24h Em au­di­ên­cia com Mo­ro, Lu­la diz não sa­ber se Cu­nha in­di­cou Ze­la­da

Correio da Bahia - - Brasil Mundo -

LA­VA JA­TO O ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va afir­mou on­tem des­co­nhe­cer a su­pos­ta par­ti­ci­pa­ção do ex-pre­si­den­te da Câ­ma­ra Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ) na no­me­a­ção do en­ge­nhei­ro Jor­ge Ze­la­da pa­ra a Di­re­to­ria In­ter­na­ci­o­nal da Pe­tro­bras e na com­pra do cam­po de pe­tró­leo de Be­nin, na Áfri­ca. Lu­la pres­tou de­poi­men­to co­mo tes­te­mu­nha de de­fe­sa do pe­e­me­de­bis­ta.

Foi a pri­mei­ra vez que Lu­la e Sér­gio Mo­ro es­ti­ve­ram “fren­te a fren­te”. O pe­tis­ta fa­lou por vi­de­o­con­fe­rên­cia, em São Ber­nar­do do Cam­po, no ABC pau­lis­ta, ao ma­gis­tra­do, que es­ta­va em Cu­ri­ti­ba. Lu­la res­pon­deu a per­gun­tas da de­fe­sa de Cu­nha e do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF).

Se­gun­do Mar­lus Arns, ad­vo­ga­do de Edu­ar­do Cu­nha, Mo­ro não fez per­gun­tas di­re­tas a Lu­la, que res­pon­deu ape­nas ques­ti­o­na­men­tos do MPF e da de­fe­sa. “[Lu­la] afir­mou que não ti­nha co­nhe­ci­men­to que Edu­ar­do Cu­nha in­di­cou Jor­ge Ze­la­da e que te­nha par­ti­ci­pa­do do cam­po de Be­nin”, re­la­tou Arns. Ze­la­da é ex-di­re­tor da área in­ter­na­ci­o­nal da Pe­tro­bras e es­tá pre­so des­de ju­lho de 2015, acu­sa­do de la­va­gem de di­nhei­ro e cor­rup­ção pas­si­va. Em au­di­ên­cia an­te­ri­or a de Lu­la, quem fa­lou foi seu ami­go Jo­sé Car­los Bum­lai. O pe­cu­a­ris­ta afir­mou não sa­ber res­pon­der às per­gun­tas sub­me­ti­das a ele.

Cu­nha foi pre­so pre­ven­ti­va­men­te por or­dem de Mo­ro em 19 de ou­tu­bro, em Bra­sí­lia. O pe­e­me­de­bis­ta ar­ro­lou Lu­la co­mo uma de su­as tes­te­mu­nhas na ação pe­nal que res­pon­de pe­ran­te a 13ª Va­ra Fe­de­ral, de Cu­ri­ti­ba. Na lis­ta de tes­te­mu­nhas tam­bém es­tá o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB), que res­pon­de­rá por es­cri­to a ques­ti­o­na­men­tos fei­tos por Cu­nha. A no­me­a­ção de Ze­la­da foi al­vo das per­gun­tas de Cu­nha a Te­mer. O ex-pre­si­den­te da Câ­ma­ra é acu­sa­do de ter so­li­ci­ta­do e re­ce­bi­do, en­tre 2010 e 2011, no exer­cí­cio de sua fun­ção co­mo par­la­men­tar e em ra­zão de­la, van­ta­gem in­de­vi­da, re­la­ci­o­na­da à aqui­si­ção, pe­la Pe­tro­bras do cam­po em Be­nin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.