Re­fu­gi­a­do da So­má­lia é mor­to após fe­rir no­ve em uni­ver­si­da­de dos EUA

Correio da Bahia - - Mundo -

OHIO No­ve pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das na Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ohio quan­do um es­tu­dan­te di­ri­giu em uma cal­ça­da e, de­pois, saiu do veí­cu­lo pa­ra es­fa­que­ar as pes­so­as que es­ta­vam no lo­cal. Fun­ci­o­ná­ri­os da po­lí­cia dis­se­ram pa­ra a re­de de TV ame­ri­ca­na NBC que ele era um re­fu­gi­a­do da So­má­lia de 18 anos, que era re­si­den­te per­ma­nen­te e le­gal nos EUA e mo­ra­va pró­xi­mo ao cam­pus. Ain­da se­gun­do a NBC, a po­lí­cia lo­cal acre­di­ta que o ata­que foi pla­ne­ja­do.

O che­fe de po­lí­cia de Ohio, Craig Sto­ne, dis­se que oi­to das ví­ti­mas es­tão em con­di­ção es­tá­vel e uma ví­ti­ma es­tá em es­ta­do crí­ti­co após o ata­que. As au­to­ri­da­des tam­bém dis­se­ram que du­as pes­so­as fo­ram es­fa­que­a­das, qua­tro fo­ram fe­ri­das pe­lo carro e ou­tras du­as ti­ve­ram fe­ri­men­tos le­ves. De acor­do com Sto­ne, um ofi­ci­al que es­ta­va per­to do lo­cal, por con­ta de um va­za­men­to de gás, dis­pa­rou e ma­tou o sus­pei­to.

O cam­pus fi­cou iso­la­do e em aler­ta até a si­tu­a­ção se nor­ma­li­zar. Ini­ci­al­men­te, a uni­ver­si­da­de in­for­mou que o ho­mem ha­via dis­pa­ra­do ti­ros. A di­re­to­ra de se­gu­ran­ça pú­bli­ca es­co­lar Mo­ni­ca Moll in­for­mou que o agres­sor era Ab­dul Ra­zak Ali Ar­tan, um alu­no do cam­pus, de 18 anos. O mo­ti­vo do ata­que ain­da é des­co­nhe­ci­do, de acor­do com Moll. Se­gun­do a NBC, ele dei­xou seu país com sua fa­mí­lia em 2007, vi­veu no Pa­quis­tão e de­pois che­gou aos EUA em 2014 co­mo re­si­den­te.

“As le­sões das ví­ti­mas in­clu­em fe­ri­men­tos por fa­ca, pe­lo mo­tor de um veí­cu­lo e ou­tras le­sões es­tão sen­do ava­li­a­das”, es­cre­veu a uni­ver­si­da­de de Ohio. A uni­ver­si­da­de foi cer­ca­da de­pois que foi de­tec­ta­da a pre­sen­ça do agres­sor. A po­lí­cia afir­ma que che­gou em me­nos de um mi­nu­to, ati­rou e ma­tou o sus­pei­to.

“Ati­ra­dor ati­vo no cam­pus. Fu­jam, es­con­dam-se, de­fen­dam-se”, es­cre­veu o de­par­ta­men­to de emergência da uni­ver­si­da­de no Twit­ter. Com me­do, alu­nos che­ga­ram a mon­tar bar­ri­ca­das nas sa­las de au­la.

De­pois que a si­tu­a­ção vol­tou a fi­car se­gu­ra, as ati­vi­da­des aca­dê­mi­cas fo­ram can­ce­la­das e al­guns pré­di­os per­ma­ne­cem fe­cha­dos. Po­li­ci­ais con­ti­nu­am no cam­pus.

Po­li­ci­ais che­ga­ram ra­pi­da­men­te à Uni­ver­si­da­de de Ohio, on­de alu­nos vi­ve­ram mo­men­tos de tensão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.