As cha­pas es­quen­ta­ram

Correio da Bahia - - Vida - Moy­sés Su­zart moy­ses.su­zart@re­de­bahia.com.br

Ago­ra é ofi­ci­al. Ou pe­lo me­nos qua­se. To­das as cha­pas que pre­ten­di­am con­cor­rer na elei­ção do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo en­tra­ram com um re­que­ri­men­to on­tem so­li­ci­tan­do a ins­cri­ção pa­ra o plei­to, mar­ca­do pa­ra o dia 11 de de­zem­bro. Po­rém, o pe­di­do não sig­ni­fi­ca, pe­lo me­nos por en­quan­to, re­gis­tro na elei­ção.

“Ti­ve­mos qua­tro pe­di­dos pa­ra a elei­ção. Po­rém, não sig­ni­fi­ca que já es­tão ins­cri­tos, pois exis­tem ou­tras eta­pas ago­ra. Após os re­que­ri­men­tos em mãos, en­ca­mi­nha­mos ime­di­a­ta­men­te ao pre­si­den­te atu­al do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo, Jo­sé Ro­cha, pa­ra apre­ci­a­ção. Ele fa­rá a tri­a­gem de pos­sí­veis er­ros e me en­tre­ga­rá pa­ra que se­jam fei­tas as cor­re­ções ne­ces­sá­ri­as”, dis­se o pre­si­den­te da co­mis­são elei­to­ral, Mhér­cio Cer­quei­ra Mon­tei­ro.

Ape­sar de não ter um pra­zo fi­xo, Jo­sé Ro­cha de­ve­rá en­tre­gar uma apre­ci­a­ção em 48 ho­ras pa­ra que se­jam fei­tas as cor­re­ções ou a ins­cri­ção, ca­so es­te­ja tu­do den­tro dos con­for­mes. “Tu­do es­tá sen­do fei­to com cla­re­za pa­ra to­dos que pre­ten­dem con­cor­rer ao plei­to. To­dos vão re­ce­ber um do­cu­men­to com in­for­ma­ções das ins­cri­ções. Nin­guém fi­ca­rá me­nos in­for­ma­do que o ou­tro”, as­se­gu­ra Mhér­cio.

O fo­co prin­ci­pal nes­te mo­men­to é a elei­ção do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo, mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo dia 11 de de­zem­bro. Nes­te plei­to, o só­cio com mais de 18 me­ses de vín­cu­lo es­co­lhe­rá uma cha­pa que con­cor­re aos 270 no­mes no con­se­lho. A cha­pa elei­ta que es­co­lhe quem se­rá o pre­si­den­te do clu­be, in­de­pen­den­te­men­te se ele tem ou não um can­di­da­to vin­cu­la­do na cha­pa. Ob­vi­a­men­te, to­dos têm, ofi­ci­al­men­te ou não.

Ape­nas a cha­pa Vi­tó­ria Gi­gan­te não anun­ci­ou seu can­di­da­to à pre­si­dên­cia. Eles po­dem ins­cre­ver o Con­se­lho Di­re­tor lo­go após a es­co­lha do cor­po de con­se­lhei­ros de­li­be­ra­ti­vos, mes­mo que sua cha­pa não ven­ça. Hou­ve uma es­pe­cu­la­ção que o can­di­da­to po­de­ria ser Ma­no­el Ma­tos, fa­to ne­ga­do pe­la pró­pria cha­pa. Pau­lo Car­nei­ro não es­con­de que o atu­al vi­ce-pre­si­den­te do Leão fez um bom pa­pel ad­mi­nis­tra­ti­vo nes­ta ges­tão.

QUA­DRO ATU­AL

A pri­mei­ra a se ins­cre­ver foi a Cha­pa do Tor­ce­dor, lo­go no fim da ma­nhã. Co­mo já di­vul­ga­do an­te­ri­or­men­te pe­lo gru­po, Pau­lo Catha­ri­no Gor­di­lho Fi­lho é o can­di­da­to à pre­si­dên­cia do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo. Se­gun­do a cha­pa, en­tre os 270 no­mes ins­cri­tos pa­ra dis­pu­tar o plei­to no con­se­lho, 91% são de só­ci­os que nun­ca fo­ram con­se­lhei­ros. “Eu acre­di­to na for­ça do tor­ce­dor. No dia 11 de de­zem­bro, va­mos co­me­çar a mu­dar a his­tó­ria do Vi­tó­ria. Es­ta­mos pre­pa­ra­dos pa­ra is­so”, dis­se o can­di­da­to Pau­lo Gor­di­lho. Seu vi­ce se­rá Ro­bin­son Al­mei­da.

A Cha­pa Gi­gan­te, que te­ve me­nos tem­po pa­ra co­lher os no­mes pa­ra o con­se­lho, tam­bém con­se­guiu a ins­cri­ção. A cha­pa con­se­guiu ar­re­ca­dar, com pou­co mais de uma se­ma­na de cam­pa­nha, 300 no­mes. “O ape­lo do tor­ce­dor foi fan­tás­ti­co e não te­nho dú­vi­da do nos­so su­ces­so. So­mos os ver­da­dei­ros opo­si­to­res das pes­so­as que atra­sa­ram o clu­be. E o tor­ce­dor sa­be dis­so”, as­se­gu­rou Pau­lo Car­nei­ro, que cui­da­rá do fu­te­bol ru­bro-ne­gro, ca­so elei­to. Na cha­pa, Wal­ter Sei­jo con­cor­re à pre­si­dên­cia do con­se­lho, ten­do La­ris­sa Dan­tas co­mo vi­ce. O pre­si­den­te di­re­tor não foi de­fi­ni­do ofi­ci­al­men­te. On­tem, po­rém, a cha­pa te­ve um pe­que­no im­pre­vis­to. A equi­pe se ins­cre­veu sem a ne­ces­sá­ria pre­sen­ça de Wal­ter Sei­jo, que con­se­guiu che­gar no lo­cal a tem­po. A co­mis­são elei­to­ral fa­rá uma aná­li­se, mas a cha­pa re­ce­beu o re­gis­tro.

A cha­pa Vi­tó­ria de To­dos Nós tam­bém fez sua ins­cri­ção, além da Vi­tó­ria Ca­da Vez Mais For­te, que apoia a re­e­lei­ção do pre­si­den­te Rai­mun­do Viana, que re­sol­veu não fa­lar mais de elei­ção, pe­lo me­nos até o Vi­tó­ria es­ca­par do re­bai­xa­men­to. A Vi­tó­ria de To­dos Nós te­rá co­mo can­di­da­to ao Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo Cris­tó­vão Ri­os, en­quan­to o Vi­tó­ria Ca­da Vez Mais For­te, Pe­dro Go­di­nho pa­ra subs­ti­tuir Zé Ro­cha na pre­si­dên­cia do con­se­lho.

Qua­tro cha­pas re­gis­tram can­di­da­tu­ra ao con­se­lho do Leão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.