Pre­fei­to anun­cia di­re­to­ria pa­ra cui­dar só do Cen­tro His­tó­ri­co

Correio da Bahia - - Mais -

Du­ran­te a re­a­ber­tu­ra da Igre­ja de São Do­min­gos Gus­mão, no Ter­rei­ro de Je­sus, o pre­fei­to ACM Ne­to anun­ci­ou a cri­a­ção de uma di­re­to­ria que vai cui­dar, ex­clu­si­va­men­te, do Cen­tro His­tó­ri­co, a par­tir de ja­nei­ro de 2017. A di­vi­são vai fun­ci­o­nar den­tro da es­tru­tu­ra da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Cul­tu­ra e Tu­ris­mo (Se­cult).

A pro­pos­ta da di­re­to­ria se­rá en­ca­mi­nha­da à Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, no pro­je­to de re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va da pre­fei­tu­ra. Se­gun­do Ne­to, a no­va di­re­to­ria vai di­a­lo­gar com os go­ver­nos es­ta­du­al e fe­de­ral e tem co­mo ob­je­ti­vo de­sen­vol­ver a re­gião.

“As ações no Cen­tro His­tó­ri­co têm que ser con­jun­tas e trans­ver­sais. É pre­ci­so des­ta­car a res­pon­sa­bi­li­da­de de ór­gãos co­mo o Ins­ti­tu­to do Pa­trimô­nio His­tó­ri­co e Ar­tís­ti­co Na­ci­o­nal, o go­ver­no do es­ta­do, por meio do Ins­ti­tu­to do Pa­trimô­nio Ar­tís­ti­co e Cul­tu­ral da Bahia, e tam­bém da pre­fei­tu­ra. E tu­do da­qui­lo que de­pen­der da pre­fei­tu­ra te­rá o cui­da­do ne­ces­sá­rio, pois a re­gião pre­ci­sa ser va­lo­ri­za­da”.

Ain­da se­gun­do Ne­to, ou­tras obras se­rão inau­gu­ra­das nos pró­xi­mos me­ses e vão per­mi­tir que Sal­va­dor se­ja “uma ci­da­de mais in­te­res­san­te pa­ra o mo­ra­dor e pa­ra os tu­ris­tas”.

A di­re­to­ria te­rá co­mo mis­são ela­bo­rar po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra o lo­cal, sen­do du­as li­nhas de atu­a­ção. Um dos se­to­res se­rá mais ope­ra­ci­o­nal e vai ser res­pon­sá­vel por co­or­de­nar as ações, co­mo o pro­je­to Pe­lou­ri­nho Dia & Noi­te. “Vai ter ba­si­ca­men­te dois bra­ços: um bra­ço ope­ra­ci­o­nal, que vai co­or­de­nar to­das as ações, co­mo o Pe­lou­ri­nho Dia & Noi­te, que es­ta­va sol­to, e do ou­tro la­do vai ter in­cum­bên­cia de de­sen­vol­ver pla­nos e pro­je­tos, com o go­ver­no do es­ta­do, go­ver­no fe­de­ral, em­pre­sá­ri­os e mo­ra­do­res, que se­ja uma in­du­to­ra de po­lí­ti­cas per­ma­nen­tes”.

Além dis­so, ACM Ne­to anun­ci­ou que a pre­fei­tu­ra es­tá ela­bo­ran­do o pro­je­to Re­vi­ta­li­zar, vol­ta­do tam­bém pa­ra o Cen­tro His­tó­ri­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.