Es­por­te

Correio da Bahia - - Vida - Mi­ro Pal­ma, com agên­ci­as mi­ro.pal­ma@re­de­bahia.com.br

A vi­tó­ria com au­to­ri­da­de so­bre a Ar­gen­ti­na no Mi­nei­rão va­leu a ma­nu­ten­ção da Se­le­ção Bra­si­lei­ra no to­po da clas­si­fi­ca­ção das Eli­mi­na­tó­ri­as e tam­bém man­te­ve Ti­te na bri­ga por uma mar­ca his­tó­ri­ca en­tre téc­ni­cos da equi­pe na­ci­o­nal. Com cin­co vi­tó­ri­as em cin­co par­ti­das, o trei­na­dor po­de­rá al­can­çar ho­je, con­tra o Pe­ru, às 23h15, em Li­ma, o re­cor­de es­ta­be­le­ci­do por João Sal­da­nha em 1969, que na oca­sião ven­ceu seis ve­zes se­gui­das nas Eli­mi­na­tó­ri­as ga­ran­tin­do clas­si­fi­ca­ção do Bra­sil pa­ra o Mun­di­al de 1970.

Na­que­la épo­ca, as se­le­ções sul-ame­ri­ca­nas eram di­vi­di­das em gru­pos. O Bra­sil fi­cou no Gru­po 2, ao la­do de Colôm­bia, Ve­ne­zu­e­la e Pa­ra­guai. Os jo­gos eram de ida e vol­ta e a equi­pe co­man­da­da por Sal­da­nha ven­ceu to­dos os jo­gos pe­las Eli­mi­na­tó­ri­as. Fo­ram 23 gols mar­ca­dos, com uma mé­dia de 3,8 por par­ti­da.

Ti­te as­su­miu o Bra­sil em ju­nho des­te ano, após a Se­le­ção fra­cas­sar na Copa Amé­ri­ca Cen­te­ná­rio, dis­pu­ta­da nos Es­ta­dos Uni­dos, e ser eli­mi­na­da jus­ta­men­te pe­lo Pe­ru, ri­val de ho­je. À épo­ca, a equi­pe ocu­pa­va a sex­ta co­lo­ca­ção das Eli­mi­na­tó­ri­as - fo­ra, por­tan­to, da zo­na de clas­si­fi­ca­ção à Copa do Mun­do de 2018, na Rús­sia. Des­de en­tão, o trei­na­dor co­man­dou o Bra­sil em cin­co par­ti­das e mes­mo sem ter con­se­gui­do re­a­li­zar um úni­co amis­to­so e ten­do pou­cos di­as pa­ra trei­nar com os con­vo­ca­dos na mé­dia, são três trei­nos por ro­da­da -, Ti­te con­se­guiu le­var o ti­me à pri­mei­ra po­si­ção com 100% de apro­vei­ta­men­to.

A Se­le­ção mar­cou 15 gols mé­dia de três por jo­go - e so­freu ape­nas um. Com es­sa sequên­cia, uma vi­tó­ria di­an­te do Pe­ru pra­ti­ca­men­te sa­cra­men­ta a clas­si­fi­ca­ção bra­si­lei­ra pa­ra o Mun­di­al da Rús­sia, al­go que até cin­co ro­da­das atrás era apon­ta­do co­mo di­fí­cil pe­lo pró­prio Ti­te. Nas en­tre­vis­tas, o técnico pro­cu­ra re­la­ti­vi­zar sua im­por­tân­cia pa­ra a equi­pe, di­vi­din­do os lou­ros com co­le­gas da co­mis­são téc­ni­ca e, prin­ci­pal­men­te, com os jo­ga­do­res. “Eu não es­pe­ra­va es­se de­sem­pe­nho, foi aci­ma do es­pe­ra­do”, afir­mou o trei­na­dor.

Ti­tu­lar e em boa fa­se com a ca­mi­sa ver­de e ama­re­la, o go­lei­ro Alis­son co­me­mo­ra o mo­men­to vi­vi­do pe­lo gru­po de jo­ga­do­res. “Ho­je o futebol se ba­seia mui­to em nú­me­ros, em re­sul­ta­dos, en­tão os nú­me­ros es­tão a nos­so fa­vor, tan­to no se­tor ofen­si­vo co­mo no de­fen­si­vo. A gen­te tem que tra­ba­lhar da mes­ma ma­nei­ra que vi­e­mos tra­ba­lhan­do, is­so é um mé­ri­to nos­so, do Ti­te, que vem nos aju­dan­do mui­to. Te­mos que se­guir con­cen­tra­dos jo­go a jo­go pa­ra se­guir me­lho­ran­do os nú­me­ros”, dis­se.

TI­ME DE­FI­NI­DO

Mes­mo com pou­co tem­po, o ti­me já ga­nhou um pa­drão tá­ti­co e es­tá es­ca­la­do pa­ra o du­e­lo di­an­te dos pe­ru­a­nos. A úni­ca mu­dan­ça em re­la­ção à vi­tó­ria por 3x0 so­bre a Ar­gen­ti­na é a en­tra­da de Fi­li­pe Luís no lu­gar de Mar­ce­lo, que es­tá sus­pen­so. Fá­bio San­tos, jo­ga­dor do Atlé­ti­co Mi­nei­ro, foi con­vo­ca­do e fi­ca­rá co­mo op­ção no banco. Com is­so, a equi­pe en­tra­rá em cam­po no es­que­ma 4-1-4-1, com Alis­son, Da­ni­el Al­ves, Mar­qui­nhos, Mi­ran­da e Fi­li­pe Luís, Fer­nan­di­nho, Pau­li­nho, Re­na­to Au­gus­to, Phi­lip­pe Cou­ti­nho e Ney­mar; Gabriel Je­sus.

Au­tor de um gol con­tra os ar­gen­ti­nos, o vo­lan­te Pau­li­nho não es­pe­ra vi­da fá­cil con­tra o Pe­ru, que vem de vi­tó­ria por 4x1 fo­ra de ca­sa, di­an­te do Pa­ra­guai. “Sa­be­mos da di­fi­cul­da­de que va­mos en­fren­tar. Acre­di­to que se­ja uma par­ti­da mui­to trun­ca­da e a com­pe­ti­ção vai ser gran­de. Es­ta­mos pre­pa­ra­dos pa­ra is­so. Es­ta­mos fa­zen­do um gran­de tra­ba­lho, com mui­ta con­fi­an­ça e sa­be­mos que po­de­mos che­gar, fa­zer um gran­de jo­go e bus­car uma vi­tó­ria”, deu o re­ca­do.

Em Li­ma, Bra­sil en­ca­ra o Pe­ru pa­ra man­ter a li­de­ran­ça das Eli­mi­na­tó­ri­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.