24h

Correio da Bahia - - Bahia -

O ama­zo­nen­se de 38 anos que es­ta­va in­ter­na­do em Ilhéus, no Sul do es­ta­do, foi di­ag­nos­ti­ca­do com sa­ram­po.

O lau­do que con­fir­mou que o ho­mem foi in­fec­ta­do pe­la do­en­ça saiu on­tem, se­gun­do a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Saú­de (Se­sab). O pa­ci­en­te, que não te­ve o no­me di­vul­ga­do, veio de Ma­naus (AM), re­cen­te­men­te, pa­ra tra­ba­lhar na cons­tru­ção ci­vil.

Ele foi aten­di­do e me­di­ca­do na Uni­da­de de Pronto Aten­di­men­to (UPA) Zo­na Sul, em Ilhéus, e te­ve al­ta. De acor­do com o que o che­fe de Setor da Vi­gi­lân­cia à Saú­de de Ilhéus, Gleid­son San­ta­na, dis­se ao si­te G1, o ho­mem foi li­be­ra­do após ter me­lho­ra no es­ta­do de saú­de e não apre­sen­ta mais ris­co de trans­mis­são da do­en­ça.

Uma equi­pe da vi­gi­lân­cia epi­de­mi­o­ló­gi­ca es­ta­du­al já ti­nha ido pa­ra o mu­ni­cí­pio de Ilhéus e ini­ci­a­do as medidas de con­ten­ção do ca­so, entre elas o blo­queio va­ci­nal das pes­so­as que ti­ve­ram con­ta­to com o in­di­ví­duo e a co­le­ta de no­vas amos­tras de san­gue. Mais de 400 pes­so­as que ti­ve­ram con­ta­to com o pa­ci­en­te foram va­ci­na­das pa­ra evi­tar con­ta­mi­na­ção, ain­da se­gun­do Gleid­son.

De acor­do com a Se­sab, não há casos de pes­so­as in­fec­ta­das pe­lo ví­rus do sa­ram­po no es­ta­do des­de 1999. O úl­ti­mo re­gis­tro de sa­ram­po im­por­ta­do que se ti­nha até en­tão era o de uma cri­an­ça fran­ce­sa que es­te­ve em Por­to Se­gu­ro, Extremo Sul da Bahia, em 2011.

Na Es­co­la Mu­ni­ci­pal Pro­fes­sor Car­los Ono­fre, os es­tu­dan­tes fi­ze­ram uma ati­vi­da­de de co­le­ta se­le­ti­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.