Que a his­tó­ria se re­pi­ta

Correio da Bahia - - Esporte - Moy­sés Su­zart moy­ses.su­zart@re­de­bahia.com.br

Fi­guei­ren­se 20/11 Em 5 jo­gos em ca­sa, Leão ga­nhou du­as e per­deu uma É olho no olho, den­te por den­te. Na lu­ta con­tra o re­bai­xa­men­to, o con­fron­to é di­re­to en­tre Vi­tó­ria e In­ter­na­ci­o­nal. Na ta­be­la de clas­si­fi­ca­ção, am­bos mos­tram que a bri­ga es­tá pa­re­a­da. Os dois pos­su­em 39 pon­tos e di­vi­dem o mes­mo nú­me­ro de vitórias (10), empates (9), derrotas (16) e sal­do de gol (-6). O Vi­tó­ria es­tá na fren­te pe­lo cri­té­rio de gols mar­ca­dos (45 con­tra 33).

Com tan­to equi­lí­brio, qual­quer de­ta­lhe po­de fa­zer di­fe­ren­ça na ho­ra da que­da. Prin­ci­pal­men­te se o que­si­to é his­tó­ri­co de con­fron­tos. Não en­tre Vi­tó­ria e In­ter, mas nos ad­ver­sá­ri­os que os dois en­fren­ta­rão nas três ro­da­das res­tan­tes. Se a his­tó­ria se re­pe­tir co­mo foi nos con­fron­tos do pri­mei­ro tur­no, o Co­lo­ra­do amar­ga­rá pe­la pri­mei­ra vez sua que­da. Es­te ano, na sequên­cia con­tra o Co­rinthi­ans, Cru­zei­ro e Flu­mi­nen­se, o ti­me gaú­cho só con­se­guiu so­mar um pon­to, no em­pa­te com os ca­ri­o­cas, por 2x2, em ca­sa.

Já o Vi­tó­ria le­va van­ta­gem. Nos três jo­gos con­tra Fi­guei­ren­se, Co­ri­ti­ba e Pal­mei­ras, o Leão so­mou três pon­tos, no triun­fo por 3x1 di­an­te do Co­xa. Com as so­mas do pri­mei­ro tur­no, os dois não se sal­vam ma­te­ma­ti­ca­men­te e até o Fi­guei­ren­se po­de pas­sar os dois. Po­rém, tem um de­ta­lhe que cha­ma aten­ção: no pri­mei­ro Co­ri­ti­ba 28/11 Em 18 jo­gos fo­ra, o ti­me não ven­ceu. Per­deu 12 du­e­los Pal­mei­ras 4/12 Em 19 jo­gos em ca­sa, Vi­tó­ria ga­nhou 6 e per­deu 8 tur­no, o In­ter ha­via fei­to dois jo­gos em ca­sa e um fo­ra. Ago­ra se in­ver­te. Já o Leão te­rá dois du­e­los no Bar­ra­dão, con­tra Fi­guei­ren­se e Pal­mei­ras, e ape­nas um fo­ra, ao con­trá­rio das par­ti­das de ida.

HIS­TÓ­RI­CO

Que o fu­te­bol é uma cai­xi­nha de sur­pre­sas, nin­guém du­vi­da. Pre­ver quem vai ven­cer ou per­der nes­ta re­ta fi­nal do cam­pe­o­na­to é sur­re­al. Po­rém, his­to­ri­ca­men­te fa­lan­do, dá pa­ra ter uma ba­se de co­mo se com­por­tam In­ter e Vi­tó­ria nos seus res­pec­ti­vos con­fron­tos.

Na pró­xi­ma ro­da­da, o In­ter en­fren­ta o Co­rinthi­ans, se­gun­da-fei­ra, na Are­na Co­rinthi­ans. Co­mo man­dan­te, o Ti­mão não per­de pa­ra o Co­lo­ra­do há se­te jo­gos. O úl­ti­mo re­vés foi em 2009, por 1x0, pe­la Sé­rie A da­que­le ano. De­pois, fo­ram seis derrotas e um em­pa­te. O In­ter le­va van­ta­gem em ca­sa di­an­te do Cru­zei­ro. Po­rém, re­cen­te­men­te o du­e­lo equi­li­brou. Nos úl­ti­mos 10 jo­gos no Bei­ra-Rio, fo­ram cin­co triun­fos co­lo­ra­dos, con­tra qua­tro da Ra­po­sa. Di­an­te do Flu, o úl­ti­mo triun­fo do In­ter­na­ci­o­nal no Rio foi em 2013. Fo­ram três empates nos úl­ti­mos jo­gos.

Já o Vi­tó­ria, que pe­ga o Fi­guei­ren­se ama­nhã, às 16h, no Bar­ra­dão, en­ca­rou o al­vi­ne­gro co­mo man­dan­te em cin­co jo­gos. Ven­ceu dois e per­deu um. No úl­ti­mo triun­fo, o Figueira le­vou a me­lhor, ven­cen­do por 1x0 em 2014. Con­tra o Co­ri­ti­ba, o Leão nun­ca ven­ceu lá, mas já ar­ran­cou seis empates, o que não se­ria mau ne­gó­cio. Con­tra o Pal­mei­ras, me­lhor que eles che­guem cam­peões. O úl­ti­mo triun­fo ru­bro-ne­gro foi em 2010, por 2x0. Co­rinthi­ans 21/11 Em 36 jo­gos fo­ra, In­ter ven­ceu se­te e per­deu 18 Cru­zei­ro 28/11 Em 38 jo­gos em ca­sa, In­ter ven­ceu 21 e per­deu no­ve Flu­mi­nen­se 4/12 Em 28 jo­gos fo­ra, In­ter ven­ceu se­te e per­deu 11

Se as par­ti­das de ida se re­pe­ti­rem, o Leão es­tá me­lhor que o ri­val In­ter

Após cum­prir sus­pen­são, go­lei­ro Fer­nan­do Mi­guel re­tor­na ao ti­me con­tra o Fi­guei­ren­se, ama­nhã, na To­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.