Dá gos­to de ver

Correio da Bahia - - Esporte - Mi­ro Palma mi­ro.palma@re­de­bahia.com.br

Du­as se­le­ções ani­ma­das após ven­ce­rem na rodada pas­sa­da. O en­con­tro en­tre Pe­ru e Bra­sil, em Li­ma, pro­me­tia ser mui­to dis­pu­ta­do. Mas a Se­le­ção fez fi­car fá­cil. No fim, a equi­pe ver­de e ama­re­la ven­ceu com tran­qui­li­da­de: 2x0. O ti­me se­gue na li­de­ran­ça das Eli­mi­na­tó­ri­as Sul-Ame­ri­ca­nas pa­ra a Co­pa de 2018, com 27 pon­tos em 12 ro­da­das dis­pu­ta­das.

An­tes da bo­la ro­lar, o re­tros­pec­to mos­tra­va uma van­ta­gem gran­de pa­ra os bra­si­lei­ros. Em 42 jo­gos na his­tó­ria, fo­ram 29 triun­fos, no­ve em­pa­tes e ape­nas qua­tro der­ro­tas, com 88 gols mar­ca­dos e 29 so­fri­dos. Qual­quer ou­tro re­sul­ta­do di­fe­ren­te da vi­tó­ria po­de­ria ser con­si­de­ra­do ze­bra.

Pre­ci­san­do do triun­fo, o Pe­ru foi pra ci­ma do Bra­sil des­de o iní­cio. Com ape­nas se­te mi­nu­tos, um sus­to. Car­ril­lo ta­be­lou com Cu­e­va e saiu na ca­ra de Alis­son. O meia deu um to­que no can­to e a bo­la ba­teu no pé da tra­ve e saiu. Sor­te.

De­pois, a res­pos­ta veio com Pau­li­nho, num bom chu­te ras­tei­ro de fo­ra da área, exi­gin­do a de­fe­sa de Cal­le­se. Em se­gui­da, Re­na­to Au­gus­to che­gou na li­nha de fun­do e cru­zou pa­ra Ga­bri­el Je­sus que, por um triz, não ca­be­ce­ou pa­ra o gol den­tro da pe­que­na área.

Aos pou­cos, o Bra­sil pas­sou a to­car a bo­la e ter mais pre­sen­ça no cam­po rival. Os pe­ru­a­nos sen­ti­ram e aca­ba­ram re­cu­an­do mais, com o ob­je­ti­vo de jo­gar no con­tra-ata­que. O jo­go se­guiu equi­li­bra­do, mas sem chan­ces cla­ras de gol. O 0x0 per­sis­tiu até o api­to do árbitro pa­ra o in­ter­va­lo.

De­pois da chu­vei­ra­da, o panorama do iní­cio do jo­go se re­pe­tiu, com os pe­ru­a­nos ten­tan­do pres­si­o­nar de qual­quer jei­to. As jo­ga­das mais pe­ri­go­sas apa­re­ci­am com dois jo­ga­do­res que atu­am no fu­te­bol bra­si­lei­ro: Cu­e­va (São Pau­lo) e Gu­er­re­ro (Fla­men­go).

As­sim co­mo nos 45 mi­nu­tos ini­ci­ais, o Bra­sil sou­be se­gu­rar o ím­pe­to do ad­ver­sá­rio. Com Cou­ti­nho ins­pi­ra­do, era ques­tão de tem­po pa­ra o ze­ro sair do pla­car.

E o ten­to saiu aos 12 mi­nu­tos, em uma jo­ga­da ines­pe­ra­da. Cou­ti­nho, na en­tra­da da gran­de área, ten­tou o chu­te e foi tra­va­do pe­la za­ga. A bo­la es­pir­ra­da so­brou pa­ra Ga­bri­el Je­sus, li­vre, ba­ter de cha­pa, no al­to, sem chan­ces pa­ra o go­lei­ro Gal­le­se. Foi o quin­to gol de­le em seis par­ti­das com a se­le­ção prin­ci­pal. E só tem 19 anos...

Com au­to­ri­da­de, o ti­me de Ti­te ain­da cri­ou ou­tras opor­tu­ni­da­des. Ney­mar man­dou uma bo­la no tra­ves­são. Lo­go de­pois, mais um gol. Ga­bri­el Je­sus fez óti­ma jo­ga­da, fin­giu o chu­te e deu bom pas­se pa­ra Re­na­to Au­gus­to, que só ti­rou do go­lei­ro e cor­reu pa­ra co­me­mo­rar. Sex­ta vi­tó­ria em seis jo­gos sob o co­man­do de Ti­te. Tá bom ou quer mais?

No úl­ti­mo jo­go do ano, Bra­sil ven­ce o Pe­ru e se iso­la mais na li­de­ran­ça

SÓ EM 2017

Es­se foi o úl­ti­mo com­pro­mis­so do ano pa­ra a Se­le­ção Bra­si­lei­ra, que só vol­ta a cam­po no dia 23 de mar­ço de 2017, quan­do en­fren­ta­rá o Uru­guai, fo­ra de ca­sa. Os ri­vais não te­rão o ata­can­te Suá­rez, cra­que do ti­me, que es­tá sus­pen­so.

Pe­ru

Bra­sil Alis­son, Daniel Al­ves, Mar­qui­nhos, Mi­ran­da e Fi­li­pe Luís; Fer­nan­di­nho, Pau­li­nho, Re­na­to Au­gus­to, Phi­lip­pe Cou­ti­nho (Dou­glas Cos­ta) e Ney­mar; Ga­bri­el Je­sus (Wil­li­an) Téc­ni­co Ti­te

Es­tá­dio Na­ci­o­nal, em Li­ma

Gols Ga­bri­el Je­sus, aos 12, e Re­na­to Au­gus­to, aos 33 mi­nu­tos do 2º tem­po

Car­tão ama­re­lo Loyo­la e Cu­e­va (Pe­ru); Re­na­to Au­gus­to (Bra­sil) Árbitro Wil­mar Rol­dán, au­xi­li­a­do por Cris­ti­an de la Cruz e John Ale­xan­der (trio da Colôm­bia)

Cou­ti­nho ten­ta es­ca­par da mar­ca­ção de Car­ril­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.