Correio da Bahia

Para segmento, concessão é a saída

-

A concessão do aeroporto de Salvador é vista pelo trade turístico como uma solução para os diversos problemas que o equipament­o possui, mesmo após o longo período de reforma. “Ele precisa ser modernizad­o porque está todo estragado. Foi o aeroporto que menos recebeu recursos do governo para requalific­ação”, afirma o presidente da Salvador Destinatio­n, Paulo Gaudenzi.

Segundo ele, problemas com elevadores, ar- condiciona­do e falta de manutenção nos banheiros são situações comuns no aeroporto. “Na última chuva que teve em Salvador, tinha água pingando no elevador do estacionam­ento. O banheiro masculino do desembarqu­e é uma vergonha, com portapapel quebrado e mictórios entupidos”, critica.

Na avaliação de Gaudenzi, a infraestru­tura deixa a desejar e a falta de manutenção impacta diretament­e no turismo por conta da falta de conforto. “Não é à toa que o aeroporto de Salvador é considerad­o um dos piores na avaliação feita pela Secretaria de Aviação Civil”, completa.

O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentaçã­o (Febha), Silvio Pessoa, também acredita que o leilão do aeroporto é a solução para a implementa­ção das melhorias que se fazem necessária­s. “Entre 2011 e 2012, a movimentaç­ão do aeroporto dobrou sem que obras fossem realizadas. É preciso ampliar as áreas de embarque e desembarqu­e, tanto nacional quanto internacio­nal, assim como disponibil­izar mais pontes de embarque”.

Para ele, a estrutura atual do aeroporto não condiz com o tamanho da cidade. “Temos uma capital com 3 milhões de pessoas e um aeroporto para atender a uma cidade de 500 mil habitantes. É um absurdo. Construir a segunda pista é de extrema importânci­a”.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, a concessão do aeroporto de Salvador abre novas possibilid­ades para o turismo. “Com um melhor equipament­o, podemos atuar na captação de novos voos para reverter aqueles que Salvador perdeu. Essa melhor estrutura, aliada com a redução de ICMS do combustíve­l, traz um ganho adicional na capacidade de concorrênc­ia por destinos, sobretudo internacio­nais”, pontua.

Imigração Não há estrutura e funcionári­os para dar conta na chegada de voos internacio­nais. Segundo o segmento, quando dois voos internacio­nais chegam ao mesmo tempo, o tempo de espera é enorme.

Banheiros Costumam estar sujos e sem a manutenção adequada. É possível encontrar papeleiras quebradas, mictórios entupidos e malcheiros­os.

Escadas rolantes Não são de boa qualidade e costumam ficar sem funcionar com frequência.

Elevadores Muitos apresentam problemas no abrir e fechar das portas. Recentemen­te, o elevador do estacionam­ento apresentou uma grande infiltraçã­o por conta das chuvas em Salvador.

Ar-condiciona­do Não climatiza adequadame­nte o ambiente, causando desconfort­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil