Vi­da

Correio da Bahia - - Mais -

Foi de­pois de ver El­len Olé­ria, uma mu­lher pre­ta, gor­da e lés­bi­ca, ven­cer o The Voi­ce Bra­sil que Luedji Lu­na su­pe­rou a cri­se de aban­do­nar o Di­rei­to e a for­ma­ção vol­ta­da à car­rei­ra de fun­ci­o­ná­ria pú­bli­ca pa­ra vi­ver da mú­si­ca. “Foi uma epi­fa­nia, um alí­vio ver a vi­tó­ria da­que­la mu­lher, com aque­le ca­be­lo, com aque­le cor­po. Fu­gi mui­to da mú­si­ca e qu­an­do eu per­ce­bi que es­te mun­do tam­bém era ra­cis­ta, que não opor­tu­ni­za a exis­tên­cia de ou­tros cor­pos, de ou­tros dis­cur­sos, veio a vi­tó­ria de­la pa­ra me dar fô­le­go”, lem­bra, en­fa­ti­zan­do a im­por­tân­cia da re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de.

Nas­ci­da em Sal­va­dor, Luedji Lu­na, 30, co­me­çou com­pon­do, ti­mi­da­men­te, ain­da ado­les­cen­te. “Com 17 anos es­cre­vi a mi­nha pri­mei­ra can­ção, com le­tra e me­lo­dia, mas foi aos 25 que de­ci­di can­tar”, re­su­me. Em 2014, foi em bus­ca de me­lho­res opor­tu­ni­da­des em São Pau­lo. Na mai­or ca­pi­tal do país, co­me­çou a dar for­ma ao pro­je­to Um Cor­po no Mun­do, que tam­bém é o no­me do seu pri­mei­ro dis­co, lan­ça­do em ou­tu­bro. Mas to­da a his­tó­ria que ins­pi­ra o ál­bum já es­ta­va sen­do con­tan­da an­tes, des­de que ela co­me­çou a se apre­sen­tar em São

Luedji Lu­na

Lan­ça­men­to In­de­pe­den­te

Pre­ço su­ge­ri­do R$ 19,90 Pau­lo e per­ce­beu na ci­da­de um for­te flu­xo de imi­gran­tes ne­gros vin­dos do Hai­ti e de paí­ses da Áfri­ca. A par­tir daí, Luedji co­me­çou a pen­sar em si mes­ma e no seu lu­gar no mun­do.

VI­SI­BI­LI­DA­DE

An­tes do ál­bum, Luedji já se fa­zia co­nhe­ci­da na in­ter­net, atra­vés da di­vul­ga­ção de uma sé­rie de ví­de­os ama­do­res on­de in­ter­pre­ta­va al­gu­mas de su­as com­po­si­ções. “O di­vi­sor de águas foi o cli­pe de Um Cor­po no Mun­do, fil­ma­do pe­la ci­ne­as­ta ne­gra Joy­ce Pra­do, de Bra­sí­lia. Qu­an­do co­lo­ca­mos ele na in­ter­net, per­di o con­tro­le. As pes­so­as se sen­si­bi­li­za­ram mui­to, tu­do es­ta­va mui­to co­e­so, mui­to poé­ti­co. Co­me­cei a ter mais com­par­ti­lha­men­to e mais se­gui­do­res a par­tir daí”, con­ta.

Com­pos­to por 11 fai­xas, no­ve au­to­rais, al­gu­mas iné­di­tas e ou­tras já co­nhe­ci­das do pú­bli­co que a acom­pa­nha­va em shows e no YouTube, Um Cor­po no Mun­do foi con­tem­pla­do pe­lo Prê­mio Afro 2017 e car­re­ga uma men­sa­gem de ques­ti­o­na­men­to e per­ten­ci­men­to so­bre a iden­ti­da­de, re­gi­dos por me­lo­di­as que unem rit­mos do congo e do ba­tá cu­ba­no, com sam­ba, reg­gae e o ba­tu­que bai­a­no.

Os mú­si­cos con­vi­da­dos pa­ra o tra­ba­lho são de di­ver­sas par­tes do mun­do (Bra­sil, Cu­ba, Sué­cia, Quê­nia) e con­tri­buí­ram co­le­ti­va­men­te pa­ra a cons­tru­ção dos ar­ran­jos. “Es­sa jun­ção re­sul­tou uma re­a­li­za­ção sem fron­tei­ras e de di­fí­cil de­fi­ni­ção. Um Cor­po no Mun­do é um dis­co do mun­do!”, ex­pli­ca a ar­tis­ta. O tra­ba­lho lem­bra o do tam­bém bai­a­no Ti­ga­ná Santana, cu­jos úl­ti­mos dis­cos tam­bém têm as­si­na­tu­ra de Se­bas­ti­an No­ti­ni, que pro­duz o ál­bum de Luedji. “Já ou­vi que sou a ‘Ti­ga­ná de sai­as’. Acho en­gra­ça­do, por­que mui­ta gen­te faz es­sa as­so­ci­a­ção. É uma mú­si­ca que par­te do si­lên­cio, mais mi­ni­ma­lis­ta. Ele tam­bém é li­ga­do à es­pi­ri­tu­a­li­da­de, be­be des­sa fon­te afri­ca­na. Tam­bém te­mos o mes­mo pro­du­tor mu­si­cal”, co­men­ta. As com­po­si­ções têm te­má­ti­ca va­ri­a­da, da he­ran­ça ne­gra an­ces­tral à ur­gên­cia do tem­po pre­sen­te. Em Cabô, uma das fai­xas mais to­can­tes do dis­co, ela se in­sur­ge con­tra o ex­ter­mí­nio da ju­ven­tu­de ne­gra. “Com­pus de­pois de uma mo­bi­li­za­ção de ar­tis­tas con­tra a mor­te de cin­co jo­vens com mais de uma cen­te­na de ti­ros dis­pa­ros pe­la PM ca­ri­o­ca. É o cho­ro de uma mãe pre­ta. Qu­an­do eu can­to, fi­co mui­to co­mo­vi­da. Pen­sei em ti­rar ela do show, por­que atra­pa­lha um pou­co a mi­nha téc­ni­ca vo­cal. Mas não só não ti­rei co­mo co­lo­quei no dis­co”, res­sal­ta Luedji, que faz o show ofi­ci­al de lan­ça­men­to do dis­co em Sal­va­dor após o Car­na­val.

Can­to­ra bai­a­na atu­a­li­za dis­cur­so so­bre ne­gri­tu­de em pri­mei­ro dis­co

Ra­di­ca­da em São Pau­lo, Luedji Lu­na lan­ça o ál­bum Um Cor­po no Mun­do, que traz no­ve fai­xas au­to­rais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.