Correio da Bahia

Mais um gasto: a compra de materiais escolares

-

Reserva A cada ano que passa a mensalidad­e fica mais cara, até porque o seu filho vai mudando de série. Sendo assim, ao longo do ano reserve um dinheiro e coloque em uma aplicação. Isso pode garantir que você pague a anuidade de um ano adiantado.

De uma vez só As escolas oferecem a possibilid­ade de dividir a anuidade em até 12 vezes. Por outro lado, se os pais poderem pagar tudo de uma vez, rola desconto.

Matricule dois, leve... Tem mais de um filho estudando na mesma escola? As instituiçõ­es também costumam conceder descontos. Converse com o setor financeiro.

Na data Evite atrasos. Algumas escolas concedem des– contos quando o pagamento da mensalidad­e é feita dentro da data. Além disso, é comum que haja acréscimos para os atrasados. Joseane Costa, analista de logística, tem um casal de filhos na escola: uma menina de 5 e um garoto de 13. Além de lidar com o reajuste da mensalidad­e escolar, todo início de ano ela ainda precisa planejar como vai arcar com os materiais escolares. O plano A é ir até sebos para procurar os livros, mas como tem sido difícil encontrar, o comum é comprar diretament­e na escola. “Geralmente eu pego a segunda parcela do 13º e já guardo para comprar os materiais e dar entrada nos livros”, conta.

O educador financeiro Thiago Nigro dá mais duas dicas para quem tem que enfrentar essa saga e ainda quer economizar. A primeira delas é montar um grupo de WhatsApp

De galera Conhece os coleguinha­s do seu filho? Se junte com os pais deles e com mães e pais e comprar os materiais em conjunto. “Sozinho é ruim, você negocia melhor se for comprar 30 cadernos do que 2”, explica. A outra oportunida­de pode está logo ao lado da sala do seu filho. “É interessan­te conhecer alguém de um ano a frente e a internet possibilit­a muito isso. As pessoas muitas vezes não vão usar um livro que você precisa”. Com isso, dá para comprar o material usado com um desconto que pode ser superior a 50%. No outro lado da moeda, dá para vender os livros do filho para um colega mais novo e já tirar uma grana extra. Para isso, não esqueça de plastifica­r o material para que ele seja conservado, o máximo possível, até o próximo ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil