Em men­sa­gem de Ação de Gra­ças, Trump pe­de por união aos EUA

Correio da Bahia - - Mundo -

PRE­SI­DEN­TE ELEI­TO O pre­si­den­te elei­to dos Es­ta­dos Uni­dos, Do­nald Trump, di­vul­gou uma gra­va­ção pa­ra ce­le­brar o fe­ri­a­do de Ação de Gra­ças nos Es­ta­dos Uni­dos, em que pe­diu por uni­da­de após uma cam­pa­nha elei­to­ral “lon­ga e que abriu fe­ri­das”.

“Emo­ções são cru­as e as ten­sões não se cu­ram da noi­te pa­ra o dia”, afir­mou em um ví­deo di­vul­ga­do no iní­cio do dia. “Faço uma pre­ce pa­ra que, nes­te fe­ri­a­do de Ação de Gra­ças, pos­sa­mos co­me­çar a cu­rar nos­sas di­vi­sões e se­guir em fren­te co­mo um país for­ta­le­ci­do, com um pro­pó­si­to co­mum e uma gran­de de­ter­mi­na­ção”, dis­se. Trump reu­niu a fa­mí­lia on­tem na sua re­si­dên­cia em Palm Be­a­ch. Ele de­ve fa­zer uma pau­sa de dois di­as após du­as se­ma­nas des­de a con­fir­ma­ção de sua vi­tó­ria elei­to­ral.

Após a no­me­a­ção de Nik­ki Ha­ley, atu­al go­ver­na­do­ra da Ca­ro­li­na do Nor­te, pa­ra ser­vir co­mo em­bai­xa­do­ra dos EUA nos EUA, e da ad­vo­ga­da Betsy DeVos pa­ra o De­par­ta­men­to de Edu­ca­ção, Trump po­de anun­ci­ar nos pró­xi­mos di­as o bi­li­o­ná­rio Wil­bur Ross Jr. pa­ra o De­par­ta­men­to de Co­mér­cio. Ross, de 78 anos, é um in­ves­ti­dor cu­ja em­pre­sa se es­pe­ci­a­li­zou em com­prar com­pa­nhi­as fa­li­das.

Com as in­di­ca­ções de on­tem Trump ten­ta se dis­tan­ci­ar do mo­vi­men­to su­pre­ma­cis­ta bran­co “alt-right”, que tem ce­le­bra­do sua elei­ção. No en­tan­to, uma de seus pri­mei­ras no­me­a­ções foi o do con­se­lhei­ro-che­fe Ste­ve Ban­non, que an­te­ri­or­men­te di­ri­giu um dos si­tes mais po­pu­la­res en­tre sim­pa­ti­zan­tes do mo­vi­men­to. A men­sa­gem de con­ci­li­a­ção de Do­nald Trump po­de ter co­mo des­ti­no os ad­ver­sá­ri­os, der­ro­ta­dos na elei­ção. Um gru­po de ad­vo­ga­dos elei­to­rais e ana­lis­tas de da­dos faz cam­pa­nha pa­ra a cam­pa­nha de Hil­lary Clin­ton pe­dir a re­con­ta­gem de vo­tos em três dos Es­ta­dos mais dis­pu­ta­dos da úl­ti­ma elei­ção nos Es­ta­dos Uni­dos - Wis­con­sin, Mi­chi­gan e Pen­sil­vâ­nia, pa­ra as­se­gu­rar que um ci­be­ra­ta­que não foi co­me­ti­do pa­ra ma­ni­pu­lar o re­sul­ta­do des­ses lo­cais. On­tem, a cam­pa­nha da de­mo­cra­ta não res­pon­deu a um pe­di­do de entrevista so­bre se iria atender es­sa de­man­da e pe­dir a re­con­ta­gem. O ago­ra pre­si­den­te elei­to Do­nald Trump ven­ceu em Wis­con­sin e Pennsyl­va­nia por mar­gens mi­nús­cu­las e te­ve uma li­de­ran­ça pou­co mais fol­ga­da em Mi­chi­gan. Os três Es­ta­dos vo­ta­ram em can­di­da­tos de­mo­cra­tas nas úl­ti­mas eleições.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.