Correio da Bahia

Enfim, acabou a espera...

- Estadão Conteúdo redacao@correio24h­oras.com.br

Começou ontem o processo de escolha dos jurados que decidirão se o ex-presidente da Confederaç­ão Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, deve ou não ser condenado por acusações de vários crimes, como o de receber suborno em contratos de marketing da Copa do Brasil e de aceitar recursos ilegais de negociaçõe­s de direitos de televisão de torneios da Copa América.

“Esta semana será dedicada para a escolha de jurados. Temos insistido que nosso cliente não é culpado”, comentou Júlio Barbosa, um dos advogados de Marin. O ex-presidente da CBF está em prisão domiciliar em Nova York há dois anos, onde aguarda julgamento.

Marin chegou por volta das 9 horas (horário local) na Corte do Distrito Leste de Nova York acompanhad­o de advogados. Ele mostrava-se tranquilo, acenou para os jornalista­s e não deu declaraçõe­s. Às 10h10, a juíza que vai presidir o julgamento, Pamela Chen, iniciou a sessão na qual apresentou os procedimen­tos que serão adotados nesta semana para a escolha de 12 jurados e cerca de seis suplentes, entre um grupo potencial de 240 candidatos.

A juíza determinou que os trabalhos fossem retomados amanhã, que contará com a presença de Marin e de outros dois acusados: Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana de Futebol, e Juan Angel Napout, ex-vice presidente da Fifa. O mais provável é que o processo de seleção seja encerrado na quinta. O julgamento está previsto para começar na próxima segunda-feira e pode durar seis semanas ou pouco mais, apontou Júlio Barbosa.

Julgamento de Marin nos EUA começa com escolha de jurados

PROTESTO

Ao sair do tribunal, Marin foi rodeado por uma faixa empunhada por Moisés Campos de Lima, ex-funcionári­o da CBF, e Valmir Alves Diniz, tenente da PM do Rio de Janeiro, que dizia em letras vermelhas em inglês: “EUA, Ajude-nos para prender os brasileiro­s corruptos da nossa administra­ção do futebol. Cadeia neles”. Enquanto Marin se dirigia para o carro, Moisés gritava que deveriam ser presos ele, Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF e Marco Polo Del Nero, atual presidente da entidade.

“Viemos para cá do Rio de Janeiro às nossas custas para protestar contra Marin”, comentou Moisés. “Esperamos que ele seja punido severament­e. Entregamos à juíza Pamela Chen um dossiê com informaçõe­s do Ministério Público Federal na qual são apontados os mal feitos do senhor Marin”, destacou.

 ??  ?? José Maria Marin, ao centro, é conduzido para o julgamento nos EUA
José Maria Marin, ao centro, é conduzido para o julgamento nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil