Cin­zas de Fi­del Cas­tro dor­mem em mau­so­léu de Che Gu­e­va­ra

Correio da Bahia - - Mundo -

SIM­BO­LIS­MO Ami­gos em vi­da e com­pa­nhei­ros na vi­tó­ria da Re­vo­lu­ção Cu­ba­na, Fi­del Cas­tro e Che Gu­e­va­ra vol­ta­ram a se unir em uma ho­me­na­gem do po­vo cu­ba­no. As cin­zas de Fi­del, que per­cor­re to­do o ter­ri­tó­rio do país - de Ha­va­na a San­ti­a­go de Cu­ba - pas­sou a noi­te de quar­ta pa­ra quin­ta no mau­so­léu de Che Gu­e­va­ra, em Santa Cla­ra, na­que­la que é a es­ca­la mais sim­bó­li­ca do tra­je­to. De­pois de dois di­as de homenagens em Ha­va­na, a ur­na de ma­dei­ra que con­tém as cin­zas de Fi­del, mor­to na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra aos 80 anos, co­me­çou na quar­ta um per­cur­so por 13 das 15 pro­vín­ci­as de Cu­ba, fa­zen­do, de trás pa­ra fren­te, o ca­mi­nho que o le­vou jun­to com seus com­pa­nhei­ros até a en­tra­da triun­fal em Ha­va­na em 1º de ja­nei­ro de 1959.

Em Santa Cla­ra, as cin­zas de Fi­del fo­ram le­va­das ao mo­nu­men­to on­de re­pou­sam os res­tos mor­tais de Che Gu­e­va­ra. Ali per­ma­ne­ce­ram du­ran­te a noi­te an­tes de re­ce­ber ou­tra ho­me­na­gem mul­ti­tu­di­ná­ria. Santa Cla­ra foi o lo­cal on­de Fi­del e Che, íco­nes da Re­vo­lu­ção, se vi­ram pe­la úl­ti­ma vez, em 1966, an­tes de o ar­gen­ti­no ser exe­cu­ta­do na Bo­lí­via um ano de­pois. "

Vão es­tar jun­tos no fi­nal, co­mo há mui­to tem­po es­ti­ve­ram na guer­ri­lha", afir­mou emo­ci­o­na­da Ma­de­li­ne Vil­le­gas, de 31 anos. Cin­co ex-com­ba­ten­tes do exér­ci­to re­bel­de trou­xe­ram su­as me­da­lhas pa­ra se des­pe­dir do "Co­man­dan­te". Com o pei­to es­tu­fa­do, ou­vi­ram o hi­no na­ci­o­nal quan­do a ca­ra­va­na com os res­tos de Fi­del pa­rou no cen­tro da ci­da­de. Ta­lia Ji­me­nez, uma es­tu­dan­te de 16 anos, sen­tiu que "nes­sa ur­na não ia Fi­del", pois o pai da re­vo­lu­ção ti­nha fi­ca­do com Che. Se­cun­di­no Di­az, um co­mer­ci­an­te de 87 anos dis­se não acre­di­tar que Gu­e­va­ra e Fi­del es­ta­vam jun­tos no­va­men­te. "É mui­to sim­bó­li­co que seus res­tos des­can­sem aqui", dis­se.

Es­tu­dan­tes par­ti­ci­pa­ram on­tem de mais uma ho­me­na­gem aos dois lí­de­res da Re­vo­lu­ção Cu­ba­na de 1959

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.