Ques­tão de ne­ces­si­da­de

Correio da Bahia - - Esporte - Da­ni­e­la Le­o­ne da­ni­e­la.le­o­ne@re­de­bahia.com.br

O uni­for­me usa­do na Pa­ra­lim­pía­da Rio-2016 não vai mais fa­zer par­te do gu­ar­da-rou­pa da me­da­lhis­ta pa­ra­lím­pi­ca bai­a­na Verô­ni­ca Al­mei­da. Por ne­ces­si­da­de, a re­cor­da­ção da noi­te de aber­tu­ra do even­to fi­ca­rá ape­nas na me­mó­ria. A na­da­do­ra es­tá ri­fan­do a ves­ti­men­ta pa­ra ar­re­ca­dar di­nhei­ro pa­ra um tra­ta­men­to mé­di­co que pre­ci­sa re­a­li­zar com ur­gên­cia, na Fran­ça.

“Pra mim a rou­pa tem um gran­de sig­ni­fi­ca­do, mas é por is­so mes­mo que a gen­te es­tá ri­fan­do. Mi­nha vi­da é mui­to mais im­por­tan­te do que o pró­prio uni­for­me”, afir­ma Verô­ni­ca, 41 anos, mãe dos gê­me­os Mar­ce­lo e Bi­an­ca, de 11 anos.

Ca­dei­ran­te, Verô­ni­ca so­fre da Sín­dro­me de Eh­lers-Dan­los des­de 2007. A do­en­ça é de­ge­ne­ra­ti­va, pro­gres­si­va e não tem cu­ra. Há 11 di­as, ela te­ve uma pi­o­ra e es­tá na ca­ma, sem mo­vi­men­to e sen­si­bi­li­da­de.

“Os mé­di­cos aqui não com­pre­en­dem mui­to da do­en­ça e pe­di­ram que eu vol­tas­se com ur­gên­cia pra Pa­ris ain­da es­te mês”, ex­pli­ca a atle­ta, que no ano pas­sa­do en­trou pa­ra o Li­vro dos Re­cor­des co­mo a mu­lher mais rá­pi­da do mun­do a com­ple­tar a tra­ves­sia Sal­va­dor-Mar Gran­de no na­do bor­bo­le­ta com um úni­co bra­ço. “Já fa­ço es­se tra­ta­men­to fo­ra do país há no­ve anos. São os me­di­ca­men­tos que me dei­xam bem. Só que is­so tem um cus­to mui­to ele­va­do”.

RI­FA

Verô­ni­ca pre­ci­sa ar­re­ca­dar R$ 20 mil. Ca­da bi­lhe­te da ri­fa cus­ta R$ 10 e o uni­for­me da aber­tu­ra da Pa­ra­lim­pía­da do Rio-2016 se­rá sor­te­a­do no dia 7 de de­zem­bro, pe­la Lo­te­ria Fe­de­ral. Quem qui­ser com­prar a ri­fa e aju­dar de­ve en­trar em con­ta­to com Da­ni­e­la Sam­paio atra­vés do te­le­fo­ne (71) 99625-2266. Pa­ra fa­ci­li­tar, Da­ni­e­la se co­lo­ca à dis­po­si­ção pa­ra ir ao en­con­tro do con­tri­buin­te.

Quem qui­ser aju­dar sem com­prar a ri­fa, po­de re­a­li­zar trans­fe­rên­cia ban­cá­ria pa­ra a Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral (Agên­cia 1236, ope­ra­ção 013, con­ta pou­pan­ça 119514-8), tam­bém em no­me de Da­ni­e­la Sam­paio.

Verô­ni­ca Al­mei­da tem três Pa­ra­lim­pía­das no cur­rí­cu­lo de atle­ta. An­tes de par­ti­ci­par da com­pe­ti­ção no Rio de Ja­nei­ro, tam­bém es­te­ve em Lon­dres-2012 e co­me­mo­rou o bron­ze em Pe­quim-2008. En­tre ou­tras me­da­lhas, es­tá o bron­ze no Mun­di­al da Ho­lan­da, dis­pu­ta­do em 2010, além da pra­ta e do bron­ze no Pa­ra­pan-Ame­ri­ca­no de To­ron­to, no ano pas­sa­do. Por cau­sa do agra­va­men­to da do­en­ça, a atle­ta in­ter­rom­peu os trei­nos.

Verô­ni­ca Al­mei­da ri­fa uni­for­me do Rio-2016 pa­ra pa­gar tra­ta­men­to

Verô­ni­ca na ce­rimô­nia do Rio-2016 com o uni­for­me que es­tá sen­do ri­fa­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.