En­con­tro al­ter­na­ti­vo

Correio da Bahia - - Mais - Ma­ri­lia.sil­va@re­de­bahia.com.br Tra­pi­che Bar­na­bé (Av. Je­qui­taia, 5, Co­mér­cio). Ama­nhã e do­min­go, às 16h. In­gres­sos R$ 30 | R$ 15, à ven­da no si­te sym­pla.com.br, lo­jas Mi­to e RV Cul­tu­ra e Ar­te.

Tu­do co­me­çou com um pro­gra­ma de rá­dio que tem co­mo mis­são di­vul­gar no­mes da ce­na mu­si­cal in­de­pen­den­te do país e en­tre­vis­tar gen­te que faz es­sa ro­da gi­rar. O Fes­ti­val Ra­di­o­ca, que acon­te­ce ama­nhã e do­min­go no Tra­pi­che Bar­na­bé, Co­mér­cio, che­ga a sua se­gun­da edi­ção com a mis­são de ser um es­pe­lho do pro­gra­ma que le­va o mes­mo no­me. “A gen­te se­gue es­se nor­te pa­ra mon­tar a pro­gra­ma­ção”, diz o can­tor e com­po­si­tor Ro­nei Jor­ge, que di­vi­de a cu­ra­do­ria com o jor­na­lis­ta Lu­ci­a­no Matos e o gui­tar­ris­ta Ro­ber­to Bar­re­to (Bai­a­naSys­tem), to­dos apre­sen­ta­do­res do Ra­di­o­ca.

São oi­to atra­ções de di­fe­ren­tes es­ti­los e par­tes do Bra­sil nos dois di­as de even­to. Da Bahia, Gi­o­van­ni Ci­drei­ra, Josya­ra e Re­tro­fo­gue­tes. “É co­mo se fos­se uma apos­ta. Uma ge­ra­ção que tem atu­a­do mui­to na ce­na lo­cal e tem bas­tan­te for­ça”, ex­pli­ca Ro­nei. Pa­ra Josya­ra, é tam­bém a pos­si­bi­li­da­de de di­vi­dir a noi­te com ar­tis­tas que ela ad­mi­ra, es­cu­ta e cos­tu­ma ir aos shows. “Fi­quei mui­to fe­liz com o con­vi­te, vou can­tar no mes­mo dia de Jards Ma­ca­lé, re­fe­rên­cia pa­ra a mú­si­ca bra­si­lei­ra”, diz.

Unir no­va­tos a ve­te­ra­nos tam­bém é uma das pro­pos­tas do even­to. Por is­so, além de Jards, o Ra­di­o­ca traz a Sal­va­dor a can­to­ra pa­ra­en­se Do­na One­te. “Me apre­sen­tei aí em ou­tu­bro, na Cai­xa Cul­tu­ral. O show en­cheu, foi uma fes­ta bo­ni­ta, mas ago­ra não vai ter aque­la coi­sa de fi­car sen­ta­do”, co­me­mo­ra so­bre o fa­to de o show ser em lu­gar aber­to.

A pro­gra­ma­ção ain­da con­tem­pla ban­das e tra­ba­lhos es­tre­an­tes na ci­da­de. Per­nam­bu­ca­na de cri­a­ção, bai­a­na de nas­ci­men­to, Ka­ri­na Buhr apre­sen­ta por aqui Sel­vá­ti­ca, seu mais re­cen­te ál­bum.

“Já co­nhe­cia o Ra­di­o­ca e acho o for­ma­to de mis­tu­rar ti­pos de shows e pú­bli­cos a um pre­ço aces­sí­vel mui­to mas­sa. Co­me­mo­ro sem­pre a re­a­li­za­ção de ini­ci­a­ti­vas des­se ti­po”, afir­ma Ka­ri­na.

As ban­das Car­ne Do­ce, de Goiás, e Alá­fia, de São Pau­lo, to­cam em Sal­va­dor pe­la pri­mei­ra vez. Pa­ra Edu­ar­do Bre­chó, um dos mem­bros da big band pau­lis­ta, o so­nho de fa­zer um show na ca­pi­tal bai­a­na é an­ti­go. “A Alá­fia tem uma iden­ti­da­de afro-bra­si­lei­ra for­te e Sal­va­dor é mui­to re­pre­sen­ta­ti­va nes­sa re­la­ção. Qu­e­ría­mos há mui­to tem­po fa­zer um show aí. Além do mais, a nos­sa vo­ca­lis­ta é de Ca­ma­ça­ri e qua­se to­dos os in­te­gran­tes da ban­da têm uma re­la­ção pes­so­al mui­to pró­xi­ma com a ci­da­de”, ex­pli­ca Edu­ar­do.

An­tes dos por­tões do Tra­pi­che Bar­na­bé se­rem aber­tos, às 16h, se­rão re­a­li­za­dos de­ba­tes gra­tui­tos so­bre o diá­lo­go da mú­si­ca com o de­sign e as mí­di­as. Os de­ba­tes acon­te­cem no 2º an­dar do Tra­pi­che Pe­que­no, das 13h30 às 15h30, nos dois di­as de even­to.

A par­tir das 16h, o pú­bli­co po­de­rá cur­tir na área do fes­ti­val uma edi­ção es­pe­ci­al do Mer­ca­di­lho, que reú­ne ar­tes vi­su­ais, moda, de­sign, de­co­ra­ção e cu­li­ná­ria. “Ano pas­sa­do te­ve par­ti­ci­pa­ção in­ten­sa do pú­bli­co não só nos shows, mas nes­sas ati­vi­da­des”, lem­bra Ro­nei, que es­pe­ra um tem­po me­lhor que ano pas­sa­do, quan­do o even­to foi re­a­li­za­do em agos­to e cho­veu. “É im­por­tan­te que acon­te­çam coi­sas no Co­mér­cio. Um lu­gar meio va­zio, aban­do­na­do, mas mui­to bo­ni­to e im­por­tan­te”, fi­na­li­za.

DO­MIN­GO Gi­o­van­ni Ci­drei­ra, Re­tro­fo­gue­tes, Alá­fia e Do­na One­te

Ka­ri­na Buhr (PE) apre­sen­ta Sel­vá­ti­ca, seu mais no­vo ál­bum

Jards Ma­ca­lé can­ta mú­si­cas ra­ras gra­va­das em 1970

Josya­ra (BA) é uma das apos­tas mu­si­cais do fes­ti­val

STE FRATESCHI/ DIVULGAÇÃO

Pres­tes a com­ple­tar 15 anos, Re­tro­fo­gue­tes apre­sen­ta no­vo ál­bum

UANDERSON BRITTES/ DIVULGAÇÃO

Do­na One­te (PA) vol­ta a Sal­va­dor de­pois de shows em ou­tu­bro na Cai­xa

Big band Alá­fia (SP) pro­me­te apre­sen­tar iné­di­tas em show de es­treia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.