Des­pe­di­da mar­ca­da

Correio da Bahia - - Vida - Mi­ro Pal­ma, com agên­ci­as mi­ro.pal­ma@re­de­bahia.com.br

O ve­ló­rio dos mor­tos na tra­gé­dia de Me­del­lín já tem da­ta pa­ra ser re­a­li­za­do. Ini­ci­al­men­te, a in­ten­ção era que a ce­rimô­nia acon­te­ces­se ho­je, na Are­na Con­dá, po­rém, de­vi­do à no­va pre­vi­são de che­ga­da dos cor­pos nos aviões da For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra, a des­pe­di­da oficial dos ído­los da Cha­pe­co­en­se es­tá pro­gra­ma­da pa­ra ama­nhã, a par­tir das 7h.

O pre­si­den­te em exer­cí­cio da Cha­pe­co­en­se, Ivan Toz­zo, con­fir­mou. “Pe­la in­for­ma­ção que re­ce­bi, os cor­pos vão che­gar aqui na ma­dru­ga­da de sá­ba­do (ama­nhã). Os cor­pos fo­ram iden­ti­fi­ca­dos, es­tão na fu­ne­rá­ria pas­san­do pe­lo em­bal­sa­men­to e vão che­gar aqui nes­se ho­rá­rio”, ex­pli­cou.

A Are­na Con­dá de­ve­rá re­ce­ber 51 cor­pos, en­tre jo­ga­do­res, mem­bros da de­le­ga­ção e jor­na­lis­tas que es­ta­vam no voo. Des­ses, um le­van­ta­men­to pre­li­mi­nar da equi­pe in­di­ca que 16 cor­pos fi­ca­rão em Cha­pe­có pa­ra ser en­ter­ra­dos na ci­da­de. Ou­tros se­rão ve­la­dos e en­ter­ra­dos em ou­tras ci­da­des, con­for­me de­se­jo de ca­da fa­mí­lia. O ma­ra­nhen­se Ana­ni­as, por exem­plo, de­ve­rá ser en­ter­ra­do em Sal­va­dor, on­de o ata­can­te vi­via des­de os 12 anos e se ca­sou com a bai­a­na Bár­ba­ra Mon­tei­ro, com quem tem um fi­lho, cha­ma­do En­zo, de ape­nas 5 anos.

Quan­do os cor­pos che­ga­rem no es­tá­dio, um pe­río­do de até uma ho­ra se­rá re­ser­va­do, ex­clu­si­va­men­te, aos fa­mi­li­a­res. As ur­nas se­rão co­lo­ca­das sob ten­das e ha­ve­rá ca­dei­ras no gra­ma­do pa­ra as fa­mí­li­as.

A ex­pec­ta­ti­va é que 100 mil pes­so­as com­pa­re­çam à ce­rimô­nia. Os tor­ce­do­res acom­pa­nha­rão o ve­ló­rio da ar­qui­ban­ca­da, que tem ca­pa­ci­da­de pa­ra apro­xi­ma­da­men­te 20 mil pes­so­as. Dois te­lões já fo­ram co­lo­ca­dos do la­do de fo­ra do es­tá­dio pa­ra quem não con­se­guir uma va­ga no lo­cal.

Des­de a ter­ça-fei­ra pas­sa­da, dia da tra­gé­dia que vi­ti­mou 71 pes­so­as, inú­me­ros tor­ce­do­res co­me­ça­ram a acam­par na por­ta da Are­na Con­dá pa­ra es­pe­rar o ve­ló­rio. Al­gu­mas bar­ra­qui­nhas po­dem ser vis­tas, co­mo tam­bém reu­niões da tor­ci­da pa­ra ar­re­ca­dar alimentos.

PRESENÇAS

O ve­ló­rio em Cha­pe­có con­ta­rá com di­ver­sas per­so­na­li­da­des do mun­do es­por­ti­vo. O pre­si­den­te da Fi­fa, Gi­an­ni In­fan­ti­no, can­ce­lou seus com­pro­mis­sos em ou­tros tor­nei­os pa­ra vi­a­jar ao Bra­sil pa­ra pres­tar ho­me­na­gem às ví­ti­mas. Além da pre­sen­ça no ve­ló­rio, o suí­ço já pre­pa­ra uma ho­me­na­gem ao clube na fes­ta do me­lhor jo­ga­dor do mun­do, no dia 9 de ja­nei­ro, em Zu­ri­que.

Quem tam­bém es­ta­rá na ci­da­de ca­ta­ri­nen­se é o pre­si­den­te da CBF, Marco Po­lo Del Ne­ro. Após al­guns di­as de re­clu­são e li­mi­ta­do a se pro­nun­ci­ar por no­tas ofi­ci­ais, o di­ri­gen­te de­ci­diu vi­a­jar. Além de­le, o téc­ni­co da Se­le­ção Bra­si­lei­ra, Ti­te, tam­bém con­fir­mou pre­sen­ça na ho­me­na­gem e can­ce­lou com­pro­mis­sos que te­ria no ex­te­ri­or.

O go­ver­na­dor de Santa Ca­ta­ri­na, Rai­mun­do Co­lom­bo, con­fir­mou on­tem que o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer acei­tou seu con­vi­te pa­ra vi­si­tar a ci­da­de. Se­gun­do ele, Te­mer che­ga­rá ain­da ho­je, mas não fi­ca­rá pa­ra o ve­ló­rio de ama­nhã.

Ve­ló­rio co­le­ti­vo das ví­ti­mas se­rá ama­nhã e de­ve du­rar oi­to ho­ras

Car­ta­zes, flo­res e mui­tos pre­sen­tes. Tor­ce­do­res da Cha­pe­co­en­se ho­me­na­gei­am os ído­los an­tes mes­mo do ve­ló­rio acon­te­cer na Are­na Con­dá. Ex­pec­ta­ti­va é de 100 mil pes­so­as ama­nhã

Fa­mi­li­a­res das ví­ti­mas fa­zem o re­co­nhe­ci­men­to dos cor­pos em Me­del­lín

Tor­ce­do­res da Cha­pe acam­pam na por­ta do es­tá­dio à es­pe­ra da ce­rimô­nia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.