Pro­pri­e­tá­ri­os aguar­dam rein­te­gra­ção de pos­se

Correio da Bahia - - Mais -

Os pro­pri­e­tá­ri­os das ter­ras in­va­di­das no Li­to­ral Nor­te vi­vem a ex­pec­ta­ti­va de uma rein­te­gra­ção de pos­se. A re­gião, que faz par­te de uma imen­sa APA, tem qua­tro do­nos: o gru­po Fer­nan­dez Pla­za, o gru­po por­tu­guês Liz Cons­tru­ções e o Emes, de uma fa­mí­lia de in­ves­ti­do­res de Ser­gi­pe. Ca­da um de­tém cer­ca de um mi­lhão de m² das ter­ras. O res­tan­te é de uma fa­mí­lia na­ti­va de Arembepe, que her­dou as ter­ras do bi­savô. Eles in­for­mam que a li­mi­nar já foi ex­pe­di­da pe­la Jus­ti­ça. Uma das pro­pri­e­tá­ri­as, a fun­ci­o­ná­ria pú­bli­ca Eli­e­ne Cu­nha, 53, re­ve­la que a li­mi­nar ga­ran­tin­do a rein­te­gra­ção de pos­se foi ex­pe­di­da na ter­ça-fei­ra pas­sa­da. “O ofi­ci­al de Jus­ti­ça es­tá com os pa­péis em mãos e de­ve co­me­çar a no­ti­fi­car os in­va­so­res nos pró­xi­mos dias. De­pois que eles fo­rem no­ti­fi­ca­dos, te­rão até cin­co dias pa­ra dei­xar o lo­cal”, afir­mou.

Eli­e­ne es­tá con­fi­an­te pa­ra re­cu­pe­rar o ter­re­no que es­tá na fa­mí­lia há qua­tro ge­ra­ções. “É uma terra que vem des­de o tem­po de meu bi­savô. Ela foi in­va­di­da em maio, os in­va­so­res fo­ram re­ti­ra­dos, mas sem­pre vol­ta­vam”, con­tou.

O ti­tu­lar da Se­dur de Ca­ma­ça­ri, Djal­ma Ma­cha­do, dis­se que a pre­fei­tu­ra ain­da não foi in­for­ma­da da de­ci­são ju­di­ci­al. “Até sex­ta-fei­ra não re­ce­be­mos es­sa in­for­ma­ção. Eu sou­be in­for­mal­men­te”.

Enquanto is­so, ou­tra pro­pri­e­tá­ria in­for­mou que a si­tu­a­ção es­tá adi­an­ta­da. “O nosso vi­zi­nho que ga­nhou a ação na Jus­ti­ça pe­diu má­qui­nas pe­sa­das pa­ra der­ru­bar as ca­sas, por­que a pre­fei­tu­ra não tem”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.