Correio da Bahia

Alunos terão 30 minutos a mais na prova

-

Este ano, os candidatos do Enem terão 30 minutos a mais para responder a segunda prova do exame. Até o ano passado, o tempo era de 4h30. Desta vez, serão 5h para responder as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, que incluem Química, Física e Biologia. O primeiro dia de exame durou 5h30, por conta da Redação.

Os professore­s aconselham que o tempo extra seja usado para revisar as respostas e marcar o gabarito. Para Ricardo Faria, professor de Biologia do Colégio Antônio Vieira, a mudança vai permitir que os estudantes façam uma revisão antes de entregar a prova. “O tempo é precioso”.

Na Bahia, 398 mil estudantes se inscrevera­m para participar do Enem, mas 93 mil deles não comparecer­am no primeiro dia de prova. A abstenção foi de 23,5%, menor que os 32,40% registrado­s no ano passado. Victor Benevides, acredita que os 30 minutos a mais, somados às respostas rápidas que os estudantes podem dar em algumas questões, vai tornar a prova menos corrida.

“Em média, os candidatos têm 3 minutos para responder cada questão, isso sem contar os 30 minutos finais para marcar o gabarito. Caso ele consiga responder algumas perguntas em um período menor, isso vai dar mais tempo para solucionar as mais difíceis”.

A youtuber e professora de Biologia da Escola Sesi, Jemile Bahiana, contou que se os estudantes derem a devida atenção aos textos de apoio podem se sair bem. “O Enem não é difícil, mas é preciso ter atenção. Siga a ordem da prova na hora de respondê-la. Se encontrou uma difícil, pule para a próxima e volte para ela depois”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil