Or­ga­ni­ze o car­ri­nho

Di­cas da Vo­vó pa­ra man­ter a qua­li­da­de dos ali­men­tos da com­pra até o ar­ma­ze­na­men­to em ca­sa

Cozinha da Vovó Palmirinha - - ÍNDICE -

Vo­cê sa­bia que, além de ter cui­da­do com o ar­ma­ze­na­men­to dos pro­du­tos na sua co­zi­nha, na ho­ra das com­pras de su­per­mer­ca­do, a or­ga­ni­za­ção cor­re­ta do car­ri­nho po­de evi­tar a con­ta­mi­na­ção dos ali­men­tos?

Ve­ri­fi­que se as em­ba­la­gens dos pro­du­tos es­tão in­tei­ras, sem fu­ros ou va­za­men­tos. Che­que tam­bém se as in­for­ma­ções dos ró­tu­los con­tém ra­su­ras, prin­ci­pal­men­te na da­ta de va­li­da­de. La­tas e em­ba­la­gens de pa­pe­lão não po­dem es­tar amas­sa­das. Em­ba­la­gens de con­ge­la­dos não de­vem apre­sen­tar cris­tais de ge­lo.

Pri­mei­ro co­lo­que no car­ri­nho os itens se­cos, que não pre­ci­sam de re­fri­ge­ra­ção. Os pro­du­tos mais pe­sa­dos de­vem fi­car por bai­xo pa­ra que não da­ni­fi­quem ou amas­sem os mais le­ves.

Pro­du­tos da se­ção de hor­ti­frú­ti de­vem ser co­lo­ca­dos na sequên­cia, dei­xan­do fru­tas e le­gu­mes mais sen­sí­veis por ci­ma.

A cai­xa de ovos tam­bém não de­ve fi­car por bai­xo de pro­du­tos pe­sa­dos pa­ra evi­tar que se que­brem. Não se es­que­ça de, na ho­ra da com­pra, ve­ri­fi­car se os ovos não es­tão ra­cha­dos ou es­cu­ros. Pro­du­tos con­ge­la­dos e re­fri­ge­ra­dos, co­mo io­gur­tes, la­ti­cí­ni­os, car­nes e fri­os, são os úl­ti­mos itens que de­vem ir pa­ra o car­ri­nho de com­pras.

Pro­du­tos de lim­pe­za e hi­gi­e­ne pre­ci­sam fi­car o mais lon­ge pos­sí­vel dos ali­men­tos. Se o car­ri­nho ti­ver “dois an­da­res”, co­lo­que em uma par­te se­pa­ra­da. Is­so evi­ta con­ta­mi­na­ções, ca­so as em­ba­la­gens não es­te­jam bem ve­da­das.

Che­gan­do em ca­sa, guar­de pri­mei­ro os itens de ge­la­dei­ra e con­ge­la­dor. De­pois, ar­ma­ze­ne fru­tas e hor­ta­li­ças e, por úl­ti­mo, pro­du­tos não pe­re­cí­veis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.