Ro­dri­go Maia e o Cen­trão fa­zem guer­ra de pa­re­ce­res so­bre re­e­lei­ção

Correio da Bahia - - Brasil -

C­MA­RA O gru­po do pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), e o Cen­trão – blo­co in­for­mal de 13 par­ti­dos li­de­ra­do por

PP, PSD e PTB – vão fa­zer uma guer­ra de pa­re­ce­res ju­rí­di­cos so­bre a per­mis­são ou ve­to à re­e­lei­ção do par­la­men­tar flu­mi­nen­se ao co­man­do da Ca­sa, em fe­ve­rei­ro de 2017. On­tem, li­de­ran­ças do Cen­trão apre­sen­ta­ram pa­re­cer da con­sul­to­ria téc­ni­ca da Câ­ma­ra que diz que Maia não po­de ten­tar se re­e­le­ger. O ar­gu­men­to é de que os ar­ti­gos 57 da Cons­ti­tui­ção Fe­de­ral e 5º do Re­gi­men­to In­ter­no da Ca­sa, que ve­dam re­e­lei­ção de pre­si­den­tes na mes­ma le­gis­la­tu­ra, tam­bém se apli­cam àque­les elei­tos pa­ra man­da­to-tam­pão, co­mo Maia, elei­to pa­ra man­da­to de 7 me­ses, após Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ) re­nun­ci­ar ao car­go na me­sa di­re­to­ra.

O pa­re­cer de seis pá­gi­nas, ini­ci­al­men­te no­ti­ci­a­do pe­lo jor­nal Fo­lha de S. Pau­lo, foi emi­ti­do em 1º de ju­lho des­te ano e é as­si­na­do pe­la as­ses­so­ra téc­ni­ca-ju­rí­di­ca da Câ­ma­ra Ra­fa­e­la Li­ma San­tos de Bar­ros. Ele foi en­co­men­da­do pe­lo en­tão se­cre­tá­rio-ge­ral da Me­sa Di­re­to­ra, Sil­vio Ave­li­no, ho­mem de con­fi­an­ça de Cu­nha, o qual, em­bo­ra es­ti­ves­se afas­ta­do da pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra na épo­ca, ain­da man­ti­nha in­fluên­cia na Ca­sa. “Es­se pa­re­cer for­ta­le­ce mui­to a po­si­ção de que ele (Maia) não po­de dis­pu­tar re­e­lei­ção e que is­so é um ca­suís­mo que não ca­be”, afir­mou o lí­der do PTB na Câ­ma­ra, Jo­vair Aran­tes (GO), um dos no­mes do Cen­trão pa­ra a dis­pu­ta. “Co­mo per­ce­be­mos, é ques­ti­o­ná­vel sob o pris­ma ju­rí­di­co-cons­ti­tu­ci­o­nal a pos­si­bi­li­da­de de re­e­lei­ção nes­se ca­so con­cre­to”, dis­se o Ro­gé­rio Ros­so (DF), lí­der do PSD e ou­tro no­me do Cen­trão. O atu­al pre­si­den­te, Ro­gri­go Maia, por sua vez, pre­ten­de con­tes­tar o do­cu­men­to da área ju­rí­di­ca da Câ­ma­ra com ba­se em ou­tros pa­re­ce­res. O prin­ci­pal foi ela­bo­ra­do pe­lo ad­vo­ga­do e pro­fes­sor da USP He­le­no Torres. No pa­re­cer, de 46 pá­gi­nas, en­co­men­da­do ofi­ci­al­men­te pe­lo de­pu­ta­do Jar­bas Vas­con­ce­los (PMDB-PE), o ad­vo­ga­do sus­ten­ta que o atu­al pre­si­den­te da Ca­sa po­de ten­tar re­e­lei­ção, pois a ve­da­ção exis­te ape­nas pa­ra pre­si­den­tes elei­tos no pri­mei­ro bi­ê­nio pa­ra man­da­to com­ple­to.

No do­cu­men­to, Torres afir­ma que o Ar­ti­go 57 da Cons­ti­tui­ção proí­be re­con­du­ção pa­ra o mes­mo car­go, “de mo­do ex­pres­so e ta­xa­ti­vo”, ape­nas pa­ra mem­bros da Me­sa Di­re­to­ra elei­tos no pri­mei­ro ano da le­gis­la­tu­ra, pa­ra man­da­to de dois anos. “Co­mo não exer­ceu o man­da­to de 2 anos, a par­tir do pri­mei­ro ano da le­gis­la­tu­ra, e tam­pou­co foi elei­to com os de­mais mem­bros pa­ra a Me­sa, re­sul­ta­rá em pu­ro ar­bí­trio que­rer apli­car o Art. 57”, diz .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.