24h

Correio da Bahia - - Front Page - AMANDA PALMA

As por­tas estão aber­tas to­dos os di­as pa­ra re­ce­ber quem pre­ci­sa de um pou­co de si­lên­cio ou um re­fú­gio pa­ra fa­zer ora­ções. As­sim é a Igre­ja de Nos­sa Se­nho­ra da Conceição Apa­re­ci­da, no Im­buí. O tem­plo am­plo, cons­truí­do há 17 anos, é ca­paz de abri­gar mil pes­so­as sen­ta­das pa­ra as­sis­tir às mis­sas, que estão sem­pre chei­as. E es­sa ca­rac­te­rís­ti­ca de atrair tan­tas pes­so­as de ou­tras pa­ró­qui­as e até de fo­ra do estado foi um dos mo­ti­vos pa­ra que a igre­ja fos­se ele­va­da a grau de santuário.

O de­cre­to que con­fir­ma a mu­dan­ça vai ser li­do pelo ar­ce­bis­po de Sal­va­dor e pri­maz do Bra­sil, dom Mu­ri­lo Kri­e­ger, ho­je, às 18h, du­ran­te a mis­sa so­le­ne em ho­me­na­gem à Pa­dro­ei­ra do Bra­sil, se­gun­do a Igre­ja Ca­tó­li­ca.

Se­gun­do o pá­ro­co da igre­ja, pa­dre Ma­nu­el Ve­ni­cius Stu­dart, com a ele­va­ção a santuário, o tem­plo vai po­der re­ce­ber pe­re­gri­nos de ou­tras pa­ró­qui­as. “São lu­ga­res que re­ce­bem pe­re­gri­nos, onde acon­te­cem ro­ma­ri­as. A ele­va­ção a santuário con­vi­da a co­mu­ni­da­de a vi­ver es­sa ex­pe­ri­ên­cia de ma­nei­ra mais in­ten­sa”, ex­pli­ca o pa­dre.

Ain­da de acor­do com ele, a pa­ró­quia es­tu­da am­pli­ar a es­tru­tu­ra da igre­ja pa­ra com­por­tar os pe­re­gri­nos. O nú­me­ro de mis­sas diá­ri­as tam­bém deve ser am­pli­a­do, além de ho­rá­ri­os pa­ra con­fis­sões. “A igre­ja vai se tor­nar uma re­fe­rên­cia pa­ra es­sa re­gião. A gente já sen­tia mui­to is­so. De pes­so­as que vi­nham aqui na igre­ja pa­ra pedir que a san­ta in­ter­ce­des­se pa­ra que pu­des­sem se mu­dar aqui pa­ra o Im­buí. Eles que­rem fi­car mais perto da igre­ja”, ex­pli­ca o pa­dre.

As­sim é com Ade­lai­de Ro­sá­rio Ma­ri­a­no, 60 anos, que mo­ra em Bro­tas, mas vai até o Im­buí pa­ra ter con­ta­to com a pa­dro­ei­ra. A fé por Apa­re­ci­da co­me­çou na ju­ven­tu­de quan­do ela ga­nhou uma imagem da pa­dro­ei­ra, mas ain­da não ti­nha des­per­ta­do pa­ra a fé. “Eu não sa­bia re­zar o ter­ço, mas mi­nha mãe me en­si­nou an­tes de mor­rer. Sem­pre que eu su­pli­quei, ela me aten­deu e até ho­je tem si­do as­sim”, con­ta. A de­vo­ta le­va até os exa­mes de saúde pa­ra a igre­ja.

Com a ele­va­ção da pa­ró­quia, Sal­va­dor pas­sa a ter 12 san­tuá­ri­os: Ba­sí­li­ca Santuário Se­nhor Bom Jesus do Bon­fim, Ima­cu­la­da Conceição da Mãe de Deus, Cris­to Rei e São Ju­das Ta­deu, Mãe Rainha Três Ve­zes Ad­mi­rá­vel de Scho­ens­tatt, Ma­ri­a­no Ar­qui­di­o­ce­sa­no Nos­sa Se­nho­ra da Conceição da Praia, Nos­sa Se­nho­ra Au­xi­li­a­do­ra, Nos­sa Se­nho­ra da Pi­e­da­de, Nos­sa Se­nho­ra de Fátima, Nos­sa Se­nho­ra Edu­ca­do­ra e São José.

EMO­ÇÃO E FÉ

O tu­ris­ta per­nam­bu­ca­no Jo­nas Go­mes, 57 anos, co­nhe­ceu ontem o tem­plo de Apa­re­ci­da em Sal­va­dor. “É a pri­mei­ra vez que eu ve­nho aqui e achei o tem­plo mui­to bo­ni­to. Eu es­tou en­can­ta­do”, con­ta. De­vo­to de Apa­re­ci­da, Jo­nas sou­be da ele­va­ção da pa­ró­quia e re­sol­veu par­ti­ci­par tam­bém da pro­gra­ma­ção em ho­me­na­gem à san­ta. “Eu te­nho uma re­la­ção de mãe e fi­lho com ela. Te­nho total con­fi­an­ça. Sa­ben­do que mi­nha mãe na­tu­ral quer o melhor pa­ra mim, ima­gi­ne o que a mãe de Deus tem pa­ra me dar”, diz.

A expectativa é de que 10 mil pes­so­as pas­sem pelo santuário ao lon­go do Dia de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da. A or­ga­ni­za­ção da fes­ta co­me­çou há oi­to me­ses, se­gun­do pa­dre Mar­cus. São 300 vo­lun­tá­ri­os par­ti­ci­pan­do da fes­ta pa­ra que tu­do dê cer­to. Ho­je um posto de saúde vai fun­ci­o­nar den­tro da igre­ja pa­ra aten­der as pes­so­as que pre­ci­sem de au­xí­lio. “Al­gu­mas pes­so­as, às ve­zes, pas­sam mal por cau­sa do ca­lor ou da mul­ti­dão na pro­cis­são. Te­re­mos uma equi­pe aqui pa­ra aten­der”, ex­pli­ca o pa­dre.

A pro­gra­ma­ção co­me­ça lo­go ce­do, com uma al­vo­ra­da de fo­gos, às 5h; Ofí­cio da Ima­cu­la­da Conceição às 5h30; e mis­sas às 6h30, 9h30, 12h e 15h. Às 16h, o gru­po da re­no­va­ção ca­ris­má­ti­ca da igre­ja vai fa­zer um flash mob na Pra­ça do Im­buí.

De­pois, acon­te­ce uma gran­de pro­cis­são com iní­cio às 16h30 e per­cor­re­rá to­da a pra­ça do Im­buí. A par­tir das 18h, dom Mu­ri­lo pre­si­di­rá a mis­sa so­le­ne e, por vol­ta das 20h, o ar­ce­bis­po fa­rá a en­tro­ni­za­ção da imagem pe­re­gri­na no santuário.

A ou­tra igre­ja de­di­ca­da à Pa­dro­ei­ra do Bra­sil na Di­o­ce­se de Sal­va­dor fi­ca em Itin­ga, em Lau­ro de Freitas, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Sal­va­dor, e tam­bém po­de vi­rar santuário, ex­pli­ca o bis­po au­xi­li­ar dom Es­te­vam dos Santos.

De­vo­tos te­rão dia especial ho­je no Im­buí

Igre­ja de Nos­sa Se­nho­ra da Conceição Apa­re­ci­da se­rá trans­for­ma­da em Santuário, no dia da pa­dro­ei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.