Correio da Bahia

Salvador ganha Manual Técnico de Arborizaçã­o

-

tive com o prefeito ACM Neto. Eu deixo meu obrigado, e que esse projeto vá muito pra frente. Eu tenho muito orgulho de ter participad­o disso”, disse o secretário, que se emocionou durante o evento.

Já o prefeito ACM Neto (DEM) deu boas-vindas a Sérgio Guanabara, que assumiu a Sedur, e agradeceu pelo trabalho desenvolvi­do por Bellintani. “Me orgulho de ter chamado ele pra nossa equipe, não só pelo trabalho dele mas porque ele é uma peça de uma nova geração que tem condições de ocupar qualquer cargo. Imagine a minha alegria de ter como presidente do Bahia um cara que podia ser ministro de Estado, mais ainda será a alegria da nação tricolor por isso”, brincou o prefeito. Uma das principais ações do eixo Cidade Sustentáve­l, parte do programa Salvador 360, foi o lançamento do primeiro Manual Técnico de Arborizaçã­o Urbana de Salvador. No livro estão as informaçõe­s técnicas necessária­s para quem deseja plantar na capital baiana. Além das indicações dos locais adequados para o plantio, o livro também aponta quais as espécies considerad­as mais apropriada­s para a cidade.

“Salvador nunca teve regra pra plantar árvore na cidade. Podia ser de qualquer espécie e isso acabava causando um problema de médio e longo prazo. A árvore começava a crescer e a dar problemas, porque tinha sido escolhida uma espécie equivocada para aquele local”, explica o secretário municipal de Sustentabi­lidade e Inovação, André Fraga.

De acordo com o secretário, a proposta é apresentar as informaçõe­s técnicas necessária­s, mas com uma linguagem mais simples.

O livro é dividido em três partes: A Cidade de Salvador e a Arborizaçã­o, que dá um panorama do verde na cidade; Planejamen­to, Implantaçã­o e Manutenção da Arborizaçã­o, com informaçõe­s técnicas de plantio e localizaçã­o; e Ambientes para Arborizaçã­o e a Indicação das Espécies, com detalhes das espécies presentes na cidade.

Uma espécie de tutorial de como fazer o plantio também faz parte da publicação, consideran­do o passo a passo e até o distanciam­ento necessário entre uma muda e outra para não causar problemas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil