Even­to do TJBA ofe­re­ce des­con­tos pa­ra dí­vi­das co­bra­das ju­di­ci­al­men­te

Correio da Bahia - - Economia -

CONCILIAÇÃO A Se­ma­na da Conciliação do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça da Bahia (TJBA) co­me­ça ama­nhã em to­do o es­ta­do. Tra­ta-de de uma opor­tu­ni­da­de pa­ra quem tem dé­bi­tos co­bra­dos em pro­ces­sos ju­di­ci­ais, in­cluin­do de pa­ga­men­to de im­pos­tos co­mo o IPTU e o ICMS. Se­gun­do a as­ses­so­ria de co­mu­ni­ca­ção da Se­cre­ta­ria da Fazenda do Es­ta­do da Bahia, os des­con­tos pa­ra o pa­ga­men­to de dí­vi­das com o ICMS po­dem che­gar a até 70% em ju­ros e mul­tas ca­so o dé­bi­to se­ja qui­ta­do em parcela úni­ca. Mais de seis mil pro­ces­sos de co­bran­ça ju­di­ci­al do ICMS es­tão in­cluí­dos no even­to. Os con­tri­buin­tes em dí­vi­da com o es­ta­do de­vem com­pa­re­cer à se­de do TJ, no CAB, ou a ou­tras uni­da­des da Jus­ti­ça em to­da a Bahia. A conciliação, nes­ses ca­sos, te­rá o acom­pa­nha­men­to da Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral do Es­ta­do (PGE) co­mo re­pre­sen­tan­te do governo. Até a última sex­ta, um to­tal de 31.817 ações es­ta­vam ins­cri­tas pa­ra par­ti­ci­par da se­ma­na. O ob­je­ti­vo do TJBA é vol­tar a con­quis­tar o pri­mei­ro lu­gar na­ci­o­nal em con­ci­li­a­ções, o que acon­te­ceu em qua­tro opor­tu­ni­da­des. Sal­va­dor, Ala­goi­nhas, Vi­tó­ria da Con­quis­ta e Ita­be­ra­ba são as co­mar­cas com mai­or nú-

Quan­do de ama­nhã (quar­ta, 16/11) até o pró­xi­mo dia 25.

On­de Na se­de do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça, no CAB, em Sal­va­dor, e nas uni­da­des da Jus­ti­ça em me­ro de pro­ces­sos ins­cri­tos. Em 2015, o es­ta­do re­a­li­zou 36.886 acor­dos, 1.101 a mais que em 2014, com 35.785. No ran­king do Conselho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ), a Bahia fi­cou em se­gun­do lu­gar em nú­me­ro de acor­dos re­a­li­za­dos, en­tre os tri­bu­nais de Jus­ti­ça. O va­lor das ho­mo­lo­ga­ções foi de R$ 222,22 mi­lhões. Em 2014, o es­ta­do fi­cou em pri­mei­ro lu­gar.

Van­ta­gem Nes­tes di­as se­rá pos­sí­vel op­tar pe­la me­lhor for­ma de pa­ga­men­to de dé­bi­tos que cons­tam de pro­ces­sos em tra­mi­ta­ção na Jus­ti­ça. Os des­con­tos em ju­ros e mul­tas po­dem che­gar a 70%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.