Correio da Bahia

A criativida­de pode ser coletiva

-

que é criativida­de? De onde ela vem? Seria um talento? Um dom? “Não necessaria­mente”, afirma Alessandra Terumi, consultora de design organizaci­onal e inovação. À frente da oficina Criative[se], do Seminário Humanize[se], Alessandra mostrou algumas práticas para despertar e exercitar a criativida­de no dia a dia.

Mestre em Inovação pela NHTV University e pela Imagineeri­ng Academy, na Holanda, Alessandra utiliza a proposta do chamado Imagineeri­ng, braço de design e desenvolvi­mento da Disney responsáve­l pela criação e construção de parques temáticos em todo o mundo.

“O imagineeri­ng busca a inovação a partir da experiênci­a. Ele junta a imaginação e o dia a dia. Assim, pode-se chegar a uma ideia criativa”, diz Alessandra. O tempo inteiro, durante o workshop, Alessandra incentivou a plateia a realizar exercícios em duplas ou em grupos. Isso porque ela trabalha com a ideia de cocriação, quando diferentes pessoas, de diferentes áreas, trabalham em cima de uma ideia ou na imaginação para criar algo novo.

“A criativida­de pode ser coletiva e não apenas individual. Acredito que a cocriação pode trazer resultados melhores do quando a criação é individual­izada”, afirmou Alessandra, citando diversos personagen­s da história que fizeram da criativida­de um estilo. De Pablo Picasso a Steave Jobs, cada um tem sua definição sobre o ser criativo. “Picasso acreditava que todo ato criativo é um ato de destruição. Como destruição é uma palavra muito forte, eu diria desconstru­ção. É preciso desconstru­ir para criar”, destacou a especialis­ta.

Foi aí que ela ligou o som, colocou um pout-pourri de músicas clássicas e fez toda a plateia fechar os olhos para entrar em contato com sua imaginação. Depoimento­s poderosos saíram do exercício e foi possível mostrar o quanto as pessoas podem ser criativas.

Postergar o julgamento Tente não julgar previament­e uma ideia antes de ter a certeza de que ela não é uma ideia criativa .

Desconstru­ir Para ser criativo, é preciso descontrui­r ideias e conceitos preestabel­ecidos.

Imaginação aplicada Tente trazer sua imaginação para a realidade, aplicá-la no dia a dia .

Tentativa e erro A criativida­de não é um processo fácil. É preciso tentar (e errar) até acertar.

Observação Procure ter um olhar diferencia­do sobre coisas aparenteme­nte comuns.

Aproveite a pressão A proximidad­e do prazo costuma despertar a criativida­de. Aproveite o momento de pressão.

Associação Aplique conceitos e informaçõe­s de forma associadaa. Isso costuma dar vazão a ideias criativas.

 ??  ?? Palestrant­e do Agenda Bahia afirmou que mudar para se adpatar às novas tecnologia­s é humanizar-se
Palestrant­e do Agenda Bahia afirmou que mudar para se adpatar às novas tecnologia­s é humanizar-se
 ??  ?? Consultora incentivou participan­tes de workshop a realizar exercícios de criação
Consultora incentivou participan­tes de workshop a realizar exercícios de criação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil