Fi­lho de Trump se reú­ne com lí­de­res pa­ra dis­cu­tir guerra síria

Correio da Bahia - - Brasil Mundo -

ES­TA­DOS UNI­DOS O fi­lho mais ve­lho do pre­si­den­te elei­to dos EUA Do­nald Trump man­te­ve dis­cus­sões con­fi­den­ci­ais com di­plo­ma­tas, em­pre­sá­ri­os e po­lí­ti­cos em Pa­ris, no mês pas­sa­do, cu­jo te­ma prin­ci­pal foi en­con­trar uma ma­nei­ra de co­o­pe­rar com a Rús­sia pa­ra ter­mi­nar a guerra na Síria, de acor­do com pes­so­as que par­ti­ci­pa­ram das reu­niões. Trin­ta pes­so­as, in­cluin­do Do­nald

Trump Jr., par­ti­ci­pa­ram de um gru­po de re­fle­xão no dia 11 de ou­tu­bro. O fun­da­dor do gru­po, Fa­bi­en Baus­sart, e sua es­po­sa, Ran­da Kas­sis, tra­ba­lham em co­la­bo­ra­ção com a Rús­sia pa­ra ten­tar aca­bar com o con­fli­to. Kas­sis, que nas­ceu na Síria, é lí­der de um gru­po de opo­si­ção sí­rio apro­va­do pe­lo Krem­lin. O gru­po quer uma tran­si­ção po­lí­ti­ca em co­o­pe­ra­ção com o pre­si­den­te Bashar al-As­sad, ali­a­do pró­xi­mo de Mos­cou. A di­vul­ga­ção de uma reu­nião en­tre o jo­vem Trump e fi­gu­ras pró-Rús­sia le­van­tou no­vas ques­tões so­bre os con­ta­tos en­tre o pre­si­den­te elei­to, sua fa­mí­lia e as po­tên­ci­as es­tran­gei­ras. Tam­bém é pro­vá­vel que au­men­te o fo­co so­bre Trump, que de­cla­rou de­se­jo de co­o­pe­rar com o Krem­lin uma vez no car­go.

On­tem, Do­nald Trump es­co­lheu a go­ver­na­do­ra da Ca­ro­li­na do Sul, Nik­ki Ha­ley, co­mo a pró­xi­ma em­bai­xa­do­ra do país na Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das, in­for­mou a equi­pe de tran­si­ção de­le. Con­si­de­ra­da uma es­tre­la em as­cen­são no Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no, Ha­ley con­se­gue ago­ra um pos­to di­plo­má­ti­co im­por­tan­te. Ela, que é a pri­mei­ra mulher es­co­lhi­da pa­ra um pos­to im­por­tan­te na pró­xi­ma ad­mi­nis­tra­ção, man­te­ve re­ser­vas a Trump du­ran­te as pri­má­ri­as e apoi­ou Marco Ru­bio e Ted Cruz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.