Opo­si­ção vai pe­dir im­pe­a­ch­ment

Correio da Bahia - - Mais -

A opo­si­ção do Se­na­do vai pro­to­co­lar um pe­di­do de im­pe­a­ch­ment de Mi­chel Te­mer, na pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra, na Câ­ma­ra. De acor­do com o lí­der da opo­si­ção, Lind­bergh Fa­ri­as (PT-RJ), a pe­ça já es­tá em ela­bo­ra­ção e, co­mo não po­de ser en­ca­be­ça­da por par­la­men­ta­res, o PT es­tá em con­ta­to com mo­vi­men­tos so­ci­ais pa­ra de­fi­nir quem vai as­si­nar o pe­di­do.

“Ti­ve­mos uma pre­si­den­te afas­ta­da sem ne­nhum cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de. Ago­ra, pe­lo con­trá­rio, o cri­me es­tá pos­to. Te­mer agiu con­tra um mi­nis­tro por in­te­res­ses pri­va­dos. Is­so é mui­to gra­ve. O pe­di­do de im­pe­a­ch­ment é a me­di­da mais jus­ta em meio a es­sa cri­se”, afir­mou.

Ou­tras ações tam­bém se­rão to­ma­das. A opo­si­ção vai en­trar com uma re­pre­sen­ta­ção con­tra o pre­si­den­te jun­to à PGR por cri­me co­mum que, na prá­ti­ca, é uma me­di­da de afas­ta­men­to mais sim­pli­fi­ca­da do que o im­pe­a­ch­ment.

A as­ses­so­ria ju­rí­di­ca da opo­si­ção en­ten­de que a con­du­ta do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca ao su­pos­ta­men­te pres­si­o­nar o ex-mi­nis­tro da Cul­tu­ra Mar­ce­lo Ca­le­ro po­de ser en­qua­dra­da co­mo cri­me de con­cus­são, que é o ato de exi­gir van­ta­gem in­de­vi­da em fun­ção do car­go, e tam­bém ad­vo­ca­cia ad­mi­nis­tra­ti­va, que é o pa­tro­cí­nio de in­te­res­se pri­va­do den­tro da es­fe­ra pú­bli­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.