MP pe­de que Es­ta­do atue; Se­ma ne­ga ser res­pon­sá­vel

Correio da Bahia - - Mais -

A pre­fei­tu­ra de Ca­ma­ça­ri con­si­de­ra a si­tu­a­ção tão com­pli­ca­da que es­tá pe­din­do a ajuda de ór­gãos do es­ta­do pa­ra re­sol­ver o pro­ble­ma das in­va­sões. “O Ine­ma foi no­ti­fi­ca­do e não apa­re­ceu pa­ra na­da e nem se ma­ni­fes­tou”, co­men­tou o se­cre­tá­rio de De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no de Ca­ma­ça­ri, Djal­ma Ma­cha­do, re­fe­rin­do-se ao Ins­ti­tu­to de Meio Am­bi­en­te e Re­cur­sos Hí­dri­cos (Ine­ma), li­ga­do à Se­cre­ta­ria es­ta­du­al de Meio Am­bi­en­te (Se­ma).

Em no­ta, a Se­ma in­for­mou que re­ce­beu de­nún­cia so­bre as in­va­sões e en­vi­ou uma equi­pe de fis­ca­li­za­ção, com o ob­je­ti­vo de re­a­li­zar uma ins­pe­ção no lo­cal. Após a vi­si­ta, o ór­gão ela­bo­rou um re­la­tó­rio en­ca­mi­nha­do à pre­fei­tu­ra e ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (MP). “Após o en­vio da no­ti­fi­ca­ção à pre­fei­tu­ra, o Ine­ma aguar­da uma res­pos­ta so­bre as no­ti­fi­ca­ções do pro­ces­so, que faz re­fe­rên­cia ao uso e ocu­pa­ção do so­lo, além dos da­nos am­bi­en­tais cau­sa­dos pe­lo des­ma­ta­men­to e in­cên­dio flo­res­tal de ve­ge­ta­ção na­ti­va em Área de Pre­ser­va­ção Per­ma­nen­te (APP)”, diz a no­ta.

Ape­sar da fis­ca­li­za­ção e do re­la­tó­rio, a Se­ma e o Ine­ma des­ta­ca­ram que a de­man­da é de com­pe­tên­cia do mu­ni­cí­pio, “con­si­de­ran­do o que de­ter­mi­na a Lei Com­ple­men­tar 140/2011”, jus­ti­fi­ca o tex­to. Por se tra­tar de área am­bi­en­tal, o MP dis­cor­da. “O Es­ta­do é cor­res­pon­sá­vel. Por se tra­tar de uma APA, eles são cor­res­pon­sá­veis. Um não po­de jo­gar a res­pon­sa­bi­li­da­de pa­ra o ou­tro”, ob­ser­va o pro­mo­tor Lu­ci­a­no Pit­ta. Por ou­tro la­do, a di­re­to­ria-ge­ral do Ine­ma so­li­ci­tou à pre­fei­tu­ra uma reu­nião “pa­ra que pos­sam ser es­cla­re­ci­dos to­dos os fa­tos re­la­ci­o­na­dos ao as­sun­to em ques­tão”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.