Se­gu­ran­ça: tem­plo tem 109 sen­so­res de in­cên­dio

Correio da Bahia - - Mais -

En­quan­to o Mu­seu Na­ci­o­nal ar­dia em chamas no Rio de Ja­nei­ro, a ins­ta­la­ção do no­vo sis­te­ma de se­gu­ran­ça da Ca­te­dral Ba­sí­li­ca de Sal­va­dor era fi­na­li­za­da. A ideia é que to­do es­se pa­trimô­nio his­tó­ri­co do tem­plo pos­sa con­vi­ver com um mo­der­no sis­te­ma de se­gu­ran­ça.

Sen­so­res de in­cên­dio li­ga­dos a uma cen­tral dis­pa­ram aler­tas em ce­lu­la­res e ta­blets da ad­mi­nis­tra­ção – e do pró­prio pa­dre - se hou­ver al­go de er­ra­do. “Ele é ca­paz de mos­trar on­de exa­ta­men­te ocor­reu o pro­ble­ma”, ex­pli­cou a ar­qui­te­ta Jés­si­ca Gar­cia, que co­or­de­nou a obra.

O sis­te­ma elé­tri­co foi to­tal­men­te tro­ca­do: qua­dros, lu­mi­ná­ri­as, lâm­pa­das, to­ma­das. “Gam­bi­ar­ras não irão exis­tir mais nes­te lo­cal. Já co­lo­ca­mos uma quan­ti­da­de ‘X’ de to­ma­das pen­san­do des­de o car­re­ga­men­to de ce­lu­la­res até ven­ti­la­do­res”, afir­mou o su­pe­rin­ten­den­te do Iphan.

“Es­sa ques­tão de in­cên­dio em imó­vel an­ti­go é sem­pre um ris­co mai­or. Mui­ta ma­dei­ra e ma­te­ri­al mais an­ti­go. Mas, aqui, os ris­cos são bem re­du­zi­dos”, de­cla­rou. O no­vo sis­te­ma de so­no­ri­za­ção, tes­ta­do on­tem, tem uma me­sa cen­tral com 32 ca­nais e 28 cai­xas de som es­pa­lha­das pe­la na­ve, sa­cris­tia e ou­tros pon­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.