24h Bahia tem 150 ci­da­des com po­ten­ci­al tu­rís­ti­co

Correio da Bahia - - Economia -

AU­MEN­TO O nú­me­ro de mu­ni­cí­pi­os da Bahia com vo­ca­ção tu­rís­ti­ca au­men­tou em 2017, se­gun­do o Mi­nis­té­rio do Tu­ris­mo. O cres­ci­men­to foi de 28%. No ano pas­sa­do, 117 ci­da­des in­te­gra­vam o Ma­pa do Tu­ris­mo no estado. Em 2017, fo­ram in­cluí­dos 33 des­ti­nos, to­ta­li­zan­do 150, dis­tri­buí­dos em 13 re­giões. O le­van­ta­men­to com­ple­to do Ma­pa do Tu­ris­mo Bra­si­lei­ro foi di­vul­ga­do on­tem pe­lo Mi­nis­té­rio do Tu­ris­mo. Em to­do o país, fo­ram lis­ta­dos 3.285 mu­ni­cí­pi­os em 328 re­giões tu­rís­ti­cas, um gran­de cres­ci­men­to em re­la­ção a 2016, quan­do fo­ram re­gis­tra­das 2.175 ci­da­des em 291 re­giões. De acor­do com o ro­tei­ro, 53 mu­ni­cí­pi­os bai­a­nos es­tão nas ca­te­go­ri­as A, B e C, que são aque­les que con­cen­tram o flu­xo de tu­ris­tas do­més­ti­cos e in­ter­na­ci­o­nais. São os ca­sos de Sal­va­dor, Por­to Se­gu­ro, Ita­ca­ré e Ca­cho­ei­ra. Os de­mais 97 mu­ni­cí­pi­os fi­gu­ram nas ca­te­go­ri­as D e E. Es­ses des­ti­nos não pos­su­em flu­xo tu­rís­ti­co na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal ex­pres­si­vo, no en­tan­to pos­su­em pa­pel im­por­tan­te no flu­xo tu­rís­ti­co re­gi­o­nal e pre­ci­sam de apoio pa­ra a ge­ra­ção e for­ma­li­za­ção de em­pre­gos e es­ta­be­le­ci­men­tos de hos­pe­da­gem. É o ca­so, por exem­plo, de Mu­cu­gê, na Chapada Di­a­man­ti­na.

“O ma­pa é um ins­tru­men­to mui­to im­por­tan­te pa­ra ges­tão, es­tru­tu­ra­ção e pro­mo­ção dos des­ti­nos. Por is­so, é im­por­tan­te que ele es­te­ja sem­pre atu­a­li­za­do, ga­ran­tin­do que os mu­ni­cí­pi­os que quei­ram tra­ba­lhar o tu­ris­mo co­mo uma ati­vi­da­de econô­mi­ca te­nham pri­o­ri­da­de den­tro das po­lí­ti­cas e ações do MTur”, dis­se o mi­nis­tro do tu­ris­mo, Marx Bel­trão.

A atu­a­li­za­ção pe­rió­di­ca do Ma­pa faz par­te de uma es­tra­té­gia do Pla­no Bra­sil + Tu­ris­mo, lan­ça­da es­te ano pa­ra for­ta­le­cer o se­tor de vi­a­gens no país. De acor­do com o Pla­no, a par­tir de 2017 o Ma­pa pas­sa a ser atu­a­li­za­do a ca­da dois anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.