Es­co­la téc­ni­ca trans­for­ma vi­da de jo­vens agri­cul­to­res

Correio da Bahia - - Mais -

Mui­ta coi­sa mu­dou na vi­da de João Jo­a­quim Ri­bei­ro de Me­lo, 16 anos, des­de 2014, quan­do ele in­gres­sou no Curso Téc­ni­co em Agro­pe­cuá­ria In­te­gra­do ao En­si­no Mé­dio, da Ca­sa Fa­mi­li­ar Ru­ral, no mu­ni­cí­pio de Pre­si­den­te Tan­cre­do Ne­ves (CFR-PTN), na re­gião do Bai­xo Sul. Uma de­las foi o va­lor do pa­trimô­nio da fa­mí­lia do jo­vem, que é filho de agri­cul­to­res e es­tá no 3º ano do curso. Com área de 26 hec­ta­res (equi­va­len­te a 26 cam­pos de fu­te­bol), a pro­pri­e­da­de dos Ri­bei­ro de Me­lo ho­je va­le cer­ca de R$ 120 mil, o do­bro dos R$ 60 mil que va­lia an­tes do pro­je­to ela­bo­ra­do pe­lo ga­ro­to.

“Meu pro­je­to foi de se­te hec­ta­res de aba­ca­xi e dois de ba­na­na-da-ter­ra”, con­ta João Jo­a­quim. O jo­vem agri­cul­tor se re­fe­re ao Pla­no de Ação apre­sen­ta­do pe­los alu­nos no pri­mei­ro ano e im­ple­men­ta­do ao lon­go do pe­río­do de for­ma­ção. A Ca­sa Fa­mi­li­ar en­tra com o su­por­te téc­ni­co, co­nhe­ci­men­to e tec­no­lo­gia.

Cri­a­da há 14 anos, re­co­nhe­ci­da pe­lo Con­se­lho Es­ta­du­al de Edu­ca­ção e apoi­a­da pe­la Fun­da­ção Ode­bre­cht, a Ca­sa Fa­mi­li­ar Ru­ral ga­ran­te aos es­tu­dan­tes uma edu­ca­ção téc­ni­ca com­ple­ta­men­te vol­ta­da à agri­cul­tu­ra. Cer­ca de 600 jo­vens dis­pu­tam uma das cem va­gas da es­co­la, que fun­ci­o­na na Fa­zen­da No­vo Ho­ri­zon­te e ado­ta a me­to­do­lo­gia de al­ter­nân­cia. Di­vi­di­dos em três tur­mas, do 1º ao 3º ano, os alu­nos pas­sam uma se­ma­na na es­co­la e du­as em ca­sa, com a fa­mí­lia. “Os es­tu­dan­tes in­te­res­sa­dos pre­en­chem uma fi­cha de ins­cri­ção, pas­sam por en­tre­vis­tas pre­sen­ci­ais e vi­si­tas dos edu­ca- do­res”, ex­pli­ca o di­re­tor da es­co­la, Qui­o­nei Araújo.

Eles têm au­las de pre­pa­ra­ção do so­lo e ou­tras téc­ni­cas agrí­co­las, além de em­pre­en­de­do­ris­mo e dis­ci­pli­nas co­mo Por­tu­guês e Ma­te­má­ti­ca, mi­nis­tra­das por zo­o­tec­nis­tas, en­ge­nhei­ros agrá­ri­os e do­cen­tes com gra­du­a­ção com­ple­men­tar em Ci­ên­ci­as Agrá­ri­as. João Jo­a­quim já é um dos 375 agri­cul­to­res que ven­dem su­as mer­ca­do­ri­as na Co­o­pe­ra­ti­va de Pro­du­to­res Ru­rais de Pre­si­den­te Tan­cre­do Ne­ves (Co­o­pa­tan), lo­ca­li­za­da na ci­da­de, e que dis­tri­bui pa­ra to­do o estado, o que tor­na mais fá­cil a co­mer­ci­a­li­za­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.