LÍ­DER NAS EX­POR­TA­ÇÕES BAI­A­NAS

Correio da Bahia - - Mais -

No ano pas­sa­do, o com­ple­xo de so­ja e de­ri­va­dos di­vi­diu com o seg­men­to Pa­pel e Ce­lu­lo­se a li­de­ran­ça na pau­ta de ex­por­ta­ções da Bahia. Mas es­te ano, a se­ca e a me­nor de­man­da glo­bal por com­mo­di­ti­es, com a con­se­quen­te que­da dos pre­ços, fi­ze­ram as ex­por­ta­ções da ca­deia da so­ja so­fre­rem uma que­da de 34% nas ven­das e de

24,4% no vo­lu­me em­bar­ca­do no pe­río­do jan/set-2016. O com­ple­xo da so­ja per­deu po­si­ção e fi­cou em 4º lu­gar no ran­king das ex­por­ta­ções, qua­se no mes­mo mon­tan­te das ven­das de pro­du­tos me­ta­lúr­gi­cos. As ex­por­ta­ções de pa­pel e ce­lu­lo­se tam­bém caí­ram 24%, fi­can­do no se­gun­do pos­to, e o seg­men­to quí­mi­co/pe­troquí­mi­co pas­sou a li­de­rar a pau­ta de ex­por­ta­ções bai­a­nas. Co­mo des­ta­ques po­si­ti­vos, apa­re­cem as ex­por­ta­ções de ca­cau, que cres­ce­ram 21%, e de au­to­mó­veis, que após su­ces­si­vas que­das, apre­sen­ta­ram um pe­que­no cres­ci­men­to de cer­ca de 3% em re­la­ção ao mes­mo pe­río­do do ano an­te­ri­or.

As in­for­ma­ções são da Co­or­de­na­ção de Co­mér­cio Ex­te­ri­or da SEI – Su­pe­rin­ten­dên­cia de Es­tu­dos Econô­mi­cos e So­ci­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.