Com emo­ção

Correio da Bahia - - Esporte - Ro­ber­to Mi­dlej, com agên­ci­as ro­ber­to.mi­dlej@re­de­bahia.com.br

A de­ci­são do cam­pe­o­na­to de Fór­mu­la 1, que po­de­ria ter acon­te­ci­do on­tem no GP do Bra­sil, no cir­cui­to de In­ter­la­gos, em São Paulo, foi adi­a­da pa­ra a úl­ti­ma pro­va, em Abu Dha­bi, no dia 27. Com a vi­tó­ria de Lewis Ha­mil­ton, o in­glês che­gou a 355 pon­tos e ago­ra fal­tam 12 pa­ra al­can­çar o lí­der, o ale­mão Ni­co Ros­berg, que só pre­ci­sa de um 3º lu­gar pa­ra ser cam­peão.

Ha­mil­ton ven­ceu pe­la pri­mei­ra vez uma cor­ri­da no Bra­sil, che­gan­do a 52 vi­tó­ri­as na car­rei­ra. Com es­sa mar­ca, ul­tra­pas­sou o fran­cês Alain Prost. O re­cor­dis­ta é o ale­mão Mi­cha­el Schu­ma­cher, hep­ta­cam­peão, com 91 triun­fos.

O bra­si­lei­ro Fe­li­pe Nasr pon­tu­ou pe­la pri­mei­ra vez no ano, che­gan­do em no­no lu­gar, de­pois de ter lar­ga­do na pe­núl­ti­ma po­si­ção. Já Fe­li­pe Mas­sa, que fa­zia sua úl­ti­ma cor­ri­da em In­ter­la­gos - ele se apo­sen­ta no fim des­ta tem­po­ra­da -, aban­do­nou a pro­va na 48ª vol­ta, de­pois de per­der o con­tro­le na Cur­va do La­go.

De­vi­do à chu­va, a pro­va, que es­ta­va pre­vis­ta pa­ra co­me­çar às 13h, só te­ve iní­cio às 13h10, com o sa­fety car na pis­ta. As­sim que os car­ros fo­ram li­be­ra­dos, Max Vers­tap­pen ul­tra­pas­sou Ki­mi Raik­ko­nen e as­su­miu a ter­cei­ra po­si­ção. Sur­pre­sa da pro­va, Fe­li­pe Nasr, que lar­gou em pe­núl­ti­mo, em pou­cos mi­nu­tos já era o 15º. Fe­li­pe Mas­sa tam­bém su­biu po­si­ções, ao sal­tar de 13º pa­ra 11º.

Ha­mil­ton ven­ce GP que te­ve du­as pa­ra­li­sa­ções e adia de­ci­são

MAIS PA­RA­LI­SA­ÇÕES

O sa­fety car vol­tou a ser aci­o­na­do quan­do o su­e­co Mar­cus Erics­son ro­dou, ba­teu no mu­ro e pra­ti­ca­men­te blo­que­ou a en­tra­da pa­ra o pit la­ne. Lo­go de­pois que o sa­fety car saiu da pis­ta, a cor­ri­da te­ve que ser pa­ra­li­sa­da. Raik­ko­nen ba­teu e atra­ves­sou a re­ta opos­ta pe­ri­go­sa­men­te com sua Fer­ra­ri. A di­re­ção do GP do Bra­sil de­ter­mi­nou ban­dei­ra ver­me­lha.

De­pois de 35 mi­nu­tos de in­ter­rup­ção, a pro­va foi rei­ni­ci­a­da no­va­men­te com o sa­fety car. Mais uma vez, 14 mi­nu­tos de­pois, a cor­ri­da foi in­ter­rom­pi­da, por cau­sa da chu­va. A tor­ci­da pro­tes­tou e Ha­mil­ton, por rá­dio, ma­ni­fes­tou-se à equi­pe: “A pis­ta es­tá boa. Não são con­di­ções ex­tre­mas. Is­so é nor­mal”. A pro­va só foi re­to­ma­da 27 mi­nu­tos de­pois.

Sen­sa­ção do ano, Vers­tap­pen ul­tra­pas­sou Ros­berg em ma­no­bra ar­ro­ja­da e as­su­miu a se­gun­da po­si­ção. Um dos mo­men­tos mais in­te­res­san­tes foi a bri­ga pe­lo sex­to lu­gar en­tre Nasr e Vet­tel. O bra­si­lei­ro, que fez óti­ma cor­ri­da, con­se­guiu se­gu­rar o ale­mão te­tra­cam­peão mun­di­al por al­gu­mas vol­tas, mas foi su­pe­ra­do na 46.

Ha­mil­ton cru­zou a lar­ga­da após três ho­ras de pro­va, 11 se­gun­dos à fren­te de Ros­berg, que che­gou em se­gun­do. Vers­tap­pen ter­mi­nou em ter­cei­ro.

Cor­ri­da em In­ter­la­gos foi mar­ca­da por pa­ra­li­sa­ções por cau­sa da chu­va e de aci­den­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.