi­as de pes­so­as. Gen­te da equi­pe de Trump, re­pu­bli­ca­nos e es­pe­ci­a­lis­tas. Em se­tem­bro, ele pu­bli­cou um ar­ti­go na re­vis­ta New Yor­ker in­ti­tu­la­do “O pri­mei­ro man­da­to de Trump” (“Pre­si­dent Trump’s First Term”).

A ideia se­gun­do a qual Trump pro­me­teu uma coi­sa e en­tre­ga­rá ou­tra é uma ilu­são. A ta­xa de fi­de­li­da­de dos pre­si­den­tes ame­ri­ca­nos es­tá em 70%, e o fenô­me­no Dil­ma Rous­seff acon­te­ceu no Bra­sil, deu no que deu.

É pro­vá­vel que Trump não cons­trua o mu­ro do Mé­xi­co, as­sim co­mo não de­por­ta­rá 11 mi­lhões de imi­gran­tes. De­por­ta­rá mui­ta gen­te e já con­se­guiu es­pa­lhar o me­do, de­ses­ti­mu­lan­do quem pen­sa­va em emi­grar no pei­to.

Sua equi­pe tra­ba­lha com a hi­pó­te­se de en­trar ati­ran­do, co­mo fez Ro­nald Re­a­gan. Re­du­zi­rá os con­tro­les pa­ra a com­pra de ar­mas, to­ma­rá dis­tân­cia de acor­dos am­bi­en­tais e ta­ri­fá­ri­os e com­pra­rá uma boa bri­ga: ten­ta­rá aca­bar com a es­ta­bi­li­da­de dos ser­vi­do­res pú­bli­cos.

Ser­vi­ço: o ar­ti­go de Os­nos es­tá na re­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.