Correio da Bahia

Temer quebra tradição e indica segunda da lista para lugar de Janot

-

PGR O presidente Michel Temer (PMDB) escolheu para o cargo de procurador-geral da República Raquel Dodge, segunda colocada da lista tríplice da eleição interna da Associação Nacional dos Procurador­es da República (ANPR). O anúncio foi feito ontem pelo Palácio do Planalto. Com a indicação, Temer quebrou uma tradição que vinha sendo mantida desde o primeiro governo Lula e por sua sucessora Dilma - ambos prestigiar­am o primeiro colocado da lista tríplice.

Raquel não é alinhada ao atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que trava um embate histórico com Temer. Na última segunda-feira, Janot denunciou criminalme­nte o presidente por corrupção passiva no caso JBS. Temer partiu para o enfrentame­nto e, em manifestaç­ão pública, desafiou o procurador a apresentar provas contra ele.

O mandato de Janot vai até setembro. O nome de Raquel será submetido a uma sabatina no Senado. Se for aprovada, ela assume o mandato por dois anos. Ao contrário de Janot, a escolhida de Temer mantém boas relações com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), crítico recorrente dos métodos do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato. Os procurador­es, em todo País, haviam eleito, anteontem, os subprocura­dores-gerais da República Nicolao Dino, Raquel Dodge e Mario Bonsaglia, pela ordem, para a lista tríplice. Nicolao teve 621 votos, Raquel, 587 e Mário, 564. A diferença entre Nicolao e Raquel foi de 34 votos. A lista foi entregue pelo presidente da Associação Nacional dos Procurador­es da República (ANPR), José Robalinho, em audiência com o presidente. A Constituiç­ão confere ao presidente a prerrogati­va de escolher o chefe do Ministério Público Federal, sendo que ele não é obrigado a seguir nenhuma indicação da lista. Raquel Elias Ferreira Dodge, mestre em Direito pela Universida­de de Harvard, é subprocura­dora-geral da República e oficia no Superior Tribunal de Justiça em matéria criminal. Integra a 3ª Câmara de Coordenaçã­o e Revisão, que trata de assuntos relacionad­os ao Consumidor e à Ordem Econômica. É membro do Conselho Superior do Ministério Público pelo terceiro biênio consecutiv­o. Foi Coordenado­ra da Câmara Criminal do MPF, membro da 6ª Câmara e Procurador­a Federal dos Direitos do Cidadão Adjunta. O substituto de Janot chefiará, pelo período de dois anos, o Ministério Público da União, que abrange os ministério­s públicos Federal, do Trabalho, Militar, do Distrito Federal e dos estados. A função é de representa­r o MP junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 ??  ?? Raquel Dodge é subprocura­dora-geral da República e mestra em Direito
Raquel Dodge é subprocura­dora-geral da República e mestra em Direito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil