Trump afir­ma que vai de­por­tar 3 mi­lhões de imi­gran­tes ile­gais

Correio da Bahia - - Mundo -

ES­TA­DOS UNI­DOS Os pri­mei­ros a ir em­bo­ra se­rão até três mi­lhões de imi­gran­tes ile­gais e com fi­cha cri­mi­nal. É as­sim que o pre­si­den­te elei­to Do­nald Trump, pre­ten­de co­me­çar seu pla­no de de­por­ta­ção em mas­sa de es­tran­gei­ros que es­tão nos Es­ta­dos Uni­dos sem au­to­ri­za­ção, após to­mar pos­se. “O que es­ta­mos fa­zen­do é pe­gar os cri­mi­no­sos e os que te­nham an­te­ce­den­tes cri­mi­nais, tra­fi­can­tes (...), pro­va­vel­men­te dois ou três mi­lhões de pes­so­as que va­mos ti­rar do país ou pren­der”, dis­se em en­tre­vis­ta ao pro­gra­ma de TV 60 Mi­nu­tes, da CBS, pro­gra­ma­do pa­ra ao ar na noi­te de on­tem no país.

O dis­cur­so du­ro com imi­gran­tes era o au­ge da em­pol­ga­ção em seus co­mí­ci­os, quan­do a mul­ti­dão bra­da­va: “Cons­trua o mu­ro!”. Du­ran­te a cam­pa­nha, Trump pro­me­teu re­pe­ti­das ve­zes que pas­sa­rá pa­ra o Mé­xi­co a con­ta pe­lo mu­ro na fron­tei­ra. O país vi­zi­nho diz que não fa­rá is­so. A pro­mes­sa de er­guer uma bar­rei­ra na di­vi­sa com o Mé­xi­co, con­tu­do, foi re­la­ti­vi­za­da na en­tre­vis­ta . Trump ago­ra se diz dis­pos­to a ins­ta­lar gra­des ou cercas em vez do “lin­do e al­to mu­ro”, com até 15 me­tros de al­tu­ra, que de­fen­deu na cam­pa­nha. “Sou mui­to bom nis­so, se cha­ma cons­tru­ção”, afir­mou o em­pre­sá­rio do se­tor imo­bi­liá­rio. Só após ex­pul­sar a le­va cri­mi­nal ele pen­sa­rá no que fa­zer com “as pes­so­as in­crí­veis” que vi­vem nos EUA sem fi­cha cor­ri­da, mas ile­gal­men­te, afir­mou. Uma mu­dan­ça e tan­to de tom, da­do que

Trump anun­ci­ou sua can­di­da­tu­ra mas­sa­cran­do me­xi­ca­nos: “Eles tra­zem dro­gas, cri­mes, são es­tu­pra­do­res e al­guns, pre­su­mo, bo­as pes­so­as”. No mes­mo dia, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, o tam­bém re­pu­bli­ca­no Paul Ryan, afir­mou que Trump não pla­ne­ja mon­tar uma “for­ça” pa­ra ca­çar imi­gran­tes em su­as ca­sas. “De­ve­mos acal­mar as pes­so­as: es­te não é nos­so fo­co. Nos­so fo­co é pro­te­ger a fron­tei­ra”, dis­se.

Na úl­ti­ma se­ma­na, Trump deu uma en­tre­vis­ta ao jor­nal The Wall Stre­et Jour­nal, na qual re­co­nhe­ce que par­tes do sis­te­ma de saú­de cri­a­do pe­lo pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma, o Oba­ma­ca­re, po­dem ser man­ti­das, em­bo­ra ti­ves­se pro­me­ti­do en­ter­rar o pro­je­to as­sim que to­mas­se pos­se.

En­quan­to is­so, se­guem os pro­tes­tos con­tra e elei­ção de Do­nald Trump em to­do o país. Em Por­tland, que tem si­do pal­co dos atos mais vi­o­len­tos, 19 pes­so­as fo­ram pre­sas na noi­te de sá­ba­do após con­fron­tos com a po­lí­cia. Em No­va York, o ci­ne­as­ta Mi­cha­el Mo­o­re en­trou no edi­fí­cio Trump Tower de Ma­nhat­tan pa­ra ten­tar fa­lar com o pre­si­den­te elei­to, mas agen­tes do ser­vi­ço se­cre­to lhe im­pe­di­ram de su­bir até os es­cri­tó­ri­os do mag­na­ta no­va-ior­qui­no.

Ma­ni­fes­tan­tes con­trá­ri­os a Do­nald Trump vão às ru­as nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.